23 de janeiro de 2013

ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL

ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL

Texto Áureo: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada” (1 Rs 18.21)

Verdade prática: O confronto entre Elias e os profetas de Baal marcou definitivamente a separação entre a verdadeira e a falsa adoração em Israel.

Amados irmãos em Cristo Jesus, damos graças ao Pai Celeste pela ocasião tão especial e oportuna que Ele nos concede a vida e a sua graça para humildemente cooperarmos em concordância e obediência ao Seu Espírito Santo juntamente com sua Palavra; trazendo algo de reflexão e meditação para mais um domingo de escola bíblica dominical.
Repito o que venho falando ao longo dos demais comentários que postei, que meu interesse não é comentar termos hebraicos, gregos, etc; nem mesmo prolongar de tal forma que venha levar um tema tão belo e simples á exaustão, principalmente dos queridos leitores, não que os demais comentários dos amados e respeitados irmãos que mais freqüentemente postam suas mensagens não sejam necessário, ou que não vieram inspirados pelo Senhor, mas entendo que este, tal qual, venha para o complemento de uma área talvez um pouco esquecida, pois assim como eu faço questão de frisar na congregação que pertenço, também o faço aqui, que em suma minha vontade é de extrair, com ajuda de Deus, uma LÍÇÃO BÍBLICA para minha e para a vida dos amados leitores (as).

- “Acautelai-vos que ninguém vos engane (Mt 24.4)”

O Senhor Jesus foi bem objetivo ao nos ensinar sobre os “sintomas” dos últimos tempos em que surgiriam falsos mestres com seus sinais e prodígios que se fosse possível enganariam até mesmos os escolhidos.
Mas me chama muito a atenção que este mesmo espírito de engano já habitava no coração daqueles homens da época do profeta Elias, homens que tais como boa parte dos nossos dias, que usam a dádiva recebida dos altos céus, das mãos preciosas do Senhor Deus, para simplesmente agradarem a sociedade em que vivem, lucrarem objetivando riquezas e mais riquezas, em busca de fama, privilégios, poder, a divulgação do seu “eu” etc; ou seja, terem os seus nomes propagados, engrandecidos, reconhecidos pelas autoridades ou por quem quer que seja.
Vejo que assim era a situação daqueles profetas, acredito que um dia até mesmo foram usados pelo Senhor, falaram em nome de Deus, foram agentes da grande obra do Espírito Santo.

Mas, quando a rainha lança-lhes uma proposta de fama, de enriquecimento rápido, de grande posição em vistas á sociedade em que viviam ... Por não terem realmente o temor de Deus em seus corações, mas ao invés disto tinha ambição, egocentrismo, e tantas outras coisas ruins enraizadas lá no âmago de suas emoções, o resultado foi o pior possível (aquele que já conhecemos): - profanação das coisas santas do Senhor; adultério espiritual; decadência moral; podridão nas atitudes; e o pior de tudo (o abandono consciente da fé) a apostasia que havia se acomodado, levando-os a adorarem imagens de demônios, cultuando deuses que nunca foram deus e ainda assim coxeando em seus pensamentos atribuindo a si mesmo que estavam fazendo um “trabalho á Deus”.

Só que o Eterno Deus, em todos os tempos, tem os seus servos que verdadeiramente O reverencia e ainda têm coragem de protestar contra tudo aquilo que ofende a Santidade do Senhor. Embora que muitas vezes não serão aceitos nem compreendidos!
É muito belo e lindo quando lemos sobre Elias ou qualquer outro profeta que foi grandemente ousado e usado pelas mãos do REI dos reis. O Senhor naquele tempo tinha Elias; em outro teve Eliseu; em outro teve Enoque; em outro teve Noé; em outro Abraão; em outro Davi; em outro tempo teve Paulo; e até mesmo Jesus Cristo (O Profeta por Excelência) e assim sucessivamente.

Mas o intuito de nosso Deus não era apenas deixar uma bela história de zelo e comprometimento de alguns homens; mas sim nos deixar exemplos de coragem, firmeza e fé em Seu Nome. Estamos estudando sobre Elias. Mas a verdade é que Elias cumpriu o “papel/missão” que lhe foi determinado com zelo e com amor e dedicação e seu tempo já passou.
Muitos não aceitaram Elias; não aceitaram o poder de Deus revelado através de seu servo; e igualmente assim, supra citado, muitos ainda não aceitam serem contraditados ou mesmo “afrontados” na forma ou em que estão aplicando a sua fé, e quando alguém é levantado pelo Senhor para tal missão, tal pessoa é perseguida, rejeitada e até mesmo “excluídas” do meio em que vivem.

Mesmo assim o Senhor ainda quer e tem poder para levantar “outros Elias”; que não temem nem mesmo a morte em suas mais diversas formas.
A lição para nós não é simplesmente que muita gente está errada em suas idolatrias etc; mas sim, em que venhamos tomar posição diante Dele e também venhamos protestar contra a iniqüidade e pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12.1), mesmo que isto nos custe a impopularidade.
Certo é que assim como foi nos dias de Elias, também ocorre hoje, assim como existiu aqueles que se venderam, aqueles que se perderam; teve também aqueles que permaneceram do lado do único Deus verdadeiro sobre terra, sol e mar, mesmo que com muitas aflições vivam neste mundo.

O Senhor teve Elias, teve Obadias, e hoje? Quem é que o Senhor tem para usar? Alguém que não pense em lucros, alguém que tem o temor dentro de sua vida, alguém que possa dizer: “- eis-me aqui, usa-me a mim”
Que tais pessoas sejam eu e você!
Pessoas que o objetivo principal é viver em função do criador dos céus e da terra, com amor e zelo no coração.

Amém.

Pb. Thiago Rodrigues Teixeira
www.conhecendoabibliathr.blogspot.com



Nenhum comentário: