MIQUEIAS
A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA
TEXTO
ÁUREO = “(...] Tem,
porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se
obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e
o atender melhor é do que a gordura de carneiros (1 Sm 1 5.22).
VERDADE
PRÁTICA = A mensagem de Miquéias leva-nos a pensar seriamente
acerca do tipo de cristianismo que estamos vivendo.
LEITURA
BIBLICA = Miquéias 1: 1-5: 6: 6-8
INTRODUÇÃO
Nossa lição enfoca o profeta Miquéias, cujo nome significa:
“Quem é como o Senhor?”. Contemporâneo do profeta Isaías, Miquéias profetizou
durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá (1.1), contra a
injustiça predominante, que vitimava os pequenos proprietários de terras. O profeta
avisou aos opressores que roubavam as pequenas propriedades dos seus
conterrâneos, que Deus iria castigá-los pela violência e opressão contra os
fracos (Mq2.1- 3). Denuncia também os governantes e os falsos profetas, como
culpados pela corrupção da vida nacional. Diante desse caos moral, social e
espiritual, o profeta vaticina um futuro glorioso, quando haverá um reino de
justiça e de paz, cujo governante nascerá em Belém Efrata, da tribo de Judá (Mq
5.2). Isaías afirma que Ele será chamado Maravilhoso, Deus forte e Príncipe da
Paz (Is 9.6).
O
LIVRO DE MIQUÉIAS
O Nome de
Miquéias, pressupõe uma semelhança com o Senhor: “Quem, ó Deus, é semelhante a
ti”. Miquéias era tão sincero e completamente comprometido, que ele até quis ir
despojado e nu pra fazer com que sua mensagem fosse compreendida (1.8). A
profecia de Miquéias produziu um impacto que se estendeu muito além do seu
ministério local. Um século depois, sua profecia foi lembrada e citada (Jr
26.17-19), e acontecimentos ocorridos sete séculos mais tarde atestam a
autenticidade
Data:
Entre 704 e 696 Ac
Visto que ele morreu durante a administração de Ezequias e antes da era que coincide em parte com Manassés (696-642 aC), uma data entre 704 e 696 aC parece ser provável.
Contexto
Histórico
Conteúdo
Na visão de abertura, o Senhor vem desde o templo da sua santidade, para ser testemunha contra o povo (1.2). O fator mais notável no manejo do Senhor da sua causa é quão fundo ele foi para apresentar sua contenda (6.2), até mesmo desejando sentar-se à mesa do réu e deixando seu povo levar qualquer queixa quanto ao modo que o Senhor Deus o tenha tratado (6.3). Além disso, aquele que verdadeiramente se arrepende terá o Senhor como seu advogado de defesa (7.9)
Enquanto a Babilônia ainda não era um poder mundial que podia permanecer independente da Assíria, o cativeiro babilônico (mais de um século depois) foi claramente predito como o julgamento de Deus contra a rebelião feita contra ele (1.16; 2.3,10; 4.10; 7.13). Mas, assim como Isaías, colega de Miquéias, a esperança foi estendida pra um restante a ser restaurado, que seja desse cativeiro ou de um povo espiritualmente restaurado ( a igreja) nos dias do Messias (2.12-13; 4.6-7; 5.3,7-8; 7.18). O Senhor libertaria o restante (2.12-13; 4.3-8,10; 5.9; 7.7)
Miquéias tinha de censurar a liderança da nação por destruir o rebanho que lhes foi confiado.
Entretanto, a grande compaixão de Deus colore cada uma das sua atitudes e ações em relação ao seu povo, representando-o como uma filha extraviada (1.13; 4.8,10,13), pois sua compaixão, que, uma vez, redimiu a Israel do Egito 96.4), irá também redimir Judá da babilônia (4.10). Sua fidelidade compassiva a Abraão e aos pais (7.20) é atualizada a cada nova geração.
Essa mensagem está focalizada num única pergunta central para toda a profecia: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e que re esqueces da rebelião do restante da tua herança?” (7.18).
A compaixão de Deus (7.18-19) é um atributo precioso a que nenhuma deidade pode se igualar. A compaixão e a fidelidade do concerto são exclusivos a Deus. A esperança do povo de viver sob a completa bênção de Deus estava ligada à vinda de Messias. Deus, em seu amor, prevendo as glórias da sua graça a ser manifesta em Jesus, manteve-se proclamando aquele Dia e reino futuros como o acontecimento no qual o fiel devia por sua esperança.
As profecias sobre Cristo fazem o Livro de Miquéias luzir com esperança e encorajamento. O livro se inicia com uma grandiosa exposição da vinda do Senhor (1.3-5). As profecias posteriores afirmarão o aspecto pessoal da sua chegada em tempo histórico. Mas a disposição de Deus para descer e interagir é estabelecida no princípio.
A primeira profecia messiânica ocorre numa cena de pastor de ovelhas. Depois que a terra deles havia sido corrompida e destruída, um restante dos cativos seria reunidos como ovelhas num curral. Então, alguém quebraria o cercado e os levaria para fora da porta, em direção à liberdade. (2.12-13). E esse alguém é seu “rei” e “Senhor”. O episódio completo harmoniza-se belamente com a proclamação de Jesus acerca da liberdade aos cativos (Lc 4.18), enquanto, na verdade, liberta os cativos espirituais e físicos.
Mq 5.2 é uma das mais famosas profecias de todo o AT. Ela autentica a profecia bíblica como “a Palavra do Senhor” (1.1; 2.7; 4.2). A expressão “a Palavra” do Senhor (4.2) é um título aplicável a Cristo (Jo 1.1; Ap 19.13). A profecia de Mq 5.2 é, explicitamente, messiânica (“Senhor em Israel”) e especifica seu lugar de nascimento em Belém, num tempo quando Belém era pouco conhecida. Suas palavras foram pronunciadas muitos séculos antes do acontecimento; ele não tinha nenhuma sugestão do lugar a que recorrer. Outra característica dessa profecia é que ela não pode se referir a apenas qualquer líder que possa ter sua origem em Belém. Cristo é o único a quem ela pode se referir, porque ela iguala o Senhor com o Eterno: “Cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Esta profecia confirma tanto a humanidade quanto a divindade do Messias de um modo sublime.
A profecia de Mq 5.4-5 afirma a condição de pastor de Messias (“apascentará o povo”), sua unção (“na força do Senhor”), sua divindade (“na excelência do nome do Senhor”) e sua humanidade (“seu Deus”), seu domínio universal (“porque agora será ele engrandecido até aos fins da terra”) e a sua posição como líder de um reino de paz (“E este será a nossa paz”).
O climax da profecia (7.18-19), mais o versículo final (7.20), apesar de não incluir o nome do Messias, definitivamente refere-se a ele. Na expressão da misericórdia e compaixão divinas, ele é Aquele que “subjugará as nossas iniqüidade”, lançando-as nas profundezas do mar para que Deus possa perdoar os pecados e trocar o pecado pela verdade.
O
JULGAMENTO DE DEUS ESTÁ PERTO = Miquéias 1.1 —3.12
QUE
JULGAMENTO? 1.1-16
1. Deus
Apresenta-se Pessoalmente (1.1-5). Como todos os verdadeiros
profetas em Israel, Miquéias, sob inspiração divina, expôs a mensagem de Deus
aos seus contemporâneos. Sentia-se sob autoridade direta de Deus, a quem apenas
deveria obedecer, pois a palavra do SENHOR (1) veio a ele.
Conhecedor da vontade e dos propósitos santos do Senhor,
Miquéias sentiu-se compelido a compartilhar com seu povo estes desígnios
solenes. Com a confiança em Deus e a certeza de que falava as palavras da
verdade, o profeta era destemido e não dava a mínima para as conseqüências
pessoais ao entregar a mensagem.
Sob este aspecto, Miquéias é um modelo para os pregadores de
todos os tempos. O mensageiro tem de ser homem de Deus e da Palavra de Deus.
Deve ser confiante de que tem uma revelação divina. Precisa ser ousado ao falar
a verdade para passar segurança e ser convincente. Só o homem que, como
Miquéias, se sente compelido por Deus deve engajar-se na obra da pregação. Mas
o que sente esta compulsão não ousa tardar em obedecer.
2. Como
será o Julgamento de Deus (1.6,7). Ao falar na primeira pessoa,
Deus declara que Samaria será completamente arrasada. Farei de Samaria um
montão de pedras do campo (6). Segundo a Versão Bíblica de Berkeley, o montão
de pedras do campo são terraplanagens em terreno pedregoso para uso comum no
cultivo de uvas. A cidade outrora orgulhosa se tornará um lugar vazio para a
plantação de vinhedos. Descobrirei os seus fundamentos, ou seja, as paredes de
pedra dos edifícios e as muralhas da cidade serão lançadas para o vale abaixo,
a fim de deixar as fundações descobertas e expostas para todos verem — um
memorial trágico por causa da desobediência e falta de espiritualidade do povo.
Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas (7). Os ídolos das
deidades pagãs, cuja adoração fora praticada em Israel, serão estraçalhados e
os presentes dados a esses ídolos, queimados
3. O
Profeta Lamenta (1.8-16). Miquéias pranteia não só o golpe mortal que
se abaterá sobre Israel, mas também o fato de que as corrupções do Reino do
Norte tomaram conta de Judá, até chegar a Jerusalém. Em vista disso, deduz-se
que o julgamento de Deus englobaria a pátria do profeta. De fato, o sucessor de
Sargão, Senaqueribe, invadiu Judá e sitiou a própria Jerusalém. Talvez seja
isso que Miquéias quis dizer quando profetizou: Estendeu-se até à porta do meu
povo, até Jerusalém (9).
POR
QUE JULGAMENTO?, 2.1—3.12
1.
Injustiça (2.1-5) Deus prossegue com o caso contra seu povo
desobediente. Através do profeta, expõe os males específicos na vida social e
religiosa do povo, os quais eram responsáveis pela ruína deles. Miquéias deixa
claro que os pecados contra o povo são, na realidade, pecados contra Deus.
Neste ponto, precedeu o ensino de nosso Senhor Jesus (Mt 25.3 1- 46; Lc
11.39-42; 16.13-15).
A injustiça era excessiva em Judá. Homens dessa categoria
estavam prontos para tirar vantagem de seus companheiros. Entre esses
indivíduos particularmente culpados estavam os ricos citadinos ávidos em obter
extensas propriedades de terra (ver Introdução). Essa gente estava infectada
pela cobiça que Deus condenara no Sinai (Ex 20.17). A cobiça é a raiz de vários
tipos de males. Dela emana o desejo pecaminoso que incita os homens a quebrarem
muitos dos outros nove mandamentos.
2. O
Desejo de Pregação Fácil (2.6-11). Alguns ouvintes, indignados
porque Miquéias expusera seus crimes publicamente e afirmara que o julgamento
de Deus seguramente viria sobre eles, o interromperam. Deram a entender que não
tolerariam mais tal conversa: Não profetizeis (6). Os clamores confusos destes
importunadores poderiam ser interpretados assim: “Pára com esse teu profetizar!
São profecias (sobre nós)! Não vai acontecer isso! Será que nunca acabam estas
repreensões?”
3.
Previsão de Libertação (2.12,13). Miquéias, como outros profetas
do Antigo Testamento, via o futuro como um todo, sem perspectiva de tempo.
Contemplava importantes acontecimentos futuros no procedimento de Deus com o
povo, mas não tinha discernimento sobre o tempo do cumprimento. O profeta não
sabia se longos anos ou milênios separavam uma mensagem da outra.
4.
Líderes Vis (3.1-12). O julgamento virá, declarou Miquéias, por
causa da total injustiça na terra, e porque as pessoas influentes, que eram
especialmente culpadas, quiseram que as coisas fossem desse jeito. Os líderes
se aproveitavam dos seus privilégios e responsabilidades.
a) Os
soberanos são denunciados (3.1-4). Os líderes políticos
responsáveis pelo povo de Deus — os chefes de Jacó (1) e os príncipes da casa
de Israel — tinham de saber o direito e praticá-lo. Eles deveriam ser os
guardiões da justiça, os protetores sensatos do povo. Se desconhecessem algum
aspecto de seu dever, possuíam meios para averiguar o direito que deveriam
administrar com justiça imparcial. Então, eles não tinham desculpas (1 Rs
3.9-12; Jr 5.3-5).
Mas, ao invés disso, reclama Miquéias, eles são homens maus
que aborrecem o bem (2) e amam o mal. Em vez de serem bons pastores que
alimentam o rebanho, tosquiam e comem as ovelhas.
Insensíveis e sem piedade, por assim dizer, arrancam a pele
e cortam a carne das pessoas. “Quebram os ossos e cortam em pedaços os corpos
do povo como se fossem carne para a panela, como carne num grande caldeirão”
(3, ATA; cf. Ez 34.2-4).
b) Os
falsos profetas são denunciados (3.5-8). Esses homens que professam ser
chamados e iluminados para falar a mensagem de Deus ao povo deveriam ser
exemplos destacáveis de lealdade e devoção à causa divina. Deveriam advogar a
justiça e a misericórdia. Mas os profetas proeminentes nos dias de Miquéias
desviavam as pessoas. Não há erro mais incorrigível do que o ensinado em nome
de Deus.
Isaías descreveu estes profetas, quando lamentou: “Oh! Povo
meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho por onde deves seguir” (Is
3.12, ARA; cf. Jr 9.16). Foram tão gananciosos quanto os líderes políticos;
foram pessoas que sempre concordaram com seus superiores, cujos motivos eram
mercenários. Seus pronunciamentos traziam uma etiqueta de preço e adequavam
seus oráculos de acordo com o pagamento. Quando bem pagos, quando tinham comida
saborosa para morder com os seus dentes (5), prometiam paz e segurança, “mas
apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhes metem na boca” (5c,ARA; cf.
NVI). Eram exploradores sem escrúpulos (ver Ez 13.19,22,23).
O servo de Deus deve viver pelo Evangelho (1 Co 9.13,14),
mas não precisa viver com luxo, nem modificar a mensagem de acordo com o
sustento
O
POVO DE DEUS TEM UM FUTURO = Miquéias 4.1—5.15
A
GLÓRIA FUTURA DA CASA DO SENHOR, 4.1-8
Em dias maus de discórdia e guerra, Miquéias falava de um
tempo de paz entre as nações. Porque contemplou a vinda de Cristo para estabelecer
seu reino terrestre entre os homens. Em contraste com as situações sórdidas que
o cercavam e apesar do medo dos julgamentos que sobreviriam sobre o povo de
Deus, Miquéias ergue o olhar e vê um quadro luminoso de glória futura.
1. Um
Futuro Glorioso (4.1-4). Nos últimos dias (1) anuncia que o povo de
Deus, agora destinado ao cativeiro, será livre, feliz e preeminente entre as
nações. Com esta visão, Miquéias incentiva seus compatriotas a olhar para
frente, para um futuro tempo dourado no qual a justiça e a paz prevalecerão por
todo o mundo.
Miquéias declara que nesses últimos dias, no tempo do Messias,
o monte da casa do SENHOR (o monte Sião), o local do santo templo em Jerusalém,
“será o mais alto de todos [...] os montes” (NVI). Nesses dias, as nações da
terra se voltarão para esta cidade exaltada. Ali, buscarão a orientação da lei
de Deus. Monte simboliza nação. A idéia essencial é que a adoração de Jeová, o
único Deus verdadeiro, será estabelecida como ponto supremo em toda a terra.
2. A
Motivação para Hoje (4.5-8). Por causa desta glória futura
que Jeová prepara para o seu povo, Judá é incentivado a andar com o Senhor.
Ninguém conseguirá mudar o fim de Israel, embora as outras nações sigam o
caminho de seus deuses: “Porque hoje todos os povos andam cada um no nome do
seu deus, mas nós andaremos no nome do Senhor, nosso Deus, para todo o sempre”.
AS
TRISTEZAS DO TEMPO PRESENTE, 4.9—5.1
Antes que o dia da libertação chegue, o povo de Deus tem de
passar pelo fogo do julgamento. Nos versículos 9 e 10, Miquéias faz outra
referência ao cativeiro que virá como julgamento sobre os israelitas, e fala
como o Senhor os tratará naquela terra. Menciona as dificuldades pelas quais os
habitantes de Jerusalém passavam e teriam de passar. Rejeitaram a dignidade do
governo de Jeová e recusaram seus conselhos; assim, na realidade, estavam sem
rei e conselheiro. “Partido em pedaços” (9, Phillips), ou seja, já não eram um
povo forte e unido e estavam, portanto, à mercê dos inimigos.
A dor e a angústia serão tão grandes que Miquéias compara a
condição do povo com a que está de parto (10; “uma mulher em trabalho de
parto”, NVI). Em seu sofrimento, os hierosolimitas seriam da cidade, ou seja,
serão afastados do abrigo de sua cidade querida e santa. Seriam forçados a morar
no campo. Lá, sem as conveniências e proteção da cidade, suportarão os
elementos e a deslealdade dos desígnios dos inimigos. Seriam levados até
Babilônia. Mas é lá, acrescenta Miquéias, nessa terra estranha, que Deus
trabalharia entre eles.
A
VINDA DE CRIST0 PARA REMIR, 5.2-15
1. O
Local do Nascimento do Messias (5.2-5a). Miquéias contemplou Deus
tratar com um povo cativo, o qual o Senhor depois libertaria; teve também um
vislumbre do Salvador-Rei há muito prometido. Era este que as pessoas tementes ao
Senhor desejavam e esperavam desde que Adão perdeu o paraíso (Gn 3.15). O
profeta viu que o Messias não nasceria nos imponentes ambientes da realeza de
Jerusalém, mas em Belém (2), entre os clâs insignificantes de Judá. Efrata,
aqui relacionado com Belém, era na verdade um povoado antigo que foi englobado
por essa cidade (Gn 35.19). Era a casa original de Davi, o primeiro rei
conquistador de Israel, o qual quase sempre é mencionado como precursor do
maior Rei de Israel (Sl 89.19-37). O texto de Rute 1.2 e 1 Samuel 17.12 fala
que os indivíduos relacionados com a família de Davi são efrateus.
2. A
Libertação do Inimigo (5.5b,6). O profeta descreve a libertação
que virá dizendo que sete... e oito (5) líderes serão levantados contra os
invasores; são líderes competentes a enfrentar o poder dos inimigos. Sete ou
oito significa um número indefinido, como é usado em outras ocasiões (ver Ec
11.2; Jó 5.19).
Esses consumirão (6, “cuidarão de”, LXX; “governarão”, BV) a
terra da Assíria à espada e a terra de Ninrode (sinônimo da Assíria, Gn
10.9,11) nas suas entradas (dentro das portas, onde o conselho e o tribunal da
cidade mantinham sessões). Era assim que o Senhor Deus livraria seu povo.
Não há como saber se esta passagem diz respeito a um único
incidente específico ou a uma série de acontecimentos durante certo tempo.
Porém, sabemos que durante a invasão de Senaqueribe em fins do século VIII
a.C., Judá, então regido pelo justo Ezequias, foi liberto milagrosamente.
Jerusalém ganhou novo arrendamento em vida e continuou por mais um século.
Enquanto isso, os assírios com a capital em Nínive foram derrotados pelos
caldeus, e a cidade da Babilônia tornou-se a nova capital mundial.
3. A
Purificação do Remanescente (5.7-15). Miquéias fala para seus
compatriotas que, no futuro que Deus lhes preparou, serão uma bênção na terra
como orvalho do SENHOR (7) e como chuva de verão: suave, refrescante, abundante
e constante. O resto de Jacó (8) também será uma força governante: forte,
majestosa e irresistível. Seus inimigos serão exterminados (9).
As duas vindas de Cristo são fundidas e descritas por
Miquéias em passagens revezadas — a sua manifestação como Redentor para redimir
e sua revelação como Rei para governar. De modo semelhante, estas duas vindas
estão claramente mostradas em Hebreus 9.26-28. Aqueles que se beneficiam das
bênçãos da manifestação de Jesus para redimir esperam, com avidez e confiança,
desfrutar os benefícios da revelação de Cristo para reinar. Mas também é
verdade que, a despeito do interesse que o indivíduo tenha na Segunda Vinda,
não lhe será permitido tomar parte nas coisas boas oriundas dessa revelação, se
negligenciou a redenção de Cristo e não viveu retamente na força do Senhor.
A
CONTROVÉRSIA DE DEUS COM O SEU POVO
DEUS
FAZ UM APELO SUPREMO, 6.1-8
Miquéias
6.1—7.20
Ao usar a terminologia legal, Miquéias convoca Deus para
levantar-se e defender sua causa contra um povo culpado e rebelde. O Senhor
tinha uma disputa com o Judá pecaminoso, pois o pecado sempre ocasiona tensão
entre Deus e o homem (cf. Is 1). O Senhor nunca deixa de ser fiel em esclarecer
em que acarreta pecar. Espera para apresentar suas razões, e defende ternamente
a volta dos pecadores para que sejam justificados e entrem novamente em
comunhão com Ele.
1. As
Testemunhas e a Acusação (6.1-5) Os montes (1; “montanhas”,
NTLH), as elevações mais altas da Natureza e símbolos comuns de permanência,
junto com os outeiros e os próprios fundamentos da terra (2), são convocados
para serem jurados.
Deus defende sua causa diante destes acidentes naturais por
serem testemunhas da longa história das relações de Jeová com seu povo. Com
palavras cheias de ternura, ele indaga: Em que te enfadei? (3). Deus quer saber
o que fez para tornar sua vontade enfadonha e colocar os israelitas contra os
caminhos divinos (cf. Jr 2.5-8).
2. O
que Deus Exige? (6.6-8). Os estudiosos dão duas interpretações aos
versículos 7 e 8. Uma diz respeito ao efeito que o profeta inquire do Senhor
concernente à base de aceitação com Deus. A outra opinião diz que Israel
responde ao Senhor com um desafio. “Que adoração e que culto o Senhor realmente
exige? Deus quer uma observância meticulosa da lei levítica? (6b).
Quer que seja cumprida de maneira excessiva e pródiga
mediante holocaustos de rebanhos e ribeiros de azeite? (7a). Quer que as
pessoas lhe mostrem uma devoção frenética e não-moral comparável ao fanatismo
de certos povos pagãos das vizinhanças, cujos adoradores chegam a oferecer
sacrifícios humanos? (7b). [...] A controvérsia é encerrada pela própria resposta
declarada do Senhor (8).
DEUS
CONDENA O MAL, 6.9-16
Nesta subdivisão, Miquéias anuncia que Deus está pronto a
falar uma palavra urgente e final com seu povo impenitente. O profeta aconselha
os habitantes de Jerusalém, sobretudo os líderes da cidade, a prestarem muita
atenção no que o Senhor tem a lhes dizer. Verá o teu nome (9) é traduzido
melhor por “temer-lhe o nome” (ARA; ECA; NVI). Assim, o significado fica mais
inteligível. Na Septuaginta, lemos: “A voz do Senhor será proclamada na cidade,
e ele salvará aqueles que temem o seu nome; ouvi, ó tribo; e todos vós que
poreis a cidade em ordem”.
1. Os
Pecados de Judá (6.9-12). Pelo profeta, provinciano e inculto, Deus
condena os moradores da sofisticada cidade de Jerusalém, porque estão no centro
dos pecados da nação. “Ele não se refere apenas à idolatria, mas também à
irreligiosidade dos políticos e à injustiça cruel dos ricos na capital. O
veneno que debilitou o sangue da nação conseguira entrar em suas veias e
chegara até ao coração. Ali, o mal se concentrou e abalou o Estado e levou-o
sem perda de tempo à ruína”.
Ao anunciar a aproximação de Deus, Miquéias destaca a seus
ouvintes que a “verdadeira sabedoria [é] temer [...] o nome [do Senhor]” (ARA).
Quem é sábio, discerne a mão de Deus nas providências da vida.
2. A
Promessa de Castigo (6.13-16). Nestes versículos, o Senhor
proclama princípios imutáveis: O ganho adquirido perversamente é perda; a
prosperidade adquirida injustamente não subsiste; o bem-estar obtido por coação
não é desfrutado por muito tempo. A felicidade e poder buscados por pecadores
sempre os iludem, porque os meios pelos quais os buscam não são congruentes com
os fins. O julgamento divino é uma conseqüência inevitável (ver Lv 19.35; Tg
5.1-6). “O que eles diminuem da medida é aumentado na ira de Deus, e o acerto
de contas desse ato virá sobre eles; o que faltar na medida será completado
pela ira de Deus”.
MIQUÉIAS
LAMENTA A CORRUPÇÃO DA NAÇÃO, 7.1-6
Miquéias, depois de entregar fielmente a mensagem de Deus,
procura em vão por sinais de arrependimento e mudança em Judá. O que vê lhe
enche de tristeza. Poucas pessoas (talvez nenhuma) reagiram favoravelmente à
pregação. O profeta compara sua busca ansiosa e desconcertante por justiça ao
homem que, faminto por frutas frescas, vai ao vinhedo depois da colheita na esperança
de achar, por acaso, algum cacho de uva restante. Encontra uma exuberância de
folhas, mas não há cacho de uvas para comer (1). Descobre que Judá é moralmente
estéril. A pungência de sua angústia fica clara na Septuaginta, onde lemos: “Ai
de mim! Porque sou como alguém que junta palha na colheita e como alguém que
colhe os respigos de uva na vindima, quando não há cacho para eu comer os
primeiros frutos maduros; ai de minha alma!” (cf. NTLH).
A
FÉ DE MIQUÉIA5 EM DEUS, 7.7-13
Considerando o estado da nação, Miquéias vislumbra um
panorama sombrio. Mas se recusa a ser vencido pela corrupção sórdida que o
cerca. Eu, porém, esperarei no SENHOR (7). “E, confiante nele, eu manterei
rigorosa vigilância” (ATA; cf. NVI). Não se pode confiar em homens, mas pode-se
acreditar inteiramente em Deus. Como o salmista, Miquéias estava ciente que,
mesmo quando já não se pode contar com pais e mães, pode- se acreditar em Deus
(Si 27.10). Nesta certeza, o profeta se animou.
A
ORAÇÃO DE MIQUÉIAS PELO POVO, 7.14-20
1. Súplica
pelo Cuidado Amoroso (7.14-17). Como agricultor, Miquéias sabia
como era essencial um pastor fiel ao bem-estar do rebanho. Por isso, ele ora: “pastoreia
o teu povo com o teu cajado, o rebanho da tua herança que vive à parte numa
floresta, em férteis pastagens; Deixa-o pastar em Basã e em Gileade, como
antigamente” (14, NVI).
Carmelo era conhecido por seus vinhedos, ao passo que Basã e
Gileade eram notoriamente conhecidas como terras pastoris férteis.
2.
Louvor pelo Amor Firme de Deus (7.18-20). Quem, ó Deus, é
semelhante a ti? (18) é uma pergunta repetida numerosas vezes na Bíblia (Êx
15.11; Si 89.6; Is 40. 18-25; 46.5), mas, em geral, em reconhecimento do poder
e glória divinos. Aqui, o profeta fala da graça e misericórdia ilimitadas de
Deus pelos pecadores.
CONCLUSÃO.
Encerrando esta maravilhosa lição, dizemos para todo o povo
de Deus que bem. aventurado o servo que espera o seu Senhor, vigiando e
cumprindo as suas ordens (Lc 12. 35-43).
Em que consiste essa bem-aventurança?
=Não passaremos pela grande tribulação. Nada há que temer
aqueles terríveis dias.
=Nossas almas são libertas de tudo aquilo que quer impedir a
nossa vida espiritual. Quem espera Jesus não permite que algo de errado exista
no seu relacionamento com Ele e com a Igreja (1 Jo 3.1-3).
=Somos bem-aventurados, pois enquanto esperamos Jesus,
aprofundamos nossa comunhão com Ele.
Elaboração
pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
BIBLIOGRAFIA
Comentário Bíblico
Beacon
Lições bíblicas CPAD 1993
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