11 de janeiro de 2012

Os frutos da Obediência na vida de Israel


Os frutos da Obediência na vida de Israel

Texto Áureo

E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.  (Dt 11:29)


Texto Bíblico ( Dt 11.26-32)


Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis.
Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.


Introdução

O tema proposto nesta lição ira mostrar a realidade das bênçãos do SENHOR sobre a vida do povo de Israel. As bênçãos do SENHOR são condicionais sobra aqueles que são chamados pelo seu nome. Ao observarmos a história bíblica, compreendemos que todas as bênçãos emanadas do “monte santo” podem alcançar aqueles que depositam a sua confiança em Deus. Portanto, fica evidente que tanto as bênçãos ou como as maldições, fizeram parte da vida do povo de Israel e servem de referência para aqueles que manipulam as vidas de muitos cristãos, pregando um evangelho vazio e não lembram que o nosso Deus não muda ( Ml 3.6a)

I – Obedecer é o princípio das Bênçãos.


            Quando falamos das grandes e preciosas bênçãos do SENHOR, relacionadas ao povo de Israel, observamos que o amor de nosso Deus é incondicional, enquanto que as suas bênçãos são condicionais (vers. 26,27). Isso nos leva a ter uma compreensão melhor da história desse povo e da igreja nos dias de hoje. Jesus mostrou-nos a incondicionalidade desse grande amor quando diz; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tem a vida eterna (Jo 3.16).

            Enquanto o homem moderno busca riquezas e fama, a preocupação maior do nosso SENHOR é justamente a salvação de nossas almas (Mt 6.33).
Conforme aquilo que esta escrito no texto bíblico, principalmente no Antigo Testamento, vemos como que por um vislumbre, a necessidade de compreender, como um povo cheio de tantas promessas pode sofrer tantos infortúnios. A resposta para esta consideração e dada pelo próprio SENHOR quando diz; “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento(Os 4.6a).   

            Poderia a história se repetir, ou ao menos se tornar próxima da realidade atual? Será que hoje pessoas desobedientes, amantes dos desejos mundanos, poderiam ser abençoadas sem uma mudança de vida? O SENHOR disse; “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição”( Dt 11.26). A benção é uma condição abertamente proclamada pelo nosso Deus (Nu 23.19). A teologia da prosperidade, limita ao homem a uma vida apenas ligada ao fator dinheiro, deixando o seu humano muito longe das bênçãos plenas concedida pelo SENHOR. Tanto a benção ou a maldição andam juntas, ou pelo menos estão uma na contramão da outra. A escolha limita o caminho em que pode se seguir.

Contudo não existe uma formula mágica ou uma unção especial que faça com aqueles que escolhem caminhos tortuosos, e possam ser abençoados pelo SENHOR. A consideração primária de uma vida abençoada estava intimamente ligada à sua escolha. É a escolha do bem ou do mal, da vida ou da morte. É obvio que a opção do bem e da vida, seria o caminho escolhido por aqueles que amam a lei de Deus e os seus estatutos. Quem não gostaria de ser abençoado, ou ser continuamente agraciado pelas bênçãos do SENHOR? Mas, como já dissemos anteriormente a benção é condicional. Lembrando que, mesmo o crente sendo fiel, não lhe cabe o direito de exigir nada em troca de tal obediência (Hb 12.28).  

A obediência esta ligada a reverência, ao amor de gratidão devida ao SENHOR. Um sentimento de adoração continua que perpassa por todos os momentos da vida do servo de Deus, tanto nos momentos felizes como nas tribulações. Sendo gratos a Deus por tudo. Paulo, apóstolo do SENHOR Jesus, sabia muito bem a grandeza desta gratidão  “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade, (Fl 4.12-13). O apóstolo compreendia que o SENHOR era capaz de suprir todas as suas necessidades. No entanto isso não incluía apenas o bem material, e sim muita glória vinda de Deus; “o meu Deus, segunda as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória por Cristo Jesus” (vers. 19). Deus suprirá as necessidades em glória.

O caminho da verdadeira prosperidade esta em obedecer completamente os mandamentos do SENHOR.  Em muitas passagens no antigo testamento encontramos a expressão se “ouvires a voz do SENHOR”. Esta expressão refere-se não somente ao fato de ouvir as palavras ditas, mas a compreensão e aplicação destas ( Tg 1.25). Ouvir e fazer conforme se ouviu, “ouvi a tua palavra e temi” (Hb 3.2).  A ação da palavra causa uma reação em que as ouve (Is 55.11). Existe uma transformação, pois esta é a intenção da sua existência. As palavras do SENHOR foram escritas, para gerarem mudanças nos corações que realmente abre-se para uma genuína conversão (1 Pd 1.23).

II A Desobediência e suas conseqüências.

Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão (Dt 28.15). A palavra do SENHOR é muito clara quando o assunto vem diretamente do trono de Deus. Quando o SENHOR confirma a necessidade da observância dos seus mandamentos, e que o não cumprimento de seus preceitos pode causar muitos transtornos. (Dt 28.15-68).

“... Se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus”..., o mandamento era algo a ser seguido na integra pelo povo de Israel. Um analise no capitulo 27 e 28 de Deuteronômio, pode mostrar um contraste muito grande entre a benção e a maldição. O texto sagrado diz que todas essas bênçãos te alcançaram, se fores zeloso em cumprir. (Dt 28.2). Neste caso a benção alcança aqueles que estão na direção de Deus, sem a possibilidade de haver outra maneira de serem abençoados. Portanto a benção do SENHOR faz multiplicar os bens, a saúde e a vida espiritual (vers. 8,9).

 A benção nos segue, como também nossas obras (Ap 14.13b). Devemos sempre nos lembrar que a bênção vem sobre nós e nos alcança (vers.2). Porém sobre os desobedientes não existe a possibilidade de serem abençoados. A partir do versículo dezesseis do capitulo vinte e oito de Deuteronômio, a uma determinação de Deus sobre os que estão fora da direção e se desviam para direta ou esquerda (Dt 28.14).  

Na sabedoria divina todos os que estão fora da rota da benção ficam pelo caminho. Contudo aqueles que bondosamente compreendem a necessidade de uma vida de contínua na presença de Deus, sempre serão alcançados pelas copiosas bênçãos; “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão”.

A quebra da aliança no antigo pacto representa a ausência da benção de Deus. Portanto em linhas gerais o povo israelita experimentou as conseqüências da quebra dos preceitos divinos (Dt 28.64). O pecado de idolatria esteve presente em boa parte da história de Israel. Quando o SENHOR alertava o seu povo através dos seus profetas e fazia grandes maravilhas entre o povo (1Rs 18.38), mesmo ainda o povo não deu crédito a voz do SENHOR. É inconcebível que temos em nossas mãos a história bíblica, que serve como uma bússola. E vemos  o surgimento de novas modalidades de fé cristã, que visam apenas  a prosperidade material, sem uma mudança espiritual profunda e real (Mt 3.8).

 A “obediência precede as bênçãos”, (1 Sm 15.22b)  obedecer esta relacionado ao entendimento daquilo que faz, ou que se propõem a fazer. A obediência leva a uma vida segura e tranqüila, pois é somente voltado para o nosso SENHOR, com cara descoberta que receberemos as suas promessas. 

Conclusão

Nesta lição destacamos a necessidade de compreender a obediência exigida pelo SENHOR. Muitos em nossos dias tem se aproveitado da falta de conhecimento de grande parcela dos cristãos, e estão criando um novo evangelho. Um evangelho mais fácil sem muita ou nenhuma transformação.  Transformando o reino de Deus em um negócio lucrativo. As falsas doutrinas introduzidas no meio cristão fogem do verdadeiro alvo que é a salvação do homem pecador, através de Nosso SENHOR e Salvador Jesus Cristo.

Evang. Juarez Alves Pereira
Assembléia de Deus Minis. Belém em Dourados Ms.







Nenhum comentário: