19 de maio de 2008

Louvor Que Chega ao Trono da Graça

O LOUVOR QUE CHEGA AO TRONO DA GRAÇA

INTRODUÇÃO

Além de teólogo, destacou-se Martinho Lutero como um dos maiores compositores da História da Igreja Cristã. Referindo-se à música, afirmou considerá-la a maravilhosa obra de Deus. Hoje, quando lhe ouvimos “Castelo Forte”, somos constrangidos a louvar ao Senhor por havê-lo inspirado a escrever uma das peças mais aclamadas da hinódia evangélica.
Entoar louvores a Deus também faz parte das disciplinas da vida cristã. Aliás, o maior livro das Sagradas Escrituras é o de Salmos. Seus autores enaltecem sublime e altissonantemente o Deus que criou inclusive a música. Quer lhe cantando os atributos, quer lhe entoando as grandezas, deixam mui claro que não há Deus como o de Israel.
Nós também possuímos um saltério. A Harpa Cristã, com os seus 640 hinos, como ressaltou certa feita o diretor executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza, canta as nossas doutrinas e declama o nosso credo.

1 - 0 QUE É O CÂNTICO CONGREGACIONAL

“O dom do homem é cantar”. Afiançou o reformador francês João Calvino. Como homem de igreja, sabia ele muito bem que, sem o cântico congregacional, o povo de Deus tende a definhar-se. Aliás, a boa música sacra sempre se fez notória nos avivamentos autenticamente espirituais. Neste tópico, entraremos a ver duas coisas: a música sacra e o cântico congregacional.
O cântico congregacional integra a grade curricular das disciplinas da vida cristã. Se não exaltarmos santamente o Senhor, como haveremos de reconhecê-lo como o Senhor que, de fato, merece nossos mais exaltados louvores? O teólogo inglês Matthew Henry manifesta o amor que lhe ia na alma que, peregrina e ansiosa pela pátria celeste, buscava, continuamente, ao Todo-Poderoso: “Não tenha medo de repetir em demasia os louvores a Deus; todo o perigo está em expressá-lo insuficientemente”.

1- A música sacra. É a arte que, dispondo das ciências musicais e acústicas, das cordas vocais e de instrumentos músicos, tem por objetivo primacial enaltecer a Deus através da harmonia, melodia e ritmo = (1 Cr 16.23; = Sl 96.1).
Jubal foi o primeiro ser humano a interessar-se pela arte musical. Segundo filho de Lameque tornou-se ele conhecido como o pai de todos os que tocam harpa e flauta = (Gn 4.21).

A arte musical, porém, não foi criada por Jubal; ele apenas a desenvolveu. Por conseguinte, a arte musical, como todas as demais ciências e fazeres humanos, é um dom divino. Martinho Lutero escreveu acerca desta dádiva celeste: “Aquele que não encontra (a grande e perfeita sabedoria de Deus), na maravilhosa obra da música, é realmente um tolo e não é digno de ser considerado homem”.

2 - O cântico congregacional. É a participação de toda a congregação dos fiéis nos hinos em louvor ao Eterno Deus. O cântico congregacional teve início com o rei Davi, conforme podemos depreender da história do Filho de Jessé; atinge, porém, o auge no reinado de Salomão. O primeiro organizou os músicos e cantores em turnos e corais (1 Cr 23.1-26.32); o segundo sustentou-os, a fim de que o culto a Jeová fosse coroado de glória e divino resplendor = (2 Cr 5.12-14).

3 - A beleza da poesia evangélica. Um dos maiores poetas brasileiros pertence à Assembléia de Deus. Joannyr de Oliveira tornou-se referência obrigatória, no campo das letras, por mostrar a singular beleza de nossa poesia que, quando musicada, transforma-se em hinos de preciosa melodia. Sempre zeloso pela santidade e perfeição de nossa hinódia, Joannyr muito combateu aos que, enamorados do mundo, buscavam contaminar “os mais belos hinos e poesias”.
Quem pode negar a célica harmonia da poesia cristã?
O escritor português Camilo Castelo Branco enaltece os cânticos que tiveram por inspiração o Evangelho de Cristo:
“Se algum poeta irreligioso pudesse conciliar os desatinos da sua vida com as poesias cristãs, tal poeta, só enriquecer-se de estro, só por brilhar aos olhos da sociedade, só por engrinaldar-se das flores do gênio, deveria pedir ao Cristianismo todas as suas feições”.

II - OS FUNDAMENTOS DA MÚSICA SACRA

Amo a Harpa Cristã. Através dela, posso cantar as doutrinas das Sagradas Escrituras. Recito, por exemplo, ser a Bíblia o Livro do Senhor = (hino 259). Aprendo que todos devem adorar o Rei do Universo = (hino 124). Conscientizo-me de que foi na cruz que me garantiu o Senhor tão grande salvação = (hino 15). Alegro-me, proclamando as boas novas do Pentecostes = (hino 437). E consolo-me por saber que Jesus vem = (hino 300). Conclui-se, pois, que a verdadeira música sacra tem como fundamento, a inspirada, infalível, inerrante, soberana e completa Palavra de Deus.
Os grandes músicos e poetas de Israel eram profetas. Há de se mencionar também Paulo e o próprio Cristo.
1 - O preparo teológico dos músicos e compositores bíblicos. Autor do Salmo 90 foi Moisés o legislador dos hebreus e o maior profeta do Antigo Testamento (Dt 34.10). Quanto a Davi, considerado profeta do Senhor, compôs a maioria dos salmos (At 2.30).

Já Salomão, seu filho, honrado pelo mesmo Deus como o mais sábio dos homens, além de compor os cantares, os provérbios e o Eclesiastes, deixou-nos um belíssimo salmo = (Sl 127; = Pv 1.1).
Os cantores de Israel, teologicamente reflexivos, trataram dos temas mais complexos da existência humana e de nosso relacionamento com Deus.
No Salmo 73, Asafe louva ao Senhor tratando de um dificílimo problema existencial: “Por que sofrem os justos?” Jeremias, por seu turno, inspirado pelo Espírito Santo, cantou as tristezas e desditas da Cidade Santa. E os poemas de Isaías e de Habacuque? O primeiro cantou os sofrimentos do Messias, retratando-lhe o ministério com vivas cores. Como não chorar ante o capítulo 53 de seu livro? Já o segundo mostra a alegria que deve acompanhar o servo de Deus nas adversidades e tribulações.

2 - Qualificações de um músico verdadeiramente cristão. De um músico sacro exige-se não somente a arte, mas principalmente a correção doutrinária; ele é o teólogo que verseja o conhecimento bíblico. Com singular habilidade, harmoniza e ritma a verdadeira teologia. Aliás, parte da hinódia cristã foi composta por doutores nas Escrituras como Ambrósio, Martinho Lutero e Charles Wesley.

Infelizmente, com o esfriamento do amor à Palavra de Deus, a música sacra é logo substituída por arremedos que enaltecem as heresias e exaltam sutilmente um século que jaz no maligno.
Como pode haver música sacra sem o amor que consagramos ao Senhor Jesus? Neste ponto tão importante das disciplinas cristãs, que é o amor, João Calvino é grave e enérgico:
O falar e o cantar se acompanham a oração, de nada valem diante de Deus e não lhe são de nenhum proveito, se não são fruto do amor e se não vêm do fundo do coração.

Muito ao contrário, porém, causam ao Senhor grande indignação e provocam fortemente a sua ira, se só procedem da boca e dela saem, porque isso é abusar do seu sacratíssimo nome e zombar da sua majestade, como Ele o declara por intermédio do seu profeta, dizendo: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá.

III - A MÚSICA NA HISTÓRIA DA IGREJA

Se a música é um dom de Deus, por que não tributar-lhe essa dádiva para exaltar-lhe o nome e a grandeza infinita? A Igreja de Cristo, desde o seu nascedouro, compreendeu perfeitamente a função da música em sua liturgia. No culto, verdadeiramente cristão, duas coisas são imprescindíveis: a música e a exposição da Palavra de Deus.
1 - O exemplo do próprio Cristo. Na noite de sua paixão, o Senhor Jesus cantou um hino, mostrando que, mesmo nos momentos mais difíceis e lutuosos, é possível entoar louvores ao Pai Celeste. Que hino era aquele? Provavelmente um dos salmos messiânicos de Davi. O Salmo 22? Embora não o saibamos, de uma coisa temos absoluta certeza. Jesus ensina-nos que a música, autenticamente sacra, faz parte de nossas disciplinas espirituais; por intermédio destas, edificamos o nosso caráter e fortalecemos a fé que nos foi confiada pelo Espírito Santo.

2 - A doutrina litúrgica de Paulo. Algumas vezes, confundimos liturgia com formalismo. Entre ambos, contudo, há abismais diferenças. Liturgia é o culto público que prestamos a Deus; formalismo, o culto que, embora belo, é destituído de seu real valor. Voltemos ao Novo Testamento. Sua liturgia era mui singela; entretanto, carregada de significados.
Quando nos reunimos, um tem salmo, outro apresenta cânticos espirituais e ainda outro, a doutrina cristã. E os dons espirituais? Este se manifesta em línguas estranhas; aquele as interpreta. Este traz a revelação; aquele a palavra da ciência. Este a cura divina; aquele as maravilhas. Eis uma reunião verdadeiramente pentecostal.
Aliás, o apóstolo Paulo, à semelhança do Senhor Jesus, utilizava-se também, em suas devoções, da música sacra. Quando encarcerado em Filipos, de tal forma cantou juntamente com Silas, que o seu louvor a Deus veio a abalar os alicerces da prisão = (At 16.20-31).
Tem você cantado ao Senhor?


CONCLUSÃO

É urgente voltarmos à música sacra. A Harpa Cristã possui 640 hinos. No entanto, quantos destes são cantados em nossos cultos? Dez? Vinte? Por outro lado, requer-se investimentos, a fim de que novos músicos sejam formados e passem a dedicar-se à hinódia cristã. Onde estão nossos instrumentos? Quebrados? Abandonados? Ou simplesmente nos salgueiros?
Deus merece (e reivindica) uma música de excelência em nossos cultos. Excelente e bela. Como produzi-la? O poeta sagrado verseja: “Os mais belos hinos e poesias, / Foram escritos em tribulação, / E do céu, as lindas melodias,! Se ouviram, na escuridão. = (Harpa Cristã, 126)


As Disciplinas da Vida Cristã
Claudionor de Andrade
1º- Edição 2008

Nenhum comentário: