ELIAS, O
TISBITA
TEXTO ÁUREO = “E ele
lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou
estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os
lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita”(2
Rs 1.7,8).
VERDADE
PRÁTICA = A
vida de Elias é uma historia de fé e coragem. Ela revela como Deus
soberanamente escolhe pessoas simples para torná-las gigantes espirituais.
LEITURA
BIBLICA EM CLASSE = 1 REIS 17: 1-7
INTRODUÇÃO
Elias "o tesbita, dos moradores de
Gileade" (1 Rs 17.1) é o personagem que estudaremos nesta lição. Seu
nome significa "Jeová é Deus". Foi de fato um grande profeta.
Realizou grandes façanhas e até hoje, sua vida nos serve de exemplo. Sua pessoa
aparece subentendida na galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11.32, que diz: "...e
dos profetas" .
OBSERVAÇÃO =
TISBITA, Elias, o profeta, foi assim designado (1Rs 17:1;
1Rs 21:17, 28, etc). Em 1Rs 17:1, a palavra traduzido por “moradores” é, no
original, a mesma que é traduzida por “tisbita”. Por isso, este versículo pode
ser lido da forma como vem na LXX: “Elias, o tisbita, de Tisbi, em Gileade”.
Alguns interpretam esta palavra como significando “estrangeiro” e lêem o
versículo da seguinte maneira: “Elias, o estrangeiro, de entre os estrangeiros
de Gileade”. O profeta é designado desta forma porque, provavelmente, nasceu em
Tisbi, uma cidade situada na Galileia Superior, de onde ele migrou para
Gileade. Josefo, o historiador judeu, contudo, supõe que Tisbi se situava
algures na terra de Gilade. Tem sido identificada com el-Ishtib, que se situa a
cerca de 35 Kms a sul do Mar da Galileia, entre as montanhas de Gileade.
A IDENTIDADE DE ELIAS
Nada temos de informação sobre a vida de Elias
antes de exercer o seu ministério profético, apenas que era dos moradores de
Gileade (1 Rs. 17.1). No entanto, analisando os textos bíblicos de 1 Rs. 17-19;
21; 2 Rs. 1 e 2, onde o ministério de Elias é narrado, podemos conhecer um
pouco mais desse grande profeta do século IX A.C.
1. Sua personalidade
1. Sua personalidade
As Escrituras revelam que Elias "era um homem sujeito às mesmas paixões que nós." (Tg. 5.17a) Uma pessoa de pouca aparência e evidenciando uma vida solitária (2 Rs. 1.8-9). Sua depressão e seu complexo de inferioridade são características próprias do introvertido. (1 Rs. 19.3,4).
2. Seu caráter
Como homem de Deus (1 Rs. 17.24), manteve-se zeloso no seu ministério, guardou a aliança com o seu Deus, e se resguardou da idolatria combatendo-a com veemência (1 Rs 18.21-24; 19.10). No entanto, deixou transparecer a sua fraqueza, ao supor que era o único fiel em Israel. O Senhor o repreendeu dizendo que havia reservado para Si, sete mil homens que não dobraram seus joelhos diante de Baal (1 Rs. 19.14-18; Rm. 11.1-4). Elias era cheio do Espírito Santo (2 Rs 2.9; Lc. 1.17).
Há muito tempo, na cidade de Tisbe, na região de
Gileade, local onde ser produzia os melhores azeites, usados em várias tarefas
nos afazeres do templo e na vida cotidiana (leia a mensagem AZEITONAS DE
JEOVÁ), uma família vivia normalmente até que a matriarca da casa fica grávida,
e os dias se passam, chegando perto da hora do nascimento da criança; então os
amigos perguntam ao pai, como se chamaria a criança, visto que os judeus muito
valorizam este momento, o momento de saber qual nome se daria à criança que
nasceria. Então o pai disse: Meu filho se chamara Eliahu, que traduzido é O
Senhor é Deus. Diz à história que ninguém entendeu, pois era costume dar nomes
de pessoas da família, e não se tinha história desse nome naquele tempo, mas o
pai não voltou atrás e confirmou, meu filho se chamará Eliahu.
Aquela criança cresceu nos ensinamentos do Senhor,
se tornando um jovem com ousadia e sabedoria, e ainda nos fala os sábios judeus
que Eliahu era de exuberante força física, cabelos longos e de uma voz
estrondeante. Então o jovem se torna um homem e tem um encontro com aquele que
seu nome com tanta propriedade afirmava ser Deus, o Eterno. Ao receber o chamado
sai, vivendo pelos campos comendo mel silvestre e gafanhotos, se vestindo com
peles de animais e cingido de uma corda na cintura. Eliahu, que era descendente
de Arom, ou Arão, é um dos profetas de personalidade mais forte, uma das
figuras mais poéticas da história judaica, e depois de Moisés, é o maior e o
mais venerado entre os profetas, segundo Talmud e o Midrash, é um profeta
místico, pois aparece misteriosamente na bíblia e da mesma forma desaparece,
seu ministério aparentemente foi curto, mas de grande impacto na história do
povo de Deus.
A OBRA REALIZADA POR ELIAS
Apenas saber que Elias foi um grande profeta, não
nos traz grande proveito. Precisamos saber o que ele de fato realizou e como
podemos tornar seu exemplo em algo prático para as nossas vidas hoje. Podemos
perceber três virtudes na vida de Elias através da obra que realizou:
1. Sua fé em Deus
1. Sua fé em Deus
O desafio proposto aos profetas de Baal (1 Rs. 18.20-40) é uma demonstração clara de fé. Segundo Hebreus 11.1, "fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
" Elias tinha total certeza de que seria ouvido por
Deus (1 Rs. 18.24). Uma falha qualquer e seria devorado pelos 450 adversários.
A sua fé foi demonstrada também, ao afirmar para a
viúva de Sarepta, que não ia acabar a farinha e nem faltar o azeite, apesar da
insignificante quantidade. (1 Rs. 17.12-14)
2. Sua intimidade com Deus
2. Sua intimidade com Deus
Elias demonstrava grande intimidade com o seu Deus. Falava com Deus como alguém que comungava com Ele. Por exemplo diante do filho morto da viúva ele diz: "Ó Senhor meu Deus, também até esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?" (1 Rs. 17.20). Diante dos profetas de Baal : "...fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo..." (1 Rs. 18.36b). Podemos perceber, pelo exemplo de Elias, que para sermos profetas de Deus, precisamos gozar desta intimidade com Ele. (Sl. 25.14)
3. Sua obediência a Deus
Elias era conhecedor da vontade de Deus e obedecia-lhe prontamente. À ordem de retirar-se para a banda do oriente, e ali ficar, sendo alimentado pelos pássaros (1 Rs. 17.2-5); em seguida, ir a Sarepta e viver ali sustentado por uma pobre viúva (1 Rs. 17.9,10); apresentar-se ao perigoso Acabe (1 Rs 18.1,2); a ordem de ameaçar Acabe e Jezabel (1 Rs. 21.17-26); repreende o rei Acazias e profetiza a sua morte (2 Rs. 1.1-4), a todas estas ordens, Elias obedeceu prontamente.
O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS
Jesus Cristo autentica o ministério profético de
Elias ao afirmar que ele foi enviado por Deus. (Lc. 4.25,26). A importância do
seu ministério é evidenciado em Mt. 17.3,4, quando ele aparece na
transfiguração de Jesus Cristo na qualidade de representante dos profetas.
1. Sua mensagem
Elias teve a responsabilidade de profetizar durante um período do reinado de Acabe. Um mau rei de Israel. No entanto, não se intimidou. Predisse a seca e por isso Deus o mandou fugir para um certo lugar onde os corvos o sustentaram com pão e carne durante alguns dias. Passado esse tempo, o Senhor o mandou de volta a Acabe (1 Rs. 18.1), o profeta foi firme diante da reação pouco pacífica do rei e o repreendeu. (1 Rs. 18.17-19) Elias predisse a chegada da chuva (1 Rs. 18.41). Com sua mensagem repreendeu Acabe e Jezabel por matar Nabote e roubar a sua vinha. Ainda prevê a morte de ambos (1 Rs. 21.17-26). Esta profecia se cumpriu em 1 Rs 22.34-40; 2 Rs. 9.30-37.
2. Sua oração
Elias era homem de oração. Obtinha respostas
imediatas. O texto de Tiago 5.17,18. Afirma que Elias "orou com instância
para que não chovesse... E orou de novo e o céu deu chuva." Elias orou
pelo filho da viúva (1 Rs. 17.20-22); orou pedindo a intervenção do Senhor
diante dos profetas de Baal (1 Rs. 18.36,37).
O MINISTÉRIO DE ELIAS
Elias foi um dardo de fogo que Deus desferiu
contra o perverso Acabe e a idolatria de Israel. Ele atravessa essa página da
história de modo rápido e terrível como um relâmpago. Elias, o tesbita, que era
dos moradores de Gileade, é a breve biografia com que se apresenta. O nome
Elias significa “Jeová é meu Deus” e adaptava-se perfeitamente a ele. Foi o
mais notável dos profetas. Acompanhe seu aparecimento repentino, sua coragem
intrépida, o zelo, seu triunfo no monte Carmelo, a profundeza de seu desalento,
seu glorioso arrebatamento ao céu num redemoinho e a aparição no monte da
Transfiguração.
Foi uma figura notável das montanhas de
Gileade, e seus longos cabelos caíam-lhe sobre o manto de pele de carneiro.
Jeová o enviou para por o fim ao detestável culto a Baal, praticado durante o
reinado de Acabe, que se casara com a ímpia Jezabel. Surgindo inesperadamente
do deserto e pondo-se diante do rei corrupto, no esplendor de sua corte, o
severo profeta falou-lhe ousadamente: “Vive
o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho
nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra (1Re 17.1)”. Fora-lhe dado
poder para fechar os céus de tal modo que não chovesse em Israel durante três
anos e meio. Pediu que descesse fogo do céu diante dos profetas de Baal no
monte Carmelo. Foi o evangelista do seu tempo, levando severas advertência ao
povo idolatra.
Eliseu sucedeu Elias. Era um tipo caridoso,
em contraste com o ardoroso Elias que o preparou para ser seu sucessor, seu
ministério profético durou cinquenta anos. A maior parte de seus milagres foram
atos de bondade e misericórdia. Teve grande influencia sobre os reis de seus
dias e embora não aprovasse os atos deles vinha sempre em seu socorro.
Elias e Eliseu apresentam acentuado
contraste: Elias foi o profeta do julgamento, da lei, da severidade; Eliseu foi
o profeta da graça, do amor da ternura.
ELIAS E A
MONARQUIA
ELIAS
EXERCIA GRANDE INFLUÈNCIA ESPIRITUAL SOBRE O POVO
1. O
Ministério de profeta no tempo do Velho Testamento.
a. O
profeta, no Velho Testamento, era como um mediador entre Deus e o povo. Por
exemplo, Moisés transmitia a Deus a palavra do povo, e levava ao povo as
Palavras de Deus, Dt 9,7. Assim também
Samuel leva as palavras do povo a Deus, 1 Sm 8.21, e transmitia a mensagem de
Deus ao povo, 1 Sm 9.6.
b. No tempo
do Novo Testamento, nenhum ministério tem esta incumbência, porque agora temos
“um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo,homem”, 1 Tm 2.5. Todo e
qualquer crente tem acesso ao Pai, em um mesmo Espírito, Ef 2.18; 3.12. Deus
fala agora a todos os crentes como um pai ao filho, seja pela sua Palavra, Em
15.4,5, ou pelo seu Espírito, Rm 8.16.
ELIAS
E A LITERATURA BIBLICA
A necessidade
e o anseio de tornar Deus conhecido no meio do seu próprio povo, que estava envolvido
com idolatria, motivou o profeta Elias a proferir uma das mais notáveis,
destemidas e fervorosas orações do Antigo Testamento.
Elias
arriscou sua vida e demonstrou submissão, coragem e fé em Deus diante de todo o
povo escolhido e dos profetas de Baal e Asera (quantos podem fazer isso
abertamente como Elias nos dias atuais?) e orou, depositando toda sua confiança
no Deus de Israel, pedindo fogo do céu, no que foi prontamente atendido. O
Senhor foi glorificado no meio do povo, e a história de Israel mudou naquele
dia (1 Rs 18.36-39).
Estudar o
Antigo Testamento leva o crente a aprimorar seu relacionamento e crescer em
maturidade para com Deus. Homens do passado usufruíram de íntima comunhão com o
Criador mediante a oração. Como seres humanos, nossas ansiedades e necessidades
podem e devem ser colocadas diante daquEle que é o nosso Pai (Fp 4.6; 1 Pe 5.7).
CONCLUSÃO
Elias era homem de Deus e deixou para nós o seu
grande exemplo. Foi levado ao céu num redemoinho (2 Rs. 2.11). Muitos
procuraram por Elias, mas não o encontraram e então voltaram para Eliseu (2 Rs.
2.15-18). E hoje o mundo chama por profetas, homens de Deus que lhes diga o que
fazer para serem salvos (At. 2.37, 16.30).
1. Você é um enviado por Deus?
2. Você sempre fala o que Deus lhe manda falar?
3. Você sempre obedece a Deus incondicionalmente?
1. Você é um enviado por Deus?
2. Você sempre fala o que Deus lhe manda falar?
3. Você sempre obedece a Deus incondicionalmente?
Elaboração
pelo:-
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
BIBLIOGRAFIA
Lições
bíblicas CPAD 1981
Bíblia
de Estudo Pentecostal
Apontamentos
do Autor
A CHAMADA E
PREPARACAO DE ELIAS
Texto áureo = Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneia bem a Palavra da Verdade. II Tm 2.15.
Verdade
Prática
= Deus cuida daquele que lhe é fiel e «rida no caminho da obediência.
Leitura em
Classe = i Rs 17.1-5; Tg 5.17,18
INTRODUÇÃO
Elias
aparece na Bíblia como um dos grandes instrumentos de Deus, para transmitir a
Israel o despertamento do Senhor, num tempo muito escuro. A Biblia nos exorta a
tomar tais exemplos, Tg 5.11; lHIb11.32-38. Quanto ao exemplo de Elias, ele é
para nós o mais importante porque a Biblia diz a respeito dele, que “era um
homem sujeito às mesmas paixões que nós”, Tg 5.17. Aquilo que Deus fez através
dele, poderá fazer por intermédio de qualquer um de nós.
1. ELIAS
OBEDECEU A CHAMA DA DIVINA
A
Bíblia começa a contar a história de Elias desde o dia em que ele aceitou a
chamada de Deus. Antes disso, sabemos a respeito dele, somente que era “ o
tisbita”, dos mora dores de Gileade, 1 Es 17.1. O plano de Deus para Elias
começou a ser executado no dia em que ele obedeceu à ordem de Deus e procurou o
rei Acabe para transmitir-lhe a mensagem divina: “Nestes anos não haverá chuva
nem orvalho, senão segundo a minha palavra”, I Rs 17.1. Naquele momento, Filias
iniciou o seu Ministério de profeta e foi usado por Deus de modo poderoso, para
fazer voltar os corações do povo para o bom caminho.
Querido
leitor! Deus tem um plano preparado para cada cristão, Ef 2.10; GI 1.15. E
também tem para ti. Importa que cada um se entregue inteiramente a Deus para
obedecê-lo em tudo. Então o próprio Deus fará o resto. Ele usa os que se
consagram como instrumentos em sua potente mão.
II.
CONDIÇÕES PARA SE TORNAR UMA BÊNÇÃO
Muitos
gostariam de ser uma bênção, mas faltam-lhes condições para isto. Porém, Elias
as possuía em sua vida. Quais eram?
1. Elias era
justo.
O apóstolo Tiago escreveu a respeito dele: “A oração feita por um justo”, Tg
5.16. A justiça que Elias possuía não era dele mesmo. Ele havia sido
justificado junto ao ALTAR DE DEUS, quando sacrificava pelos seus pecados,
abraçando as promessas sobre o Messias que havia de vir, Hb 11.13. Deus, que
faz concerto com sacrifícios, SI 50.5, também justificou Elias pela fé, e assim
ele podia praticar justiça, Hb 11.33. Foi por meio de sua vida justa que Elias
pôde representar, diante do mundo, o Deus que é justo, SI 145,17; Dt 32.4.
Elias
permaneceu firme na sua justiça num tempo em que muitos tinham perdido a
coragem para isto. Conforme a Palavra de Deus, havia 7000 que não se dobraram
perante Baal, 1 Rs 19.18. Isto, para eles, foi uma vitória pessoal, porém, eles
não possuíam nenhuma força para representar Deus diante do povo, que coxeava
entre dois pensamentos, 1 Rs 18.21. E somente por meio da justiça de Deus em
nossa vida, que temos entrada às bênçãos da graça de Deus, Rm 5-1,2, sem a qual
ficamos sem condições de servi-lo, Mt 2.8,9.
2. Elias
possuía o poder de Deus, II Rs 2,9. A sua experiência deste poder não era uma
coisa passageira, mas permanecia sobre ele e dominava todas as atividades de.
seu Ministério. Os moços que o acompanhavam (os filhos dos profetas), falavam,
de experiência própria, sobre “o espírito de Elias”, II Es 2.15.
No
tempo do Novo Testamento, também chamado “Ministério do Espírito”, II Co 3.8,
Deus quer que os seus servos possuam esse poder através do batismo com o
Espírito Santo, Lc 24.49; At 1.8. Coisa nenhuma poderá, jamais, substituir esse
poder na vida dos que desejam ser uma bênção. Não basta recebê-lo uma vez, mas
convêm que vivamos e andemos em Espírito, GI 5.25.
a. Elias era
um homem de oração. A Bíblia diz a respeito dele: “orou nutra vez”, Tg 5,18. A oração
de Elias era muito potente porque orava conforme a vontade de Deus, 1. Jo
5.14,15; Tg 5.17,18. A viúva, conforme a
parábola de Jesus, pedindo de acordo com a justiça, podia fazê-lo com
insistência, Lc 18.3,7,8. Quando nós oramos “segundo Deus”, Rm 8.27, alcançamos
vitória; isto porque oramos “segundo a sua vontade”, J Jo 5,14,15. Elias orava
com insistência, 1 Rs 18.42-46. Oração de poder exige tempo. Jesus foi, também
nisto, um exemplo para nós, Lc 6.12- A Bíblia mostra outros exemplos, como
Samuel, 1 Sm 15.11; Daniel, Dn 10.2,12; Paulo, Cl 1.13; I Ts 1.2, etc.
Carecemos deste poder na oração, para assim podermos vencer a resistência dos
demônios, Ef 6.10; 1 Co 15.32.
III. ELIAS
EXERCIA GRANDE INFLUÈNCIA ESPIRITUAL SOBRE O POVO
1. O
Ministério de profeta no tempo do Velho Testamento.
a, O
profeta, no Velho Testamento, era como um mediador entre Deus e o povo. Por
exemplo, Moisés transmitia a Deus a palavra do povo, e levava ao povo as
Palavras de Deus, Dt 9,7. Assim também
Samuel leva as palavras do povo a Deus, 1 Sm 8.21, e transmitia a mensagem de
Deus ao povo, 1 Sm 9.6.
b. No tempo
do Novo Testamento, nenhum ministério tem esta incumbência, porque agora temos
“um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo,homem”, 1 Tm 2.5. Todo e
qualquer crente tem acesso ao Pai, em um mesmo Espírito, Ef 2.18; 3.12. Deus
fala agora a todos os crentes como um pai ao filho, seja pela sua Palavra, Em
15.4,5, ou pelo seu Espírito, Rm 8.16.
2. Filias
tornou-se respeitado diante do rei e do povo. Eliseu o chamou “meu pai, carros
de Israel e seus cavaleiros”, II Rs
2.12.
a. A
verdadeira influência que alguém exerça é sempre uma coisa relacionada com a
sua íntima comunhão com Deus. A Bíblia diz: “Se ouvires a voz do Senhor,
teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos”, Dt 28.1, “o
Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não
debaixo”, Dt 28.13. Porém, se não deres ouvido à voz do Senhor, teu Deus”, Dt
28.15, então, “o estrangeiro se elevará muito sobre ti e tu mui baixo descerás.
Ele será por cabeça, e tu serás por cauda”, Dt 28.43,44.
b. Se alguém
procura impor uma influência espiritual, seja por meio duma posição, ou superioridade
intelectual, ou financeira, sem que possua um contato real com Deus, ele se
torna como a erva que logo seca, 1 Pe 1.24; Os 13,3. Quando, porém, um servo de
Deus, seja qual for a sua posição na igreja, depende inteiramente de Deus, 1 Co
4.20, o qual nele opera, Cl 1.29, ele se torna uma bênção. São os vencedores
que terão poder sobre as nações, Ap 2.26. E quando Deus abençoar um de seus
servos, todos então sentirão que o tal é confirmado por Deus, 1 Sm 3.20; x
14.31; 19.9. Vemos assim que o caminho para ser uma bênção é o mesmo que Deus
mostrou a Abraão: “Abençoar-te-ei, e tu serás urna bênção”, Gn 12.2.
IV. DEUS
CUIDOU TAMBÉM DO SUSTENTO DE SEU SERVO
1. No tempo
em que Elias iniciou o seu ministério, havia fome na terra. Foi ele
mesmo quem transmitiu ao rei Acabe, a mensagem de Deus, que não cairia chuva
sobre a terra. As águas nos rios se secaram e a fome reinava. Porém, Deus
sempre se responsabilizou pela vida e pelo sustento de seus servos. Ele é um
Bom Patrão. Jesus disse: Vosso Pai sabe! Mt 6.32. Ele que conta até os nossos
cabelos, Lc 12.7, e que tem cuidado dos passarinhos e dos lírios do campo, Mt
6.26-30, Ele mesmo cuidará daqueles que o servem. Devemos, portanto, confiar no
Senhor, que tem cuidado de nós, SI 40.17; Lc 12.30, e não deixar que os
cuidados da vida, Lc 21.34, venham a sufocar nossa vida espiritual. Mt 13.7,22.
2. Elias
alcançou as provisões materiais de Deus quando obedeceu às suas ordens. Quando Deus
disse: “Vai-te daqui ao ribeiro de Quente”, 1 Rs 17.3. ele foi e achou a água
que faltava em tantos lugares.
Ali,
Deus- ordenou aos corvos que o sustentassem, 1 Rs 17.4.6. Foi milagre de Deus,
tanto o providenciar a carne como o impedir que os corvos mesmo comessem tal
comida.
3. Quando as
águas do ribeiro Querite se secaram, Deus mandou Elias para Zarefate onde Ele,
também por meio dum milagre; ó sustentou, usando uma pobre viúva, 1 Rs 17.9.
Isto continuou por muitos dias, 1 Rs 18.1.
Confiemos,
pois, no Senhor, Sl 27.3: 33.18, 19; 34.9, e então poderemos responder da mesma
maneira que os discípulos responderam quando Jesus lhes perguntou: “quando vos
mandei sem bolsa, alforje ou alparcas, faltou vos porventura alguma coisa? Eles
respondera. NADA!” Lc 22:35.
Elaboração
pelo:-
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Lições
bíblicas CPAD 1981
O
ARREBATAMENTO DE ELIAS
TEXTO ÁUREO = “Eis aqui
vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos
transformados” 1 Co 15,51
VERDADE
PRÁTICA
= O arrebatamento de Elias nos faz lembrar o arrebatamento da Igreja, que em breve
acontecera.
Leitura em
Classe = II Rs 2: 1-11.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição estudaremos a respeito do fim que o Senhor deu ao seu servo Elias, Tg
5.11, que foi, realmente, singular. Só havia acontecido a mesma coisa a Enoque,
cerca de 1208 anos antes, Gn 5.24. Todavia o fim de Elias nos interessa
bastante porque a Igreja do Senhor se acha às vésperas de um fim semelhante.
Estamos esperando, não um carro de fogo, mas o próprio Jesus que virá e nos
livrará da ira futura, 1 Ts 4.16; 1.10; e nos levará para estarmos sempre com
Ele, 1 Ts 4.13-18.
1. DEUS
HAVIA DETERMINADO O ARREBATAMENTO DE ELIAS
1. O
Espírito Santo havia revelado isto a Elias. Ele falou disto a Eliseu, II lIs
2.9. Também os filhos dos profetas o sabiam, II Rs 2.3,5.
Hoje
o Espírito Santo revela que a vinda de Jesus está às portas. Ele o faz de
várias maneiras:
a. Ele
vivifica,
J0 6.63, e nos faz compreender a palavra profética, II Pe 1.19; Dn 12.10.
b. Ele fala
por meio dos dons de profecia, língua estranha com interpretação, 1 Co
12.10, e por meio de revelações e visões.
c. Ele
faz-nos compreender os sinais dos tempos, pelos quais é possível saber que a nossa
redenção está próxima, Lc 21.28. Veja a situação internacional, Israel, os
terremotos, a fome, a decadência moral, etc... Tudo fala uma linguagem só:
Jesus vem breve!
2. O
Espírito Santo não revelou a Elias o momento exato do arrebatamento. Por isso
ele só podia dizer a Eliseu que ficasse observando “quando for tomado de ti”,
II Rs 2.10.
Quanto
à vinda de Jesus, jamais será conhecido, o dia ou a hora, Mc 13.32. Isto não
nos pertence, At 1.7. Deus somente ordena esperar e estar preparado, Rm
13.11,12; Lc 12.35,36. Não devemos dar atenção os ensinos que procuram predizer
esse dia. Paulo disse aos crentes de Tessalônica que não se perturbassem, “quer
por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia
de Cristo estivesse já perto”, II Ts 2.2.
II. ELIAS
ESTAVA EM PLENA ATIVIDADE NO DIA DO SEU ARREBATAMENTO
Elias
estava fazendo visitas de rotina ao campo, II Rs 2.4-6. No momento do
arrebatamento, estava “andando e falando”, II Ra 2.11, a respeito do modo como
o seu sucessor poderia alcançar poder. Foi naquele instante que o carro de fogo
apareceu. Aleluia!
E assim
mesmo que Jesus ensinou. Ele disse: “Negociai até que eu venha”, Lc 19.11; e disse ainda:
“bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”,
Mt 24.46. Irmãos, vamos trabalhar até então!
Aqui
observamos que a Bíblia jamais apóia o fanatismo. Não apóia que alguém oriente
os crentes que, por causa da proximidade da vinda de Jesus, não devam estudar,
trabalhar, construir casas, etc. Alguns dizem até que não se deve construir
novos templos. Todavia, não devemos trabalhar como se Jesus demorasse, mas
devemos esperá-lo como se viesse agora...
III. A
SIMBOLOGIA DOS LUGARES QUE ELIAS VISITOU
Ele
disse: O Senhor me enviou a Betel, a Jericó, ao Jordão, II Rs 2.2,4,6. A sua
visita, certamente, era rotineira, porém aqueles lugares traziam recordações de
acontecimentos passados.
Parece
uma coincidência que o Espírito Santo tenha enviado Elias logo para os lugares
onde, no passado, aconteceram coisas importantes. Estas coisas são,
simbolicamente, importantes para todos nós que desejamos subir na vinda do
Senhor Jesus.
Vejamos:
I. Elias
estava em Gilgal quando lhe foi revelado seu arrebatamento. Cilgal foi
o primeiro lugar onde Israel acampou após ter passado o Jordão, Is 5.9. Foi ali
que o povo, vindo do deserto, foi circuncidado. Deus, assim, revolveu o
“opróbrio do Egito” de sobre eles, ,Js 5.9. Ali também celebraram a Páscoa, Js
5.10.
Gilgal
traz para nós o símbolo da nossa páscoa Cristo, I Co 5.7, que na cruz do
Calvário, nos preparou uma salvação completa, pela qual, ainda hoje, é possível
revolver o opróbrio do mundo. Deus é santo e quer que o seu povo também o seja,
1 Pe 1.15; 1 Ts 5.23; Hb 12.15. Os que desejarem subir têm que passar pelo
Gilgal, isto é, experimentar a libertação divina em sua vida. Ninguém pode
servir a dois senhores, Mt 6.24, nem pode aceitar um jugo desigual ou a
comunhão com as trevas, II Co 6.14-18. Jesus nos tirou do mundo, Jo 15.19, para
sermos dele, Rm 1.6, e os que são dele serão arrebatados na sua vinda, 1 Co
15.23.
2.
Betel foi o segundo lugar para onde o Senhor enviou Elias antes do seu
arrebatamento. Betel significa casa de Deus, Gn 28.19. A Bíblia mostra a grande
importância da igreja para a nossa preparação:
“Não
deixando a nossa congregação como é costume de alguns, tanto mais quanto vedes
que se vai aproximando aquele dia”, Hb 10.25. A Igreja é a noiva de Cristo, Ef
5.31,32; Ap 22.17. Irmão, vive bem com a Igreja. Ame-a! O Senhor te enviou a
Betel!
3. Jericó
foi o terceiro lugar, II Rs 2:4. Jericó nos faz lembrar a grande vitória que
Israel ganhou pela fé e pela obediência à palavra de Deus, Js 6.20. O Senhor
sempre estimula o seu povo a vencer o mal. Nas cartas às sete igrejas, em todas
elas, Jesus falou: A quem vencer, Ap 2.7,11,17,26; 3.5,12,21. E em Ap 21.7, a
Bíblia diz: “Quem vencer herdará todas as coisas”.
4. Jordão
foi o último lugar. O rio Jordão é a divisa para o oriente - Simbolicamente, Jordão
fala da experiência que nos faz entrar na terra de Canaã, o batismo com o
Espírito Santo. Como Canaã era a promessa de Deus para Israel, o Pai celestial
nos deu a promessa do Espírito Santo. Jesus chamou esta bênção de “a promessa
de meu Pai”, Lc 24.49; At 1,4. Esta bênção é de muita importância para todos
nós, pois nos dá poder nestes tempos difíceis que antecedem a vinda do Senhor.
IV. DE
REPENTE VEIO UM CARRO DE FOGO COM CAVALOS DE FOGO
I. Deus tem
milhares de carros, SI 68.17. Agora enviou um para buscar o profeta.
Quando quis defender Eliseu, enviou tantos que o monte ficou cercado, II Rs
6.16,17.
2. O cano
era de fogo. Isto nos fala, simbolicamente, que o arrebatamento da Igreja será
feito pelo poder do Espírito Santo. Jesus foi elevado ao céu pelo Espírito
Santo, Ef 1.19,20. A Igreja subirá pelo mesmo poder, Rm 8.11; Fl 3.21.
3. Elias foi
elevado ao céu, II R.s 2.11. Ele ali encontrou com Deus, que tanto o
havia ajudado. Que alegria! Que vitória! Isto será a grande vitória no
arrebatamento da Igreja! Estaremos sempre com o Senhor, 1 Ts 4.18.
4. Elias não
foi encontrado aqui. Quando Elias foi arrebatado, 50 filhos de profetas quiseram
buscá-lo nas montanhas ou nos vales, II Rs 2.16. De nada adiantou, Elas já
estava no Céu. Quando Jesus vier, Ele nos levará para a sua glória e nenhum de
nós, os salvos, será achado aqui.
5. Elias
subiu, porém Eliseu ficou. Deus havia determinado levar somente Elias. Eliseu tinha ainda
uma grande missão para cumprir. Porém, quando Jesus vier, levará todos os que
estiverem preparados. Não ficará nenhum! Jesus, nós queremos-subir. Guarda-nos
até aquele dia! Amém!
“Aquele
que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho, Amém. Ora vem, Senhor
Jesus”, Ap 22.20.
Lições
bíblicas CPAD 1988
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