A
Santíssima Trindade Um só Deus em três Pessoas
Texto
Áureo = "Portanto, ide, ensinai todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mt 28.19)
Verdade
Prática = Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em
três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo iguais em substância,
glória, poder e majestade.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE – I Corintios 12:4-6 = 2 Corintios13:13
= Gn 1.1,2,26 = Dt 6.4 = Lc 3.22
= Mt 28.19 = Jo 1.1,14,18; 14.26;
HINOS
SUGERIDOS: 10,185, 507 da Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a doutrina da Trindade
Divina: o Pai, o Pilho e o Espírito Santo, dando ênfase maior ao Filho, o
Senhor Jesus Crista. Já vimos durante este trimestre que o alva principal das
seitas e doutrinas falsas, direta ou indiretamente, e desmerecer Jesus Cristo,
porque o Inimigo sabe que Jesus é o único Redentor da humanidade,e que se Ele
for desconhecido do povo, as almas não se salvarão e a vantagem será da
Inimigo. Mesma quando o pecador sabe que Jesus é o Salvador do mundo, a Inimigo
ainda lhe diz para aceitar Jesus depois; mais tarde. Esta lição também serve
para o aluno observar quão longe da verdade divina estão os que abraçam as
seitas falsas.
A
TRINDADE DEFINIDA (Gn1.1,2,26; Dt 6.4; Lc 3.22)
O único e verdadeiro Deus revela-se através das
Sagradas Escrituras coma a eterno “Eu Sou”, o Criador do universo e Redentor do
gênero humano. Deus ainda se revela deixando claro que reúne em si os
princípios de relacionamento e associação pessoal, como Pai, Filho, e Espírito
Santo. A Bíblia revelam Deus único em essência ou substância, subsistindo em
três distintas e divinas pessoas (Dt 6.4; Is 48.16; Lc 3.22; Mt2&19). A
Bíblia começa revelando a Trindade, pois em Gn 1.1, Elohim é um plural, e no
v.2, temos o Espírita Santo em atividade.
Cada Pessoa divina tem ofícios distintos na criação,
na preservação, todavia as três são perfeitamente uma em natureza e harmonia,
de modo as três constituem um Deus uno; não três deuses. O termo trindade não
se acha escrito na Bíblia, mas a realidade da Trindade está lá claramente. Os
inimigos da sã doutrina não vêem isso porque não querem crer e porque não podem
ver, devido a seus preconceitos e as trevas em que se encontram.
Há muitos fatos do mundo que auxiliam na compreensão
da Trindade. Três lâmpadas acesas formam uma única luz, e entretanto são três
elementos. A imagem é uma só, porém tem três dimensões. Nenhuma delas é a
imagem completa, somente as três.
1.
A doutrina da Trindade no AT. Esta doutrina aparece
muitas vezes na Bíblia. Todas as nações em volta de Israel eram politeístas.
Era preciso fixar em Israel a verdade bíblica que o verdadeiro Deus 6 uno. Se a
Trindade santa fosse revelada a Israel explicitamente, como no NT, sem dúvida
eles ficariam confusos e disso surgiria má compreensão e má interpretação.
a.
Gênesis 1.1. “No princípio criou Deus os céus e a
terra”. Aqui temos Deus sendo uno e trino ao mesmo tempo. Aqui, a palavra
“Deus” é no original “Elohim”, um plural, enquanto que o verbo da frase (criar)
está na singular. Elohim é o nome de Deus como Criador.
b.
Gênesis 126. Deus ao efetuar a criação do homem,
disse: “Façamos o homem, conforme a nossa semelhança”. Os inimigos da verdade
afirmam que Deus estava aqui dirigindo-se aos anjos, mas o v. 27 desfaz essa
idéia, pois ali está dito que Deus caiou o homem segundo a sua imagem, e não
segundo a imagem dos anjos.
c.
Deuteronômio 64. “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”.
Apalavra “Deus” aqui, é Elohim, um nome plural, denotando uma unidade sim, mas
composta Por sua vez, a palavra “única”, é no original echad e indica uma
unidade composta. Outros exemplos do termo “echad”, sempre indicando unidade
também composta: Gn 2.24” e serão ambos uma carne”; ora marido e mulher são um
em propósito, harmonia e vivência, mas individualmente duas pessoas. Gn 11.6:
“Eis
que o povo é um”. Em que sentido uma multidão de pessoas
pode ser um? Outros casos são: Ed 3:1 e Ez 37.17. A unidade absoluta em
hebraico tem outro termo diferente para designá-la. Em Jo 10.30, Jesus disse
“Em e o Pai somos um”. A palavra um aqui, é no original “heis”, correspondente
a echad m Antigo Testamento.
2.
A doutrina da Trindade no NT. Aqui, destacamos Le
3.22; Jo 14.16; Mt
28.19; 2Co 13.14; 1 Pe 1.2; 3.18; Lc 5.14.
3.
A distinção entre as três pessoas. O Filho está no Pai, e
vice-versa; em comunhão. O Pai está o Filho, mas o Filho procede do Pai em
autoridade. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, em natureza,
relacionamento, cooperação e autoridade. Não são três deuses distintos, nem também
são uma só pessoa São três pessoas e uma só essência. Quando em conjunto, a
menção mais comum destas pessoas são: Pai, Pilho, Espírito Santo, mas isso não
se trata de uma ordem fixa; pode ser diferente, como: Mt 20.192 Co 13.13; Jo
14.26.
A
SECO UNDA PESSOA DA TRINDADE (Lc 3.22; Mt 28.19; Jo 1.1,14,18).
1.
Jesus como Filho de Deus. Tem um título que somente lhe
pertence como Filho de Deus: Senhor Jesus Cristo (Rm 1.7). Quanto a sua divina
e eterna natureza, Ele é o Senhor Jesus Cristo, porém, quanto a sua natureza
humana, Ele é chamado Filho do Homem. “Filho”, nas línguas bíblicas, não quer
dizer somente gerado, mas também participante; da mesma natureza ( Dn 7.13; Mt
9.6; Jo 3.13).
Portanto, Jesus encerra em si, tanto a natureza
divina, como a humana (pura, como Adão antes de pecar, 1Co 15.45). Porque Jesus
é divino e humano, Ele é o Emanuel, que significa Deus com os homens (Mt 1.23;
1 Jo 4.2; Ap 1.13).
Uma vez que o nome Emanuel abrange tanto Deus como o
homem numa só pessoa Cristo; conclui-se que o título Filho de Deus refere-se a
sua deidade, e Filho do Homem, à sua humanidade. Nós nos tomamos filhos de Deus
mediante o novo nascimento, mas Jesus é o Filho de Deus num sentido único,
desde toda eternidade.
2.
A posição de Cristo antes dEle vir ao mundo. Crista já
existia desde toda eternidade como o Filho de Deus, antes de nascer como um
bebê. Jo 1.1 afirma “O Verbo era Deus”. Em Fp2, o Apóstolo Paulo mostra que o
Filho é igual ao Pai. Ele “não teve usurpação ser igual a Deus (v.6).
3.
Como e por que o Filho de Deus fez-se homem. O milagre da
encarnação do Filho de Deus vai além da nossa compreendo. Ele deixou de lado
suas prerrogativas coma Deus. Ele tornou-se homem o viveu entre os homens.
Cristo veio para redimir a humanidade por sua morte na cruz,mas Ele veio também
para revelar Deus ao mundo (Jo 1.18).
A
DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO (Mt 28d9; Lc 3.22; At 10.19,20).
O Espírito Santo é Deus (At 5.3,4). Ele é a terceira
pessoa da Trindade. Em Mt 28: 19 Ele é posto juntamente com o Pai e o Filho.
Logo, se o Pai e o Filho são pessoas, o Espírito Santo também é. Em Lc 3: 22
temos o Espírito Santo manifesto “em forma corpórea como uma pomba”; junto ao
pai e ao Filho. Ele não apareceu ali em forma humana, porque Deus queria
destacar a pessoa do Filho, que a partir dali iniciaria o seu ministério de
poder entre os homens através do Espírito Santo (Lc 438,19; At 10: 38). A
operação do Espírito Santo seria na vida de Jesus como o Filho do Homem. É a
mesma razão porque Ele não se manifestou em forma humana no dia de Pentecoste:
Destacar e glorificar a pessoa de Jesus, e, deixar
claro que na Igreja a sua operação é interior, isto é, habitando no crente e
capacitando-o para viver a vida cristã e realizar a obra de Deus.
Porém o Espírito Santo é também Senhor (1Co 3.18
ARA) e Criador (Jó 33.4; SI 33.6). Seu ministério principal 6 interior, dando
vida, daí Ele ser chamado “Espírito de Vida” (Riu 8.2; Jo 6.63).
1.
Atos 15: 28. “Parece bem ao Espírito Santo e a nós”.
Aqui o Espírito Santo aparece como uma pessoa em definida e séria atividade
mental na tomada de uma resolução, em consulta e cooperação numa assembléia de
crentes. Portanto, se o leitor é uma pessoa real com os seus devidos atributos,
o Espírito santo também é. Em Ez 8.3, vemo-lo agindo de forma nitidamente pessoal.
2.
Atos 10: 19,20. Aqui o Espírito Santo fala como pessoa
(“disse-lhe o Espírito”), e, identifica-se como pessoa (“eu os enviei”). Algo
inexistente não faz isso, nem também uma simples influência, poder ou unção.
Ver Ez 3.24.
CONCLUSÃO.
O Deus uno e triúno ao mesmo tempo, são das
doutrinas bíblicas que transcendem a razão humana, mas que as aceitamos pela
fé. Há outras verdades e doutrinas bíblias do mesmo quilate.
Se a unidade composta do homem (espírito, alma e
corpo), encerram fatos inexplicáveis para sábios, cientistas, e teólogos,
quanto mais a triunidade de Deus: Pai, Filho, Espírito Santo. Contudo, em
resumo podemos afirmar
Que o Pai é a plenitude da divindade invisível.
Que o Filho é a plenitude da divindade manifesta
Que o Espírito Santo é a plenitude da divindade
agindo na criatura.
Todas as três divinas Pessoas da Trindade são
co-eternas e iguais entre Si, mas distintas em suas operações concernentes a
Criação.
a.
O Pai criou tudo, planejando (Ef 3.9)
O Filho criou tudo, executando (Hb 1.3)
O Espírito Santo criou tudo, dando vida e pondo
ordem ( jó 33.4; Gn 1.2).
b.
Na obra da Redenção.
O Pai planejou a salvação no céu.
O Filho consumou a salvação na cruz.
O Espírito Santo realiza a salvação na vida das
pessoas.
Entretanto, em qualquer desses atos grandiosos as
três divinas Pessoas estão presentes. Tal é o nosso Deus, a Quem seja a glória,
a honra e o louvor pelos séculos dos séculos. Amém!
Elaboração
pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém
Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1992
A SANTÍSSIMA
TRINDADE – UMA VERDADE INCONTESTÁVEL
Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2006 -
CPAD - Jovens e Adultos
TEMA – As Verdades Centrais da Fé Cristã
Comentários da revista da CPAD: Pr.
Claudionor Correia de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD:
Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e
vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO ÁUREO:“A graça do Senhor JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO
SANTO sejam com vós todos. Amém!” (2Co 13.13).
VERDADE PRÁTICA:A doutrina da Santíssima Trindade é uma verdade bíblica fundamental e
não pode ser ignorada nem desprezada por aqueles que aceitaram a CRISTO como
Salvador.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE : MATEUS 3.13-17
13 = Então, veio JESUS da Galiléia ter com
João junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 = Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu
careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 = JESUS, porém, respondendo, disse-lhe:
Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o
permitiu.
16 = E, sendo JESUS batizado, saiu logo da
água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como
pomba e vindo sobre ele.
17 = E eis que uma voz dos céus dizia: Este é
o meu FILHO amado, em quem me comprazo.
3.13 = O BATISMO DE JESUS. JESUS foi batizado
por João pelas seguintes razões:
(1) Para cumprir toda a justiça (v. 15; cf.
Lv 16.4; Gl 4.4,5). CRISTO, mediante o batismo, consagrou-se publicamente a DEUS,
e assim cumpriu a justa exigência de DEUS.
(2) Para identificar-se com os pecadores
embora o próprio JESUS não precisasse de arrependimento de pecado (2Co 5.21; 1
Pe 2.24).
(3) Para associar-se com o novo movimento da
parte de DEUS, pelo qual Ele chamava todos ao arrependimento. Este movimento
teve início com João Batista como o precursor do Messias (Jo l.23,32,33).
3.16 = O
ESPÍRITO DE DEUS DESCENDO... SOBRE ELE.
Tudo quanto JESUS fez sua pregação, seu sofrimento, sua vitória sobre o pecado
Ele o fez pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Se JESUS nada podia fazer sem a
operação do ESPÍRITO SANTO, quanto precisa o povo de DEUS da capacitação do
ESPÍRITO SANTO! (cf. Lc 4.1,14, 18; Jo 3.34; At 1.2; 10.38). O ESPÍRITO veio
sobre JESUS para dotá-lo de poder para efetuar a obra da redenção (ver Lc
3.22). O próprio JESUS posteriormente iria batizar seus seguidores com o
ESPÍRITO SANTO a fim de que eles também tivessem a capacitação do ESPÍRITO (ver
3.11; At 1.5,8; 2.4).
3.17 = ESTE
É O MEU FILHO AMADO. O batismo de JESUS é uma grandiosa
manifestação da realidade da Trindade.
(1) JESUS
CRISTO, declarado igual a DEUS (Jo 10.30), é
batizado no Jordão.
(2) O
ESPÍRITO SANTO, que também é igual ao PAI (At 5.3,4), desce
sobre JESUS em forma de pomba.
(3) O PAI declara que se compraz em JESUS. Temos, portanto, neste ato três
pessoas divinas iguais. Contraria a integridade das Escrituras explanar este
evento de qualquer outra maneira. A doutrina da Trindade mostra que as três
pessoas divinas subsistem em tal unidade que constituem o DEUS uno (ver Mc
1.11, sobre a Trindade; cf. Mt 28.19; Jo 15.26; 1 Co 12.4-6; Ef 2.18; 1 Pe
1.2).
VOZ:
Isaías 40.3 Voz do que clama no deserto:
Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso DEUS.
Marcos 1.3 Voz do que clama no deserto:
Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Lucas 3.4 segundo o que está escrito no livro
das palavras do profeta Isaías, que diz:
Voz do que clama no deserto: Preparai o
caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.
João 1.23 Disse: Eu sou a voz do que clama no
deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
Lucas 1.76 E tu, ó menino, serás chamado
profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os
seus caminhos,
ESPÍRITO:
Isaías 4.4 Quando o Senhor lavar a imundícia
das filhas de Sião e limpar o sangue de Jerusalém do meio dela, com o espírito
de justiça e com o espírito de ardor,
Isaías 44.3 Porque derramarei água sobre o
sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu ESPÍRITO sobre a tua
posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.
Malaquias 3.2 Mas quem suportará o dia da sua
vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do
ourives e como o sabão dos lavandeiros.
Atos dos Apóstolos 2.3 E foram vistas por
eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um
deles.
4 = E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e
começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia
que falassem.
1 Coríntios 12.13 Pois todos nós fomos
batizados em um ESPÍRITO, formando um corpo, quer Judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um ESPÍRITO.A TRINDADE (Willian
W.Menzies e Stanley M.Horton - Doutrinas Bíblicas - CPAD - 1995 - RJ)
Um grande mistério está à nossa espreita: há
somente um DEUS, e uma só Trindade (ou "triunidade"). Para desvendar
tal mistério, não dispomos de analogias ou comparações adequadas. Mas a
realidade da Palavra de DEUS aí está: o Supremo Ser subsiste numa unidade de
três pessoas igualmente divinas e distintas.
Por mais difícil que nos seja compreender
toda essa verdade, temos aí, não obstante, uma doutrina vital e urgente. A
história eclesiástica traz dramáticos relatos de grupos cristãos que teimaram
em não fazer caso da Trindade.
A oração familiar e cotidiana dos judeus,
extraída de Deuteronômio 6.4, enfatiza a suprema grandeza da unidade divina:
"Ouve, Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor". A palavra
"único", aqui usada, corresponde ao hebraico, "echad", que
pode representar uma unidade composta ou complexa. Embora o hebraico possua uma
palavra que signifique "somente um" ou "o único",
"yachid", esta jamais é usada em relação a DEUS.
Paralelamente a unidade de DEUS, deparamo-nos
com o conceito de sua personalidade.
A personalidade envolve o conhecimento (ou
inteligência), os sentimentos (ou afetos) e a vontade. O PAI, o FILHO e o
ESPÍRITO SANTO, cada um de per si, revelam tais características à sua própria
maneira.
O ESPÍRITO SANTO, por exemplo, faz coisas que
o mostram realmente como uma pessoa distinta, e não como mero poder impessoal
(At 8.29; 11.12; 13.2,4; 16.6,7; Rm 8.27; 15.30; 1Co 2.11; 12.11). A
personalidade também requer comunhão. Todavia, antes da existência do Universo,
onde estava a possibilidade de comunhão? A resposta jaz no complexo arranjo
dentro da deidade.
A unidade de DEUS não exclui a possibilidade
de nela haver personalidades compostas. Há três personalidades distintas, cada
qual inteiramente divina, mas encontram-se tão harmonicamente
inter-relacionadas que resultam numa única essência. Como se vê, seria
totalmente errado afirmar que na Trindade haja três deuses e Uma maneira de se
desvendar as distinções das pessoas, na divindade, consiste em se observar as
funções atribuídas especificamente a cada uma delas.
Exemplificando: DEUS PAI é relacionado à obra
da criação; DEUS FILHO é o principal agente da obra de redenção da humanidade;
e DEUS ESPÍRITO SANTO é agarantia de nossa herança futura. Esta tríplice
distinção é esboçada no primeiro capítulo de Efésios.
Contudo, não devemos pressionar tais
distinções, pois há abundante testemunho bíblico quanto à cooperação do FILHO e
do ESPÍRITO SANTO na obra da criação: o PAI criou através do FILHO (Jo 1.3); o
ESPÍRITO SANTO pairava gentilmente sobre a terra, preparando-a para os seis
dias da criação (Gn 1.2). O PAI enviou o FILHO ao mundo para efetuar a redenção
(Jo 3.16), e o próprio FILHO, em seu ministério, veio "no poder do
ESPÍRITO" (Lc4.14).
O PAI e o FILHO, de igual modo, tomam parte
no ministério do ESPÍRITO SANTO, que consiste em santificar o crente. A
Trindade é uma comunhão harmoniosa dentro da deidade. Essa comunhão é amorosa,
porque DEUS é amor. Mas esse amor é expansivo, e não auto-centralizado.
Ele requeria que, antes da criação, houvesse
mais de uma Pessoa dentro do Divino Ser. Um importante vocábulo para se
guardar, no tocante à doutrina da Trindade, é "subordinação". Há uma
espécie de subordinação na ordem das relações das pessoas da Trindade, mas sem
qualquer implicação quanto à natureza de cada uma delas.
O FILHO e o ESPÍRITO são declarados como
"procedentes" do PAI. É uma subordinação, pois, quanto às relações,
mas não quanto à essência. O ESPÍRITO, por sua vez, é declarado procedente do
PAI e do FILHO. Esta é a declaração ortodoxa da Igreja Ocidental, adotada por
ocasião do Concílio de Nicéia, em 325 d.C, e incorporada em diversos credos.
Duas notórias heresias opuseram-se à Igreja
quanto à doutrina da Trindade: sabelianismo e arianismo.
Por volta do século III, Sabélio, numa
tentativa de evitar a possibilidade de que se ensinasse a existência de três
deuses, promoveu a idéia de que há apenas um DEUS. Embora, segundo ele, possua
o Ser Supremo uma única personalidade, manifesta-se de três diferentes modos. Primeiramente,
há o DEUS PAI, o Criador. que, posteriormente, manifestou-se como o FILHO, o
Redentor. E, finalmente, veio Ele a se revelar como o ESPÍRITO SANTO. Para
Sabélio, DEUS estava apenas exibindo-se sob três "máscaras"
diferentes. Uma modalidade dessa heresia irrompeu nos círculos pentecostais por
volta de 1915, assumindo o epíteto de "JESUS Somente" ou de
"Unidade".
Usualmente apontam eles para o fato de que a
palavra "nome", em Mateus 28.19, é singular, e arrematam, dizendo que
esse "nome" é JESUS. Entretanto, nos tempos bíblicos, o substantivo
"nome" incluía tanto os nomes pessoais como os títulos (Lc6.13), e
somente era usado no singular quando dado a uma pessoa - como em Rute 1.2, onde
"nome" aparece no singular hebraico. Notemos ainda que, em Mateus
28.19, o mandamento foi, literalmente, batizar os convertidos "no
nome", que era a maneira de se referir à adoração e serviço do PAI, do
FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Todavia, em Atos 2.38, há uma forma diferente usada
no original grego, e que significa "no nome de JESUS": era a maneira
de se realçar a expressão "sob a autoridade de JESUS"; autoridade
esta expressa em Mateus 28.19.
Lucas usou igual terminologia para distinguir
o batismo de CRISTO do batismo de João Batista. Essa espécie de unitarismo simplifica
demasiadamente a Trindade.
Os defensores dessa posição usam a seguinte
ilustração: O Dr. William Jones é tratado por seu título, Dr. Jones, em seu
consultório. No bairro, os amigos chamam-no por seu nome pessoal, William. Em
casa, seus filhos chamam-no de pai ou papai. O problema com tal ilustração é
que William Jones, numa reunião na sede comunitária de seu bairro, não irá ao
telefone falar com o pai Jones, em casa, ou para com o Dr. Jones, em seu
consultório. E, no entanto, JESUS orou ao PAI, e o PAI declarou: "Tu és o
meu FILHO amado, em ti me comprazo" (Lc 3.22).
A simplificação unitarista, pois, arrasta
DEUS para o nível humano. Ora, no nível humano só há uma pessoa para cada ser.
Sem importar qual seja a parte de uma pessoa (vontade, emoções etc) que esteja
agindo, ela deverá dizer: "Eu fiz isso". No nível divino, porém, há
três pessoas para um só Ser. A maioria dos que seguem a doutrina do "JESUS
Somente", ensinam que só pode considerar-se salvo o que é batizado no ESPÍRITO
SANTO, e fala línguas estranhas. Tal confusão deriva-se de sua falha em não
distinguir entre a redenção operada por CRISTO e a unção que nos proporciona o
ESPÍRITO SANTO.
Outra heresia que tem afligido periodicamente
certos segmentos da Igreja é o arianismo.
Em 325 d.C., Ario descambou para um outro
extremo. Ele enfatizou de tal forma a distinção entre as pessoas da divindade,
que acabou por dividi-la em três essências distintas. E o resultado foi a
subordinação não só entre as relações pessoais, mas também quanto à natureza do
FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
Semelhante arremedo doutrinário esvaziou a
divindade tanto de CRISTO quanto do ESPÍRITO SANTO. Ario negava a eterna
filiação de CRISTO, sugerindo ter Ele começado a existir nalgum ponto do tempo
após o PAI. Além disso, declarou que o ESPÍRITO SANTO teria vindo à existência
através da operação do PAI e do FILHO, tornando-lhe a deidade inferior à
deidade do FILHO. Há vários grupos hoje que negam igualmente a divindade do
FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Tais grupos consideram,se herdeiros espirituais de
Ário.
Eis algumas passagens que refutam a tal
subordinação: Jo 15.26; 16.13; 17.1,18,23; 1 Co12.4,6; Ef 4.1,6 e Hb 10.7,17.
VEJA ESTES EXEMPLOS:
Jo 15.26= Mas, quando vier o
Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de
verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
1Co 12.4 = Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é
o mesmo.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.6 E há
diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Ef 4.1 = ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que
andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade
e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo
e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa
vocação; 5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos,
o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Embora o termo "trindade" não seja
encontrado em nenhum lugar da Bíblia, há numerosas passagens que lhe fazem
alusão. Um vívido exemplo é visto de maneira clara nos eventos que cercam o
batismo de JESUS no rio Jordão: -Batizado JESUS, saiu logo da água, e eis que
se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba, vindo
sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é meu FILHO amado, em quem
me comprazo" (Mt 3.16,17).
Admitimos ser a Trindade um mistério; um
mistério mui profundo: não pode ser compreendido pela mente humana. Mas o
ESPÍRITO da Verdade ajuda-nos em nossa fraqueza e incapacidade (1Co 2.13-16).
Adoramos o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO.Reconhecemos-Ihes suas respectivas
personalidades por suas atuações descritas pela Bíblia. Por conseguinte,
humildemente reconhecemos serem Eles Um em comunhão, propósito e substância.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
|
Gn 1.2
|
A Trindade na criação do Universo.
|
Terça
|
Gn 1.26
|
A Trindade na criação do homem.
|
Quarta
|
2 Co 13.13
|
A Trindade na bênção apostólica.
|
Quinta
|
Mt 3.13-17
|
A Trindade no batismo de CRISTO.
|
Sexta
|
Jo 1.32-34
|
A Trindade no testemunho de João Batista.
|
Sábado
|
Jo 14.16,26
|
A Trindade testemunhada pelo próprio
CRISTO.
|
OBJETIVOS: Após esta
aula, seu aluno deverá estar apto a:
Definir o termo
Trindade.
Descrever a Trindade
no Antigo e Novo Testamento.
Defender a doutrina
da Trindade.
PONTO DE CONTATO
Professor, o termo “trindade” foi empregado
por Teófilo de Antioquia, no século II d.C. Entretanto, é possível que essa
expressão tenha sido usada pelos cristãos nos primórdios da igreja. Esse
vocábulo era usado para designar o mistério de uma só divindade coexistindo em
três Pessoas absolutamente distintas e co-iguais. Todavia, o estabelecimento do
termo é atribuído ao apologista cristão, Tertuliano de Cartago. Coube ao bispo
de Alexandria, Atanásio, a elaboração do credo que sedimentou a ortodoxia
trinitária.
Nesta lição, evite tropeçar em questões
básicas a respeito dessa doutrina. Não se precipite nas questões cujas
respostas você não tenha firmeza. Sobre esse tema, portemo-nos como o salmista:
“Tal ciência é para mim maravilhosíssima, tão alta que não posso atingir” (Sl
139.6).
SÍNTESE TEXTUAL
Entendemos, mediante a Doutrina da Trindade,
que a divindade subsiste eterna e plenamente em três pessoas: o PAI, o FILHO e
o ESPÍRITO SANTO. Não são três Deuses como falsamente afirmam os hereges, mas
um só DEUS. Uma é a pessoa do PAI, outra, a do FILHO, e outra, a do ESPÍRITO
SANTO. O PAI não é maior do que o FILHO. O FILHO não é maior do que o ESPÍRITO
SANTO, e assim respectivamente.
O PAI não é o FILHO. O FILHO não é o ESPÍRITO
SANTO. E o ESPÍRITO SANTO não é nenhuma das Pessoas anteriores. Todavia, a
divindade pertence a cada uma das três pessoas, constituindo um só DEUS.
Conforme afirmou Atanásio de Alexandria: “Adoramos um só DEUS na Trindade, a
Trindade na Unidade, sem confusão de pessoas, e sem separação de substância”.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
Prezado professor, a doutrina da Santíssima
Trindade é uma verdade incontestável. As Sagradas Escrituras, tanto no Antigo
quanto em o Novo Testamento, atestam a veracidade desse ensinamento. No estudo
desta semana, devemos evitar dois erros:
1) o erro do
modalismo – afirma que o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO
SANTO são a manifestação da mesma pessoa;
2) o erro do
subordinacionismo – afirma que o PAI é maior do que o FILHO e
o ESPÍRITO SANTO, e que tanto o FILHO quanto o ESPÍRITO SANTO, estão
subordinados ao PAI. Todavia, sabemos que a Trindade é Una, pois só há uma
deidade; e Trina, pois são três distintas pessoas que participam da mesma
deidade.
O triângulo eqüilátero é uma excelente figura
para facilitar a compreensão da Trindade. Reproduza-o conforme os recursos
disponíveis.]
COMENTÁRIO RESUMO DA REVISTA DA CPAD -
COMENTARISTA
Pr. Claudionor):
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos um dos capítulos
mais importantes da teologia. Se para constatar a existência de DEUS, é-nos
suficiente a fé e a razão; para compreender a Trindade, carecemos,
conjuntamente, da revelação divina que só encontramos na Bíblia Sagrada. Não é
algo que se aprende através da luz natural da razão; e, sim, da iluminação
espiritual que nos proporciona o ESPÍRITO SANTO na Palavra de DEUS.
I. O QUE É A SANTÍSSIMA TRINDADE
1. Definição. Doutrina segundo a qual a Divindade, embora una em sua essência,
subsiste eternamente nas pessoas do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
2. A origem do termo.
3. O Credo Atanasiano. “Adoramos um DEUS em trindade, e a trindade em unidade, sem confundir
as pessoas, sem separar a substância”.
II. A SANTÍSSIMA TRINDADE NO ANTIGO
TESTAMENTO
A Trindade é claramente apresentada tanto na
criação do Universo, como na expectativa messiânica da alma hebréia e em cada
episódio da História Sagrada.
1. A Trindade na criação do Universo. Se levarmos em conta que a palavra hebraica ’ĕlōhîm(Gn
1.1) é um substantivo plural, concluiremos: a Santíssima Trindade encontrava-se
ativa na criação do Universo.
2. A Trindade na expectativa messiânica da
alma hebréia.
Um trecho que mostra, de maneira explícita e
clara, a presença da Santíssima Trindade no Antigo Testamento é Daniel 7.13-14.
III. A SANTÍSSIMA TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
É no Novo Testamento que encontramos as mais
claras e explícitas manifestações da Santíssima Trindade: no batismo de JESUS,
em seu ministério e em sua ressurreição e ascensão e, de forma abundante, na
vida da Igreja Primitiva.
1. No batismo de JESUS(Mt 3.16,17).
2. No ministério de JESUS(Lc 4.18,19).
3. Na ressurreição e na ascensão de JESUS.
4. Na vida da Igreja Primitiva.
CONCLUSÃO
A doutrina da Santíssima Trindade não é um
mero exercício intelectual; é uma verdade consoladora: ensina-nos diversas
coisas vitais para a nossa vida cristã. Em primeiro lugar, com a ascensão de
Nosso Senhor, não fomos deixados órfãos. Ele rogou ao PAI que, amorosa e
prontamente, enviou-nos o Consolador. E este, com inexprimíveis gemidos,
intercede por nós e testifica que somos filhos de DEUS através dos méritos de
Nosso Senhor JESUS CRISTO.
Quão consoladora é a doutrina da Santíssima
Trindade.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES:
Subsídio Teológico
“A Santíssima Trindade
1. Doutrina revelada. A doutrina da Santíssima Trindade é verdade revelada para o coração.
Falando sobre isso declarou Anselmo: ‘O amor e a fé estão em seu ambiente no ministério
da Divindade. Que a razão se ajoelhe, reverente, do lado de fora’.
Uma crença popular entre os cristãos divide a
obra de DEUS entre as três pessoas, dando uma tarefa específica a cada uma
delas; como por exemplo, a criação ao PAI, a redenção ao FILHO e a regeneração
ao ESPÍRITO SANTO. Isto, porém, é parcialmente verdade, mas não de todo, pois
DEUS não pode dividir-se de forma que apenas uma pessoa trabalhe isolada,
enquanto às outras, JESUS e o ESPÍRITO SANTO, permanecem inativas.
2. O argumento em si. As Escrituras mostram as três pessoas da Divindade agindo em perfeita
unidade, em todas as obras poderosas operadas no Universo e na redenção humana.
Nas Escrituras Sagradas a obra da criação é atribuída ao PAI (Gn 1.1), ao FILHO
(Cl 1.16), e ao ESPÍRITO SANTO (Jó 26.13; Sl 104.30). A encarnação é mostrada
como tendo sido realizada pelas três pessoas (Lc 1.35), embora apenas o FILHO
tenha se tornado carne e habitado entre nós. No batismo de JESUS, o FILHO saiu
da água, o ESPÍRITO pairou sobre Ele e a voz do PAI falou do Céu (Mt 3.16,17).”
(SILVA, S.Pedro da. A doutrina de DEUS.
5.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.109-10.)
Bibliografia
Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2006 - CPAD -
Jovens e Adultos = Ev. Luiz Henrique de Almeida
Silva
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