20 de abril de 2016

Os benefícios da justificação


Os benefícios da justificação

 


introdução
 

Até então estudamos como ocorre a justificação. Mas, como se não bastasse, em decorrência  desta justificação temos  alegria , paz , esperança e tantas coisas boas .Se nos pusermos a pensar na condição que estávamos onde nem éramos merecedores de tamanho amor mesmo assim Deus além de nos justificar  e, Isso só já nos bastaria, Deus na sua bondade nos acrescenta mais da parte Dele.

I- BENÇÃO DA GRAÇA JUSTIFICADORA

1-PAZ- “Sendo, pois justificados pela fé temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”Rm.5.1 .Para melhor  explicarmos  como ocorre tal situação, ilustramos da seguinte forma  : É Semelhante a alguém que está separado de outrem e a este é lhe imprescindível reestabelecer  a amizade pois a inimizade lhe trouxe desconforto, tristeza, angústia e dores ; mas ,um bom advogado consegue intermediar tal reconciliação e fazer com que essas duas pessoas possam novamente estarem em comunhão , isso traz conforto e paz para aqueles que estavam distantes; assim éramos nós para com Deus estávamos distantes, irreconciliados mas, Jesus veio como o nosso bom advogado e nos reconcilia com Deus e isso nos traz paz e sossego na alma . Essa paz não é apenas a ausência de guerra como define os dicionários, mas é sim algo que vai além de tal entendimento, pois essa paz habita no interior da alma e existe mesmo que haja guerra, pois independe do contexto que o homem está, por isso o mundo não entende essa paz, também não é uma paz para um plano futuro ela é imediata após sermos justificados com Deus.

2-ESPERANÇA-“pelo qual também temos entrada pela fé e esta  graça no qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” Rm 5.2. A esperança nos remete ao futuro e, se este nos é desconhecido e incerto então a esperança se esvai, mas através de Jesus que nos leva até Deus, abre-se a porta da esperança então o futuro já não é incerto e o que nos espera é o Reino dos Céus e ai temos esperança.

3-SOFRER POR JESUS-“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações , sabendo que a tribulação produz a paciência e a paciência produz a experiência e a experiência a esperança “Rm 5. 3,4 .Claro que aqui não há espaço para a Teoria da Prosperidade  doutrina esta na qual o cristão não pode passar por sofrimento , mas não há no que escandalizar-se pois é possível   alegrar-se na tribulação e isso parece meio  incompreensível mas o Deus que nos criou sabe dos benefícios que o sofrimento nos traz ,pois nenhuma universidade seria capaz de agregar a nossa vida o legado da paciência, da experiência  e da esperança.

II AS BENÇÃOS DO AMOR

1-A mensagem do apostolo Paulo , quando fala de Deus é diferente do conceito que os judeus tinham sobre Deus .Pois os mesmos conheciam um Deus distante deles e o Apóstolo chega falando de um Deus cheio de amor e misericórdia que ampara seus filhos ,este conceito é de difícil entendimento para aquele que não o conhece como o apóstolo conhecia e como nós podemos ter o privilégio de conhecer .

2 -O AMOR QUE O EPÍRITO DISTRIBUI

Trata-se do  Amor Presente que se faz por meio do Espírito Santo que habita em nós que segundo o profeta Joel é derramado sobre nós .

III AS BENÇÃOS DA NOVA CRIAÇÃO

1- O HOMEM ADÃO

Adão pecou e este é o pai de toda a humanidade portanto todos estávamos debaixo do pecado , então para este homem não há esperança .

2- O HOMEM EM CRISTO

Este é justificado em Cristo , portanto pertence ao céu.

CONCLUSÃO

Deus nos amou mesmo nós sendo pecadores e quando nos rendemos a Ele, Ele nos justifica e nos cerca do seu amor.




Elaboração:- Prof. E.B.D. Maria Ines

Igreja Evangelica Assembleia de Deus Ministerio do Belem Setor I Dourados ms

Nenhum comentário: