30 de janeiro de 2013

UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO - 01

UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO
TEXTO ÁUREO = Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados ;perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (2 Co 4.8,9).
VERDADE PRÁTICA =  Os conflitos de Elias o levaram a enfrentar períodos de depressão e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o superar.
LEITURA BIBLICA = I REIS 19: 2-8
INTRODUÇÃO
A DEPRESSÃO DE ELIAS = A depressão é uma doença que atinge todas as faixas etárias, classes sociais e segmentos religiosos, agravando outros problemas na vida humana. Um cristão pode enfrentar uma depressão. David Brainerd, John Bunyan e William Cowper, sofreram com esta doença. Em I Reis 19:1-18 vemos o profeta Elias, que aprendeu a depender de Deus e a realizar grandes obras em nome do Altíssimo, mas ficou deprimido, pedindo para si a morte. Vejamos as causas e a cura da depressão de Elias:
AS CAUSAS DA DEPRESSÃO DE ELIAS
(01) Elias tirou os olhos de Deus e colocou-os nas circunstâncias. Num dado momento, Elias pensou que sua vida dependia da ímpia Jezabel e não de Deus. Por isso, ele temeu e fugiu. Sempre que tiramos nossos olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias adversas afundamos num pântano de desespero. (02) Elias entrou na caverna da solidão quando ele mais precisava de pessoas à sua volta. A depressão nos prega essa peça: quando mais precisamos de companhia queremos nos trancar em quartos escuros.
Elias dispensou o seu moço, quando mais precisava dele. (03) Elias fez uma leitura pessimista da situação à sua volta. Pensou que somente ele havia permanecido fiel a Deus naquela crise de apostasia, mas Deus lhe afirmou que havia mais sete mil que tinham permanecido firmes na fé. (04) Elias perdeu completamente a perspectiva do futuro, pedindo para si a morte. Julgou que o melhor tempo da sua vida havia ficado no passado e que o futuro só lhe reservava desespero.
AS CAUSAS DA DEPRESSÃO E CONFLITOS DE ELIAS
Observemos alguns elementos que podem levar-nos à depressão.
1. Oposição. Quando Elias chegou a Jezreel e soube que Jezabel intentava matá-lo (1 Rs 19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do Inimigo.
Essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visam enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus (Jo 16.33; 1 Pe 5.8).
2. Frustração. O sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode levar-nos à depressão. A idéia que se tem é que a vida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver: "toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (1 Rs 19.4). Humanamente falando, não somos diferentes do profeta; compartilhamos a mesma natureza (Tg 5.17).
3. Medo. O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão. Foi o que aconteceu com o profeta Elias (1 Rs 19.1,2,10).
4. Angústia. Quando enfrentamos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos à tristeza e a angústia. E justamente nesse momento que a crise depressiva se instala (Jó 3.11; 6.11; 17.1; Sl 13.1-3; 56; 57.6,7).
REAÇÕES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO
 1. Fugir. Moisés, incompreendido pelos filhos de Israel e procurado por Faraó, fugiu para Midiã (Êx 2.15). Fugir é a primeira reação quando nos sentimos incapazes diante do inimigo (1 Rs 19.3). Davi tomou a mesma atitude. Durante prolongada crise, fugiu para Aquis, rei de Gate, fazendo-se de louco. Ler 1 Sm 21.10-15; 27.1-7; 29.1-11; Sl 34; 56. Muitos, por não confiarem plenamente em Deus, usam o sono, o isolamento, o entretenimento, e tantas outras coisas para fugir da realidade. Caso o leitor esteja enfrentando um problema difícil, a ponto de desejar esconder-se em uma cisterna (1 Sm 13.6), saiba que o Senhor tem um escape para você (Sl 91; Hb 13.5).
2. Esconder-se. Elias realizou grandes feitos perante o Senhor: extirpou a idolatria de Israel (1 Rs 18.19-40) e fez chover sobre a terra, após um longo período de seca (1 Rs 18.41,42; 17.1; Lc 4.25; Tg 5.17,18). Todavia, isso não impediu que o profeta ficasse apavorado diante das desprezíveis ameaças de Jezabel (1 Rs 19.4,9).
3. Desistir. Muitos, quando deprimidos, ficam alienados, ou fechados dentro de si mesmos, como num casulo. O abandono da comunhão com os irmãos pode ser um sintoma de depressão: "... deixou ali o seu moço" (1 Rs 19.3). Elias não devia ter dispensado seu auxiliar, nem deveria ter ido para o deserto (1 Rs 19.3.4). A solidão agrava a depressão.
Um bom confidente e santo irmão e amigo é uma boa linha de defesa, pelo fato de ter alguém para dialogar e orar juntos. A depressão priva a pessoa do relacionamento com os irmãos e amigos. Ela reprime o desejo de viver (1 Rs 19.4).
O SOCORRO DIVINO
A CURA PARA A DEPRESSÃO DE ELIAS
Deus tratou a depressão de Elias usando vários recursos:
(01) Deus o tratou por meio da sonoterapia. A depressão deixa a mente agitada e o corpo cansado. Elias precisou dormir e descansar para sair da depressão.
(02) Deus o tratou por meio da alimentação adequada. Deus preparou uma refeição para Elias no deserto. Deu-lhe pão e água e ele recobrou suas forças. Uma pessoa deprimida, muitas vezes, sente náuseas do alimento. É preciso fortalecer o corpo no tratamento dessa doença.
(03) Deus o tratou dando-lhe a oportunidade do desabafo. Elias estava dentro de uma caverna, quando Deus lhe perguntou: “O que fazes aí, Elias?”. Deus, assim, o ordena a sair da caverna para desabafar. O desabafo é uma necessidade vital para a limpeza da alma.
(04) Deus o tratou revelando-lhe que o melhor da sua vida estava pela frente. Elias pensou que o seu ministério havia chegado ao fim. Mas, ele ainda haveria de ungir um profeta em seu lugar, um rei na Síria e outro em Israel. Elias pensou que a vida não fazia mais sentido e por isso, queria morrer, mas Deus o levou para o céu sem que ele passasse pela morte, deixando os trapos da depressão.
COMO SAIR DA DEPRESSÃO
 Após ouvir, atentamente, as queixas de Elias, Deus o encorajou. Da mesma forma o Senhor quer restaurar seu ânimo trazendo alívio para sua alma abatida.
1. Restauração física. Através de um anjo, Deus proveu alimento e água para o profeta. Em seguida, o Senhor lhe proporcionou um sono reparador (1 Rs 19.4-6). O bem-estar físico e psíquico de Elias era fundamental (Sl 103.14).
2. Mudança de ambiente. Deus tirou Elias do deserto conduzindo-o a Horebe, cerca de 300 km de Berseba (1 Rs 19.7,8). Elias precisava de tempo e de um novo ambiente, para considerar sua vida sob um novo ponto de vista. Um ambiente estressante e uma rotina rígida e interrupta afeta a saúde física e mental da pessoa. É imprescindível ao deprimido mudar de ambiente, modificar sua rotina, reduzir seu trabalho e desfrutar de um período de férias para passar mais tempo com sua família (Ec 2.21-26; 3.1-8; Mc 6.30,31).
3. Bem-estar espiritual. O vento, o terremoto e o fogo no monte Horebe eram uma demonstração da suficiência e do poder de Deus; a voz mansa e suave, por sua vez, falava do grande amor do Pai (1 Rs 19.11,12). Talvez uma caverna (v. 9) não seja o local mais adequado para Deus revelar-se a alguém, todavia, nas situações mais adversas da nossa vida, o Senhor pode vir ao nosso encontro para nos tirar da depressão. O profeta saiu daquele lugar com uma nova visão acerca do seu Deus (1 Rs 19.13-18; Sl 23.4,5).
CONCLUSÃO
A história de Elias, teve um final feliz. Ele venceu em vida, até ser arrebatado aos céus. Seus inimigos, tiveram um fim trágico. Elias, com todas as suas falhas, foi agradável a Deus. Conosco, não é diferente. Deus nos ama. Mais do que nossa finita mente possa alcançar. Ele, não quer que desistamos, mas que nos refugiemos Nele. No "zimbro", onde Àgua e Comida, nos fortalecerá rumo a vitória. Que as lições de Elias "homem sujeito ás mesmas paixões que nós"Tg 5:17, fale, profundamente aos nossos corações, amém.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
BIBLIOGRAFIA
Lições bíblicas CPAD 2008

Revista Ensinador Cristão, CPAD, no 35, p.38.

CARLSON, R. (et al) O pastor pentecostal. RJ: CPAD, 1999.

DANIEL. S. Como vencer a frustração espiritual. RJ: CPAD, 2006

VENCENDO A DEPRESSÃO
TEXTO ÁUREO = “Porque estás abatida. ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença” (SI 42.5).
VERDADE PRÁTICA  = A melhor maneira de se evitar a depressão é encher-se do Espírito Santo, e ocupar a mente com pensamentos fundamentados na Palavra de Deus, confiando no Senhor em todos os momentos da vida.
LEITURA BIBLICA EM CLASSE  = SALMO 37.1-11
INTRODUÇÃO

Um dos males que mais atingem as pessoas em todo o mundo é a depressão. Há vários tipos de depressão. De igual modo, são várias as suas causas. Contudo, a causa primeira foi certamente a entrada do pecado no mundo - origem de todas as fraquezas e males emocionais, nervosos, psicológicos e físicos. Estudemos, à luz da Bíblia, como vencer e como evitar a depressão com base no Salmo 37.
1.0 QUE É DEPRESSÃO
1. Conceito. O Dicionário Aurélio diz que depressão é o “ato de deprimir-se; abatimento moral ou físico; letargia”. No dicionário Webster, lemos que depressão é “a sensação de sentir-se deprimido; desalento: redução da vitalidade funcional; estado anormal de inércia e emoção desagradável”.
2. Sintomas da depressão. De acordo com Collins, autor do livro Aconselhamento Cristão, estes são alguns dos sintomas da depressão:
“tristeza, apatia; perda de energia e fadiga, normalmente acompanhada de insônia; pessimismo; medo; sentimento de culpa, vergonha, senso de desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais; perda de apetite”. Para Paul Hoff, no seu livro O Pastor Como Conselheiro, a depressão manifesta-se também através de “doenças físicas variadas: tonturas, palpitações cardíacas, dificuldades respiratórias, pressão no peito, acidez estomacal”. Existem ainda outros sintomas que podem indicar estado de depressão.
3. Exemplos bíblicos de depressão
a) Moisés. Em Números 11.11- 15, vemos o grande líder de Israel, demonstrando imensa tristeza diante das murmurações dos israelitas, a ponto de dizer a Deus: “Por que fizeste mal a teu servo?.. .eu sozinho não posso levar a todo o povo, porque muito pesado é para mim... E, se assim fazes comigo, mata-me, eu to peço, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver o meu mal”. (Grifo nosso).
b) Elias. Em 1 Reis 19, lemos o que aconteceu a Elias após ter matado os profetas de Baal e Azera. Ameaçado pela diabólica Jezabel, “ele pediu em seu ânimo a morte...” (v. 4).
c) Davi. No Salmo 42, vemos o salmista muito triste ante a incredulidade sempre crescente de seus contemporâneos(v. 3). A certa altura, ele pergunta: “Por que estás abatida, á minha alma? e por que te perturbas em mim? (v.5).
II. AS CAUSAS DA DEPRESSÃO
Nem todas as causas da depressão são bem definidas. Há causas físicas, ambientais, psicológicas, emocionais e muitas outras. Entretanto, algumas delas já são bastante conhecidas, conforme veremos a seguir:

1. Ressentimento. O ressentimento é a emoção mais destrutiva nos relacionamentos humanos e para o bem-estar pessoal. Não é isso o que Deus quer de nós. Se temos alguma coisa contra alguém, ou se alguém tem alguma coisa contra nós, precisamos, o quanto antes, perdoar ou pedir perdão, que é o antídoto infalível contra a “gangrena emocional” do ressentimento. Jesus mandou perdoar “setenta vezes sete” (Mt 18.22), ou seja, sempre.
2. Mágoa. É a irmã gêmea do ressentimento. Guardar mágoa não traz vantagem nenhuma. Só males, doenças e até morte. A Bíblia, sabiamente, diz: “Toda a amargura, e ira... seja tirada de entre vós” (Ef 4.3 1). Veja também esta passagem: “Segui a paz com todos... tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb12.l4a-15).
3. Ira. É a mãe das duas causas anteriores. E sinônimo de cólera, raiva, indignação. É a principal causa de conflitos ministeriais, conjugais, familiares; é a causadora de miséria, de acidentes e de assassinatos. A ira humana, em geral, é prejudicial à vida espiritual e à saúde da mente e do corpo. O Salmo 37, ora em estudo, recomenda-nos claramente: “Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal (v. 8).
4. Ação maligna. Embora os autores de livros sobre aconselhamento não enfatizem esse fator como causa da depressão, salientamos que, em certos casos, quando não há causas orgânicas ou emocionais evidentes (morte de um ente querido, separação conjugal etc), a depressão pode ser provocada por ação demoníaca.
III. A CURA DA DEPRESSÃO: RECEITA DO SALMO 37.
1. Não se indignar por causa dos malfeitores (v. 1). Muitas vezes, o crente é levado a um estado de revolta e desânimo, e até de inveja, por ver a aparente prosperidade dos ímpios. Há coisas que não entendemos, mas Deus é justo, e fará justiça a seu tempo. Mas a inveja é obra da carne (Gl 5.21a). Não deve ter lugar no coração do crente.
2. Confiar Deus (v.3). A depressão pode ocorrer em diversas situações. Rejeição, insucesso, problemas da meia-idade, complexo de inferioridade, desemprego, perda de um ente querido etc. Todas essas situações podem explicar a depressão, mas não a justificam na vida do crente fiel, pois temos em quem nos apoiar nas horas amargas da vida. (SI 125.1).
3. Fazer o bem (v.3). Uma das manifestações do fruto do Espírito é a benignidade (Gl 5.22): a qualidade daquele que só faz o bem. A Bíblia manda fazer o bem e, como resultado, vem o viver pleno na terra que nos concedeu o Senhor, com o devido suprimento de todas as nossas necessidades (Sl 37.3b).
4. Deleitar-se em Deus (v.4). É vacina eficaz contra a depressão, preparada na farmácia de Deus. É buscar a alegria de Deus, pois a Bíblia declara que na presença do Senhor “há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente” (SI 16.11). Muitas vezes não recebemos bênçãos porque nos inquietamos, e até murmuramos, mas a alegria em Deus assegura a vitória contra o desânimo e a depressão.
5. Entregar o caminho ao Senhor (v. 5a). Há situações em que o crente, por estar tão deprimido, não consegue nem orar. A Palavra de
Deus, porém, nos assegura que, se lhe entregarmos os nossos caminhos, sem restrições e com total confiança, Ele tudo fará. Mas é preciso ENTREGAR, CONFIANDO. Entregar os caminhos significa colocar nas mãos de Deus os problemas, a família, a casa, o lar, o emprego, a empresa, os estudos, o namoro, o noivado, o casamento, o ministério, os desejos e os sonhos. É lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7). Deus é fiel! Ele vela pela sua palavra (Ir 1.l2b; Is 55.1 1). Ele trabalha pelos que nele esperam (Is 64.4).
6. Descansar no Senhor e esperar nele (V. 7). Este passo, indicado no salmo em estudo, parece-nos o mais difícil. Descansar mesmo, de verdade, no Senhor, não é tão fácil como se pensa. Diante de certas dificuldades, embora pareça que entregamos tudo a Deus, ficamos agarrados à corda da falta de fé.
Descansar no Senhor é fazer como fez Abraão. Diante da ordem divina, o patriarca não vacilou: pegou Isaque e o levou para o sacrifício. Indagado onde estaria o cordeiro, respondeu: “Deus proverá”(Gn 22.5-8). Descansar em Deus é responder como Jó em meio à prova tremenda: “Porque eu sei que o meu Redentor vive... Vê-lo-ei por mim mesmo...” (Jó 19.25-27). Um antigo hino (369 HC), diz: “Descansarei, descansarei, sob Suas asas preciosas! Descansarei, e não temerei, sob asas tão poderosas!”
IV. VIVENDO ABUNDANTEMENTE
1. Os mansos herdarão a terra (v. lia; v. 22). É promessa de Deus. Os violentos, os iracundos, não arrependidos, só herdarão a sepultura e o inferno. Mas os mansos, um dia, haverão de herdar a terra. Foi o que Jesus prometeu em suas bem-aventuranças (Mt 5.5). Jesus é mestre em mansidão, e convida todos ao aprendizado (Mt ll.29b). Mansidão é a prevenção contra a depressão proveniente da ira, da cólera.
2. Os mansos terão abundância de paz (v. 11b). A paz é tão procurada, mas tão pouco encontrada, porque as pessoas não querem Jesus, o Príncipe da Paz. Para os que obedecem a Deus, a paz é prometida em abundância.
3. Os passos são confirmados pelo Senhor (v. 23). Deus promete confirmar os passos “de um homem bom”, pois “ele deleita-se em seu caminho”. O homem bom, segundo a Bíblia, é aquele que pauta a sua vida nos princípios de Deus e não na justiça ou bondade humanas. Esse homem não se deixa dominar pela depressão, pois sabe que Deus o apóia em suas decisões, pois estas são tomadas de acordo com a justiça divina.
4. Deus sustenta o homem bom. (v. 24). “Ainda que caia não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão”. Os olhos do Senhor estão sobre o justo (Sl 34.15). Mesmo que este caia muitas vezes, se levantará (Pv 24.16a).
5. Deus ampara o justo (v. 25). “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo nem a sua descendência a mendigar o pão”. Esta é uma das mais belas promessas de Deus. Quem confia nEle, não fica deprimido, nem pensando no seu próprio futuro nem no futuro de sua família.
6. Um futuro de paz (v. 37). O salmista exorta-nos a notar “o homem sincero” e o “que é reto”, pois, para esses, é prometido um futuro de paz e não de tristeza, nem de amargura ou depressão.
CONCLUSÃO
O Salmo 37, um dos mais belos do Saltério, traz lições maravilhosas, não só quanto ao aparente sucesso dos ímpios, mas principalmente quanto a confiar no Senhor, entregando-lhe todos os problemas. Este salmo ensina-nos a descansar inteiramente no Senhor. Quem adota essas orientações, desenvolve atitudes mentais elevadas, e jamais será dominado por qualquer tipo de depressão. Afinal, o Senhor Jesus nos promete vida e vida com abundância.
Lições bíblicas CPAD 1997


Nenhum comentário: