1 de outubro de 2012

ESTUDO PANORÂMICO DOS PROFETAS MENORES

ESTUDO PANORÂMICO DOS PROFETAS MENORES


Como Cristãos afirmamos aceitar toda a Bíblia como a Palavra Inspirada de Deus, mas o fato é que a maioria de nós negligencia o Antigo Testamento, e este compõe quase 80% de toda Bíblia. Entretanto, a parte mais negligenciada deste menos conhecido Antigo Testamento é a parte destinada aos Profetas Menores.

Muitos Cristãos não têm a mínima idéia a respeito do conteúdo dos livros dos Profetas Menores e da sua relevância para as nossas vidas nos dias de hoje, apesar de tantos séculos nos separarem.

QUEM ERAM OS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO?

O termo Profetas Menores é devido, unicamente, ao tamanho dos seus livros não tendo nenhuma relação com a relevância de suas mensagens.

"....e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu ordenar(Dt 18:18)".

Eram homens espiritualmente sensíveis à voz de Deus, que mantinham comunhão íntima com Ele e que, por isso, falavam em seu nome. No AT, um profeta era alguém chamado por Deus para cumprir uma ou várias tarefas, especialmente a de entregar uma mensagem dEle.

Tinha estreito relacionamento com Deus, e que se tornava confidente do Senhor (Am 3:7) - Via o mundo e o povo do conserto sob a perspectiva divina e não segundo o ponto de vista humano. Não somente ouvia a voz de Deus, como também sentia o seu coração (Jr 6:11; 15:16-17; 20:9). Por isso, compreendia, melhor que qualquer outra pessoa, o Propósito, Vontade e desejos de Deus.

À semelhança de Deus, amava profundamente o povo. Quando o povo sofria, o profeta sentia profundas dores (lamentações de Jeremias). Almejava para Israel o melhor da parte de Deus (Ez 18:23).

Tinha profunda sensibilidade diante do pecado e do mal (Jr 2:12,13,19; 25:3-7 Am 8:4-7; Mq 3:8). Não tolerava a crueldade, imoralidade e a injustiça (Hb 1:9).

Tinha uma visão do futuro, revelada em condenação e destruição (Jr 11:22-23; 13:15-21; Ez 14:12-21; Am 16-20,27), bem como restauração e renovação (Jr 33; Ez 37). O Profeta não era simplesmente um líder religioso, mas alguém possuído pelo Espírito de Deus (Ez 37:1,4).

Ele Recebia conhecimentos Divinamente revelados no tocante: as pessoas, aos eventos e à verdade redentora. O propósito principal de tais conhecimentos era: Encorajar o povo a permanecer fiel a Deus, e ao seu conserto.

Via de regra, era homem solitário e triste (Jr 14:17-18; 20:14-18; Am 7:10-13). Perseguido por falsos profetas que prediziam paz, prosperidade e segurança para o povo que se achava em pecado diante de Deus (Jr 15:15; Am 5:10; Mt 23:29-36; At 7:51-53)

MENSAGEM DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO

Tinham como objetivo, tornar clara a vontade de Deus ao povo mediante: Instrução; Correção; Advertência;

O Senhor usava o Profeta para pronunciar o seu juízo antes de este ser desferido. A mensagem dos Profetas enfatizava três temas principais, são eles:

A Natureza de Deus;

Declaravam ser Deus o criador e soberano onipotente do universo, portanto, senhor da história. Leva os eventos a servirem aos seus supremos propósitos de salvação e juízo (Is 44:28; 45:1; Am 5:27; Hc 1:6)

O PECADO E O ARREPENDIMENTO

Os profetas do AT compartilhavam da tristeza de Deus diante da contínua desobediência, infidelidade, idolatria e imoralidade de seu povo. A mensagem era idêntica a de João Batista: arrependei-vos, senão igualmente perecereis.

Falavam palavras severas de justo juízo contra aos transgressores. Prediziam juízos catastróficos, tal como a destruição de Samaria pela Assíria (Oz 5:8-12; 9:3-7; 10:6-15) e a de Jeruzalém por Babilônia (Jr 19:7-15; 32:28-36; Ez 5:5-12; 21:2,24-27).

PREDIÇÃO E ESPERANÇA MESSIÂNICA

Embora o povo tenha sido globalmente infiel a Deus e aos seus votos, segundo o conserto dEle com Abrão, Isac e Jacó, os profetas jamais deixaram de enunciar-lhe mensagem de esperança. Tinham que falar a palavra de Deus a um povo que rejeitavam a sua mensagem. Os profetas do AT eram defensores do antigo conserto e precursores do novo.

LUGAR DOS PROFETAS NA HISTÓRIA DO POVO HEBREU

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo filho" (Hb 1:1-2ª).

A carta aos hebreus continua mostrando a supremacia de Cristo e a sua obra redentora, Isto quer dizer que os profetas do AT são antiquados e obsoletos? É claro que não, muitas vezes ele (autor da carta aos hebreus) faz referências aos Profetas , para mostrar como suas palavras fortalecem a nossa compreensão da Pessoa e Obra de Cristo.

Era homes de Deus que, espiritualmente, achavam-se muito acima de seus contemporâneos; Os sacerdotes, juízes, reis, conselheiros tinha cada um, lugar destacado na história de Israel, mas nenhum deles, logrou alcançar a estatura dos profetas.

CONTEXTO HISTÓRICO

O nosso Deus é o "Senhor da História" e nada foge ao seu controle. Ele dirige o desenrolar dos acontecimentos como um instrumento a serviço de seus eternos propósitos. Ao estudarmos sobre a vida e mensagem dos profetas, devemos considerar tanto o contexto social, cultural, econômico e político, como a narrativa inspirada (Bíblia).

NOS TEMPOS DA DOMINAÇÃO ASSÍRIA

O Egito, no seu apogeu, foi usado por Deus como o Berço da civilização Israelita e a despeito da sua glória e ciência, Deus puniu o Egito (Os Agressores de Jacó), mas, disciplinou também Israel e Judá devido à apostasia, idolatria e ao abandono da aliança com o Senhor;

Neste contexto surgiram mensageiros do Senhor (profetas) conclamando o povo ao arrependimento, mostrando-lhe que a ascensão dos assírios viera como extensão de Seu próprio braço, caso não se arrependessem. Os mensageiros deste período foram:

Oséias (reino do norte) O amor supera a dor;

Joel (reino do sul) - O dia do Senhor vem;

Amós (reino do norte) - Justiça, retidão e retribuição divina pelo pecado;

Jonas (reino do norte) - A magnitude da Misericórdia Salvífica de Deus;

Miquéias (reino do sul) - Juízo e Salvação Messiânica;

Naum (reino do sul) - Destruição iminente de Nínive ;

NOS TEMPOS DA DOMINAÇÃO BABILÔNICA

Embora tenham atuado como instrumentos nas mãos de Deus, os Assírios foram punidos por sua crueldade e arrogância. Nabucodonosor, visando estender seus domínios, arrasa a cidade de Nínive e marcha implacavelmente contra Judá conquistando Jerusalém, saqueando seu templo e levando cativos seus habitantes;

Mas uma vez vemos Deus agindo por meio da história para que seus intentos e promessas fossem cumpridos. E naquele contexto, os mensageiros foram:

Habacuque - Profetizou em Judá um ano após a invasão.

Sofonias - O dia do Senhor (grande tribulação), Destruição de Nínive e juízo contra as nações rebeldes;

Obadias - Juízo contra os Edomitas;

NOS TEMPOS DA DOMINAÇÃO PERSA

Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá; quem entre vós é de todo o seu povo, que suba, e o Senhor, seu Deus, seja com ele"(2 Cr 36:23).

Após o tempo da disciplina dos Judeus (70 anos) o "Senhor da História" conduziu o reino persa, comandado por Ciro, ao triunfo sobre a Babilônia, a fim de restaurar seu povo.

“Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas que não se fecharão" (Is 45:1).

Para que a vida em Judá voltasse a normalidade e se preparasse para a chegada do Messias prometido, Deus enviou os três últimos Mensageiros do Antigo Testamento:

Ageu - Primeira voz profética após o retorno a Jerusalém (15 anos) - reedificação do templo. Ânimo e esperança em dias melhores.

Zacarias - A conclusão do templo e promessas Messiânicas.

Malaquias - Atuou em Jerusalém quase um século após o regresso dos exilados ressaltando a característica do verdadeiro culto e dos verdadeiros adoradores.

MESSAGEM DOS PROFETAS PARA OS DIAS DE HOJE

O estudo dos Profetas Menores vem ratificar a semelhança da situação do povo daquela época com a situação que vivemos nos dias de hoje, conclamando grande necessidade para uma mensagem Profética que venha denunciar a corrupção, as injustiças sociais, o abuso de autoridade, o afrouxamento dos padrões de moralidade e a frieza espiritual do povo de Deus tão comum na mensagem dos Profetas Menores. E, diante dessa semelhança, podemos afirmar com bastante convicção que: OS PROFETAS DE ONTEM FALAM HOJE.



Editora cristã evangélica - revista de ebd (os profetas de ontem falam hoje).





Nenhum comentário: