3 de outubro de 2012

A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES


A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES

TEXTO ÁUREO

“Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé ( Rm 16.26)


TEXTO BÍBLICO

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.

E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.


INTRODUÇÃO

Neste último trimestre temos a oportunidade, dada por Deus, para estarmos diante de um dos temas mais promissores deste ano. Não há dúvidas que foi a mão do SENHOR que nos deu essa maravilhosa graça. Diante de um tema muito promissor esperamos que o SENHOR, que é mui rico em sabedoria, abrirá em nossos corações o desejo de aprender cada vez mais da sua palavra. O estudo dos livros dos profetas menores abre uma janela para nós entendermos a natureza divina em relação aos acontecimentos atuais. Que o Espírito Santo possa renovar cada vida, e nos ajudar a compreensão deste magnífico estudo.


I- O TITULO DE PROFETA.

Aparecem pelo menos duas descrições no que diz respeito ao cargo de profeta no Antigo Testamento. A primeira caracteriza-se pela normativa “homem de Deus”, que descreve o conceito sobre eles e seus semelhantes.  Foi dado em primeira lugar esse título a Moisés (Dt 33.1) e continuou sendo utilizado até o fim do período monárquico ( p.ex. 1 Sm 2.27; 9.6; 1 Reis 13.1 etc). Essa expressão usada tinha como caráter distinguir os profetas e os homens comuns. Como usado na expressão daquela mulher sunamita “Vejo que este homem... é santo homem de Deus...” (1Rs 4.9). O outro título usado em geral era “servo ( dele, teu ou meu)”. Não aparece no antigo testamento alguém se referindo ao profeta como servo do SENHOR. Contudo encontramos o SENHOR se dirigindo a uns dos seus profetas chamando-o de “meu servo”. Também era usados os pronomes possessivo “dele” e “teu” ( P.ex. 2 Rs 17.13.23; 21.10; 24.2; Ed 9.11).

Entretanto existe ainda outras particularidades em três vocábulos que podem definir a palavra profeta; navi´, ro´er e hozeh. Em primeiro lugar navi´, é usado como definição clara para profeta. O segundo para se aproxima o seu significado para o verbo “ver” que é um particípio e é traduzido como vidente. O terceiro também é um particípio significa ver, mas infelizmente não tem sido traduzido para o português equivalente ao seu significado, e sim distinto entre outros traduzidos como profeta, (Is 30.10) ou vidente ( 1 Cr 29.29)

A primeira pessoa que a bíblia chamou claramente como profeta foi Abraão ( Gn 20.7). O termo profeta navi´ era usado para aqueles que falam em nome de outro, e existe grande debate sobre a utilização deste termo entre os estudiosos, pois a origem desta palavra, para muitos especialista é de origem arcadiana. Podemos definir também um padrão para os profetas do antigo testamento, neste caso, Moisés serve perfeitamente como um padrão dos profetas futuros (Dt 18.15-18). Moisés recebe uma chamada especifica da parte do SENHOR, e isso aconteceria com os demais profetas posteriores a ele. Todos esses receberam uma chamada para serem representante de Deus diante dos homens. Todos tiveram um papel importante na construção histórica do povo de Israel. Todos os livros do Antigo Testamento são para o povo de Israel, suficiente como base histórica e a revelação perfeita de Deus.

II – DEFINIÇÕES PARA VÁRIOS TERMOS

1 Profecia. É a revelação inspirada, sobrenatural e única do conhecimento e da vontade de Deus. A profecia não é, necessariamente, uma previsão do futuro, mas, a revelação do conhecimento e da vontade de Deus à humanidade (Am 3.7; Jr 36.1-3; Ez 2.3-8; 3.4-11).

1.2 Profeta. A palavra profeta deriva-se do termo hebraico navii que significa “falar” ou “dizer”; e do termo grego prophete, que significa “falar de antemão”. Portanto, o profeta é um mensageiro de Deus. Sua principal função é tornar conhecidas as revelações divinas e transmiti-las ao povo (Êx 7.1; Nm 12.6; I Sm 3.20; Hb 1.1,2).

1.3 Profetas Orais. Foram homens chamados para o ministério profético que não deixaram registros escritos, embora que outros escreveram acerca deles e de suas profecias. Dentre eles, destacamos: Gade (I Sm 22.5); Natã (II Sm 12.1); Aías (I Rs 11.29); Semaías (I Rs 12.22); Azarias (II Cr 15.1); Hanani (II Cr 16.7); Jeú (I Rs 16.1); Jaaziel ( II Cr 20.14); Elias (I Rs 17.1); Micaías         (I Rs 22.14); Eliseu (II Rs 2.1), dentre outros.

1.4 Profetas Literários. São os profetas que registraram suas profecias e compõem os 17 livros do Antigo Testamento que vai de Isaías a Malaquias. Cinco deles são denominados de Profetas Maiores (de Isaías a Daniel) e doze de Profetas Menores (de Oseias a Malaquias).  São assim chamados, não por causa da sua importância, e sim, pelo conteúdo do livro e pela duração de seu ministério. Embora escritos há centenas de anos antes de Cristo, a mensagem dos profetas, bem como de toda a Bíblia, é atual e necessária para a Igreja Cristã, pois, os problemas que eles enfrentaram, e os pecados que eles combateram, também ocorrem nos dias hodiernos. Eis aí a necessidade de estudarmos seus escritos e suas profecias.

III- OS PROFETAS MENORES

São considerados profetas menores, os doze últimos livros do antigo testamento. Não se trata de livros com menor importância ou conteúdos escritos. Pelo contrário possui em suas profecias uma grande contribuição para se entender o estado em que se encontravam o povo de Israel daquele período.
O mais fascinante, é que estas profecias alcançaram nossos dias e são tão atuais como para aquele período. Podemos dividir a atuação destes profetas em ; 

- Os profetas de Israel: Jonas, Amós e Oséias.
- Os profetas de Judá: Obadias, Joel, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias.
- Os profetas pós-cativeiro: Ageu, Zacarias e Malaquias.
Entretanto, cronologicamente temos:
- Obadias e Joel ................................................. 850-800 a.C.
- Jonas, Oséias, Amós e Miquéias...................... 780-700 a.C.
- Naum, Sofonias e Habacuque........................... 700-600 a.C.
- Ageu, Zacarias e Malaquias............................... 520-420 a.C.

Foram homens usados por Deus, os profetas eram revestidos do Espírito Santo, e eram capazes de vaticinar os oráculos divinos. Possuíam uma missão árdua, muita vezes enfrentavam os reis, com mensagens poderosas. Agiram de forma continua em um bom período da história do povo de Israel.

Sob a liderança do SENHOR, esses profetas usaram em muitas de suas profecias, uma expressão que não deixava dúvida quem era o responsável por aquelas palavras; “Assim diz o SENHOR”. ( Ag. 1.5, Zc 1.3 Ob 1.1 etc...). De outra forma encontramos os seus servos respondendo ao chamado do SENHOR: "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is 6.8) ou Jeremias, que escuta a voz do SENHOR: "Eis que ponho na tua boca as minhas palavras" (Jr 1.9) ou Ezequiel, que ouve a ordem de Deus: "Vai, entra na casa de Israel e dize-lhe as minhas palavras" (Ez 3.4) ou Amós, que se sente separado das suas tarefas pastoris e transforma-se em porta-voz de Deus: "Vai e profetiza ao meu povo de Israel" (Am 7.15). Grandes e maravilhosos são os planos do SENHOR.

Conclusão

Portanto todos os profetas que atuaram em todos os escritos bíblicos tiveram um papel importante na condução das mensagens divinas. Todos estes homens enfrentaram provações, limitações de todas as formas. Contudo nunca desistiram de levar a preciosa semente, pois aqueles que as conduzem com certeza trarão consigo a alegria. Que o Espírito Santo, possa neste trimestre abrir o entendimento para a palavra do SENHOR e possamos desfrutar das ricas e copiosas bênçãos. 


Evang. JUAREZ ALVES
Assembleia de Deus
Parque Nova Dourados


Nenhum comentário: