13 de agosto de 2020

O POVO DE DEUS DEVE SEPARAR-SE DO MAL

 

O POVO DE DEUS DEVE SEPARAR-SE DO MAL

 

TEXTO ÁUREO = “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2 Co 6.17).

 

VERDADE PRÁTICA = O mundanismo na Igreja corrompe os bons costumes e extingue a santidade.

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO = Ed 2.59-62; 4.2,3; 6.2-4

 

INTRODUÇÃO

 

Nesta lição iremos estudar os preparativos que os judeus fizeram para pôr os alicerces da nova forma de vida que eles iniciaram em Jerusalém depois dos anos no cativeiro em Babilônia. Ali eles viveram espalhados pelo vasto território daquele reino, e agora iriam viver uma vida comunitária, conforme os ritos da lei.

 

1. SOMENTE OS JUIEUS RETORNARIAM A JUDA

 

Para uma pessoa ser considerada apta para fazer parte do grupo que iria transferir-se para Jerusalém, exigia-se que desse prova de sua linhagem, que provasse ser realmente de Israel. Na primeira triagem foram excluídas 652 pessoas. Até alguns filhos de sacerdotes cujos nomes não foram achados nos regisims das genealogias, foram rejeitados como imundos (Ed 2.59-62). Os judeus mestiços, nascidos de casamentos mistos, durante o cativeiro em Babilônia, não fariam parte do grupo de judeus que retomariam a Judá. Somente aqueles que comprovassem a sua ascendência puramente judaica fariam parte daquele grupo. Deus não aceita mistura do seu povo com o povo do mundo. Não pode haver comunhão da luz com as trevas.

 

A história de Israel registrava uma amarga experiência neste sentido. Quando os Israelitas, libertados pela mão do Senhor, se preparavam para ir a CanaL um grande povo de “mistura”, não israelita, queria acompanhá-los. Foi exatamente essa gente que durante o trajeto pelo deserto foi fonte inspiradora de murmuração (Nm 11.4).

 

A Bíblia diz: “Estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida” (Mt 7.14). Não é lucro, e, sim, grave prejuízo, alguém querer facilitar a entrada de “mistura de gente”, dando maior ênfase à QUANTIDADE do que a QUALIDADE. Jesus disse: “Necessário vos 6 nascer de novo” (Jo 3.7).

 

II. OS JUDEUS NÃO ACEITARAM A AJUDA DOS SAMARITANOS

 

1. Quem eram os samaritanos? Os samaritanos eram uma mistura de gente, na sua maioria de origem pagã. Este povo apareceu depois do ano 721 a.C, quando o reino de Israel foi derrotado pelo exército de Sargão II e as dez tribos do Norte levadas cativas para a Assíria. Por ordem do rei da Assíria foram trazidos povos de Babel, de Cuta, de Aa, de Hamate, de Sefarvaim, e habitaram nas cidades de Samaria em lugar dos sacerdotes; e tomaram Samaria em herança, e habitaram em suas cidades (2 Rs 17.24).

 

Posteriormente, o rei da Assíria enviou-lhes um sacerdote dos israelitas para ensinar ao povo da terra o temor de Deus. Assim, os samaritanos temiam o Senhor, mas também serviam a seus deuses (2 Rs 17.33). Aceitaram o ensino do sacerdote israelita, mas não deixaram a idolatria (2 Rs 17.3441). Representam muito bem uma vida na carne, da qual a idolatria é uma expressão (01 5.20).

 

2. Os samaritanos ofereceram cooperação aos judeus. Quando os judeus começaram a construção do templo, os samaritanos ofereceram-se para cooperar (Ed 4.1). Os judeus, porém, rejeitaram firmemente a proposta (Ed 4.1-3). Igualmente quando da construção dos muros, a cooperação dos samaritanos foi recusada (Ne 6.2,3).

 

Esta atitude é bíblica, pois a Bíblia manda que nós devemos nos afastar daqueles que não tem a sã doutrina (1 Tm 6.3-5; Tt 3.10; 2 Jo 10,11). Igualmente devemos nos afastar daqueles que têm uma vida irregular (2 Pe 3.17; 1 Tm 6.20-21; 2 Ts 3.6,14) como também daqueles que causam divisões (Rm 16.17,18; 2Pe2.10,13,18; Jd 12,18,19).

 

3. Os samaritanos procuraram aparentar-se com os judeus. Casaram com as filhas dos judeus, e deram suas filhas aos judeus em casamento. Alguns caíram nesta armadilha (Ed 9.1,2). Este assunto é tão sério e importante que merece um estudo em separado

 

4. Os samaritanos tornaram-se inimigos dos judeus:

 

a. Os samaritanos invejaram os judeus. Antes de os judeus terem chegado a Jerusalém,os samaritanos tinham urna certa liderança na região. Quando os

 

 

judeus chegaram e começaram a sacrificar ao único Deus verdadeiro e a adorá-lo, então a atenção dos habitantes da região passou para os judeus, e os samaritanos perderam a sua posição privilegiada, e encheram-se de inveja (Jo 11.47; 12.19). Isto sempre foi assim. Os fariseus tinham inveja de Jesus, os sacerdotes tinham inveja da Igreja, etc. (At 5.17,13,45; 17.5).

 

b. Os samaritanos imaginaram que se conseguissem associar-se aos judeus gozariam do mesmo prestígio que estes. Quando os judeus não aceitaram nada da parte dos samaritanos, o ódio velado transformou-se em inimizade declarada.

 

 

 

III. DEUS EXIGE SANTIDADE DO SEU POVO

 

Em toda a história do povo de Deus, observa-se que Ele, para manifestar-se no meio do seu povo, exige plena santidade. Deus espera que seu povo esteja sempre em comunhão com Ele, vivendo separado do mal.

 

1. Retornando do cativeiro, Israel separou-se do mal (2 Co 6.17; 7.1). Por isso a bênção de Deus os acompanhou, e eles conseguiram concluir a construção do templo e reconheceram que “DEUS FIZERA ESTA OBRA” (Ne 6.16).

 

2. Quando Josué se preparou para passar o Jordão, ele disse ao povo:

“SANTIFICAI-VOS porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).

 

3. O anjo do Senhor visita o acampamento israelita. Antes de iniciar a conquista de Canaã recebeu a visita de um anjo. Josué então lhe perguntou: “Que diz meu Senhor a seu servo?” E a resposta que recebeu foi: “Descalça os sapatos de teus pés porque o lugar em que estás é santo!” (Is 5.13-15).

 

4. Israel é derrotado pela pequena cidade de Ai. Quando Josué, com o rosto em terra, perguntou ao Senhor o porquê daquela derrota, o Senhor respondeu: “SANTIFICAI-VOS para amanhã” (Is 7.11,12). “Anátema há no meio de Israel! Não serei mais convosco, se não desarraigardes a anátema que há meio de vós” (Is 7.12,13). O pecado foi descoberto, foi dessairaigado, e então Deus disse a Josué: “Levanta-te e sobe a Ai. Olha que tenho dado na tua mão orei de Ai e o seu povo e a sua cidade e a sua terra” (Js 8.1).

 

Deus exige santificação de seu povo para poder operar no meio dele.

 

1V. DEVEMOS MANTER UMA VIDA DE SEPARAÇAO DO MAL

 

1. Os judeus mantiveram-se separados dos samaritanos. Se os judeus tivessem aberto a porta para uma união com os samaritanos, estes, provavelmente, ter-se-iam mostrado afáveis e pacíficos no início, mas teriam perturbado a união que havia entre os judeus. Teriam participado do culto dos judeus, e afastado a presença do Senhor, uma vez que Deus não se une à idolatria. Vale a pena manter a separação com o mundo.

 

2. A Bíblia mostra exemplos de servos de Deus que duvidaram se valia a pena manter a Unha de separação do mal.

 

a. O salmista Asafe escreveu no Salmo 73: “Na verdade que em vão tenho purificado meu coração e lavado as minhas mãos na inocência (Si 73.13). Ficou profundamente perturbado, mas Deus o ajudou a encontrar a resposta. “Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles” (v.17). O salmista ficou tranqüilo: “Todavia estou de contínuo contigo, tu me seguraste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com teu conselho e depois me receberás em glória” (vv 23,24). Asafe entendeu que valia a pena servir ao Senhor.

 

b. Malaquias respondeu aos que diziam ser inútil servir o Senhor (Ml 3.15), dizendo: “Há um memorial escrito diante dele, para os que temem o Senhor, e para os que se lembram do seu nome. Eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei serão para mim um particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve” Ml 3.16,17). Vale a pena servir ao Senhor!

 

3. Devemos viver conforme a vontade do Senhor. “Para que no tempo que vos resta na carne não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (1 Pe 4.2). Uma vida segundo a vontade de Deus! Que maravilha! Qual seria então a vontade de Deus para conosco? A Bíblia diz: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Ts 4.3).

 

Já observamos que santificação significa uma vida que se abstém das coisas que não agradam a Deus, conforme a Palavra: “Apartai-vos, diz o Senhor, e não toqueis nada imundo” (2 Co 6.17), e: “Aperfeiçoando a vossa santificação no temor de Deus” (2 Co 7.1). Devemos sempre muito desejar ser-lhe agradáveis (2 Co 5.9), andando dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo (Cl 1.11), guardando seus mandamentos, e fazendo o que é agradável à sua vista (1

J0 3.22).o

 

4. Bênçãos acompanham os que vivem conforme a vontade de Deus! Deus garante, aos que assim vivem, plena vitória contra os ataques do Diabo. O crescimento espiritual deles está garantido (Cl 1.6.10). O Espírito Santo tem plena liberdade para atuar em suas vidas, e eles tomam-se preparados para serem usados por Deus em sua obra (2 Tm 2.19-21). E, acima de tudo, aqueles que vivem segundo a vontade de Deus, estão preparados para o arrebatamento!

ALELUIA! VALE A PENA VIVERNA VONTADE DE DEUS! (Hb 12.15; 15.5,23).

 

 

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1993

 

 

Nenhum comentário: