14 de maio de 2021

O MINISTÉRIO DE PROFETA

 


Texto Áureo:

E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

1 Coríntios 12.28

 

Hernandes Dias Lopes observa que todos os membros da “Igreja” tem Dons, mas ninguém tem todos os Dons Espirituais, quando alguém reclama ou fica indignado porque não tem determinado Dom, este alguém está questionando a Sabedoria de DEUS que, em sua infinita Sabedoria dá os Dons por questões soberanas de DEUS. Grifo pessoal.

(Aprenderemos mais sobre isso no decorrer da lição).

1- O Profeta do Antigo Testamento

1.     Conceito.

2.     O Ofício.

PROFETA ou PROFETISA: homem ou mulher escolhido por DEUS para falar por Ele, representa-lo/ou em nome Dele, e para predizer eventos do plano divino.

A primeira pessoa a ser chamada de “PROFETA” na Bíblia foi Abraão (Gênesis 20.7).

A palavra “PROFETA” vem do hebraico “nabi”, que tem o sentido de; “qualquer um em quem a mensagem de DEUS emana" ou “aquele a quem qualquer coisa é comunicada secretamente”, porta voz de DEUS. Por conseguinte, em geral, o “Profeta” era a pessoa em quem o ESPÍRITO de DEUS descansava (Números 11.17-29), alguém a quem e por quem DEUS fala (Números 12.2; Amós 3.7,8). No caso dos Profetas do Antigo Testamento, suas mensagens eram em grande parte a proclamação dos propósitos divinos de salvação e glória a serem realizados no futuro.

A palavra “Nabi ou nâbhi” , embora tenha os sentidos mencionados acima, é uma palavra cujo significado exato (ao pé da letra) é desconhecido, pois não há uma unanimidade em torno do significado etimológico desta palavra, talvez esta palavra seja derivada da palavra

acadiana “nabû” que tem o sentido de “confirmar ou chamar”. Alguns acreditam que a palavra “Nabi ou Nâbhi” seja de origem egípcia, isto também é possível, pois os egípcios definiam um “Nabi” como sendo um tipo de pessoa estática que era “animada” pelo ESPÍRITO de DEUS (ou dos deuses).

 

Russel Norman Champlin observa que “PROFETA” nos dias de Abraão tinha um sentido primário de “pessoa que orava, exortava e suplicava”, um PROFETA era um intercessor e um comunicador, era alguém de grande espiritualidade, que passava por poderosas experiências espirituais, mas nos dias de Abraão ainda não eram “figuras nacionais” como nos dias da nação de Israel.

3.     O Profetismo.

O termo “PROFETISMO” pode ser usado para se referir a inclusão ou presença dos Profetas em Israel de um modo geral.

o termo “PROFETISMO” pode ser usado também no contexto político para se referir a alguém que é visto pelos demais como um tipo de

“anunciador” de uma nova era, um novo tempo, uma nova história.

2 O Profeta no Novo Testamento

1.     A importância do termo “PROFETA” no Novo Testamento.

Alguns afirmam que os únicos ministérios essenciais na “Igreja” hoje são os Evangelistas, Pastores e Mestres; então será necessário rasgar parte dos livros de Efésios 4.11 e 1 Coríntios 12.28. Terá que considerar que a “Igreja” já atingiu a maturidade numérica de membros e não precisa mais treinar ninguém, e sabemos que isto não é verdade. O que é verdade, infelizmente, é o medo do ministério do PROFETA, pois este é o mais sobrenatural entre os Dons.

Um leigo (crente comum cheio do ESPÍRITO SANTO) pode profetizar, mas não necessariamente é PROFETA só porque profetiza (1 Coríntios 12. 29).

O Profeta como Dom de ministério precisa dos Dons espirituais da palavra de ciência, da profecia e do discernimento de espíritos; como adorno. O Dom ministerial requer tempo de capacitação e estudo contínuo da Palavra, principalmente, no Novo Testamento onde a Bíblia é a verdadeira profecia. Mesmo no Antigo Testamento os PROFETAS após 1 Samuel 9.9 tiveram que construir “seminários” (por assim dizer), olha que coisa incrível para os nossos dias, foram os Profetas e não os mestres que primeiramente sentiram a necessidade de estudar a Palavra de DEUS.

Acredita-se que o profeta Samuel foi o, digamos “fundador” da “escola de profetas”*, e Elias e Eliseu deram seguimento a esta ideia (1 Samuel 10.5;19.20; 2 Reis 2.3; 6.1).

*muitos estudiosos entendem que esta, chamada “escola de profetas” é percebida pelos contextos dessas passagens (2 Reis 2.3,5,7,15; 4.38).

Para muitos estudiosos o contexto dessas passagens não deixa dúvidas de que esta expressão “Filhos dos PROFETAS” (que aparecem nestes versículos mencionados acima) pode ser entendida como sinônimo para “escola de profetas”, ou seja, os filhos dos profetas eram discípulos dos profetas. O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel. Esta “escola de profetas” não tinha como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina. Todavia, eram um testemunho vivo de que o povo de Deus, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual israelita.

 

2.     O ofício do PROFETA Neotestamentário (do Novo Testamento).

3.     O objetivo do Dom ministerial de PROFETA.

No NT o PROFETA proclamava e interpretava, cheio do ESPÍRITO SANTO a Palavra de DEUS por chamada divina, sua mensagem admoestava, exortava, animava, consolava e edificava (Atos 2.14-36; 3.12- 26; 1 Coríntios 12.10;14.3).

As vezes prediziam o futuro (Atos 11.28; 21.10,11).

 

Era dever do PROFETA do NT, assim como era dever do PROFETA do VT denunciar, desmascarar o pecado e anunciar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de DEUS (Lucas 1.14-17).

 

O ministério de PROFETA faz indubitavelmente com que o PROFETA seja perseguido e rejeitado por muitos, incluindo muitos que se dizem cristãos e tem cargos e Dons ministeriais acabam por rejeitar o PROFETA de DEUS.

 

O ministério de PROFETA é o ministério mais “solitário” (humanamente falando). O possuidor deste ministério precisa ser muito zeloso, espiritual, pessoa de oração, profundo conhecedor das Sagradas Escrituras, para não confundir sua própria vontade com a Palavra do SENHOR, para que ele (o PROFETA) contribua para a edificação da “Igreja”.

 

3 Discernindo o Verdadeiro Profeta do Falso

 

1.     Simplicidade x Arrogância.

O verdadeiro PROFETA de DEUS demonstra humildade e amor, atualmente vemos principalmente pelas redes sociais pessoas que se dizem PROFETAS, mas são arrogantes, cheios de si mesmos. E, mostram que tem um conhecimento bíblico raso, o que é inadmissível para alguém que se diz PROFETA.

Outra característica marcante dos falsos PROFETAS é que eles dirão o que o povo quer ouvir, amam o “ser reconhecido pelos homens, amam a fama e

o dinheiro, o status de “homem de DEUS”.

 

2.     Pelos frutos os conhecereis.

15.  Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

16.  Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

17.  Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.

18.  Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.

19.  Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

20.  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Mateus 7.15-20

 

JESUS disse que reconheceríamos os falsos PROFETAS pelos frutos.

O bom fruto alimenta, o mau fruto adoece aqueles que dele se alimentam. Se um falso PROFETA estiver em um local, seus frutos, ou seja, suas palavras, sua doutrina, irão adoecer aqueles que estiverem se alimentado dele.

E, como reconhecer se os frutos (a doutrina, as palavras, a mensagem) são bons ou maus frutos?

É preciso vida de oração, conhecimento bíblico aprofundado, vida com DEUS. Por isso muitos são enganados pelos falsos PROFETAS, porque (muitos que se dizem cristãos) não tem vida com DEUS, não tem intimidade com DEUS, por falta de oração e meditação diárias na Palavra são um “prato cheio” para os falsos PROFETAS.

3. Ainda sobre o falso profeta.

Os falsos PROFETAS são eloquentes (falam muito bem, com desenvoltura) para enganar, levar vantagens e tirar dinheiro dos incautos (os sem cautela, descuidados, imprudentes).

 

Lembro-me de uma frase de Robert Toru Kiyosaki (autor do livro PAI RICO, PAI POBRE, este livro é excelente pra quem busca educação financeira e desenvolvimento pessoal), Kiyosaki diz que:

“Para ganhar dinheiro é preciso ter educação financeira e ser

eloquente”

Este ensinamento pode ser usado tanto no bom sentido quanto no mau sentido. Os falsos PROFETAS seguem essa linha de entendimento no sentido de “ser eloquentes” (se expressarem bem, com persuasão, com desenvoltura, com confiança). A eloquência do falso PROFETA

combinada com a falta de oração e conhecimento bíblico aprofundado do povo faz com que os falsos PROFETAS tenham muito êxito em suas astúcias.

Conclusão:

O ministério de profeta é tão atual hoje quanto era no passado, embora haja diferenças entre os profetas do VT e do NT, pois no VT ainda não havia o EVANGELHO, não há dúvidas de que o Dom ministerial de PROFETA é tão atual quanto os demais Dons ministeriais.

 

Fontes:

 

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Livro de Apoio 2º Trimestre de 2021,

Dons Ministeriais e Espirituais - Pastor Cary Antunes Filho,

Dons ministeriais – Pastor Márcio Klauber Maia,

Revista Cristão Alerta – 2 trimestre de 2021,

Comentários Expositivos Hagnos,

Dicionário Bíblico Tyndale,

Dicionário Enciclopédico da Bíblia - Johan Konings

Dicionário Vine,

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,

Apontamentos teológicos professor José Junior.

 

 

 

Nenhum comentário: