Os Ministros do Culto Levítico
TEXTO ÁUREO = “Toma os levitas em lugar de todo
primogênito entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos
seus animais; porquanto os levitas serão meus. Eu sou o Senhor.” (Nm 3.45)
VERDADE PRÁTICA = O chamamento divino exige, de cada um
de nós, amor, excelência e dedicação integral ao Senhor da Seara.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 29.34: Levi, o patriarca sacerdotal
Terça – Êx 32.26: O zelo dos levitas
Quarta – Nm 3.45: Os levitas são separados para Deus
Quinta – Nm 18.20,21: A herança dos levitas
Sexta – Ml 2.4,5: A aliança do Senhor com Levi
Sábado – Ml 2.6,7: A sabedoria dos levitas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Levítico 8.1-13
HINOS SUGERIDOS: 5, 75, 354 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o
professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar a tribo de Levi como a tribo sacerdotal;
II. Explicar o chamamento e os requisitos do sumo sacerdote;
III. Indicar os direitos e deveres dos levitas.
INTRODUÇÃO
LEVI, A TRIBO SACERDOTAL
O NASCIMENTO DE LEVI. Levi (hebreu: לֵוִי "devoto, unido"), de
acordo com a Bíblia, é o nome de um dos 12 filhos de Jacó e uma das 12 Tribos
de Israel. Levi também é o nome pelo qual o Apóstolo Mateus era conhecido antes
de seu encontro com Jesus, assim como o nome de um dos ancestrais da linhagem
de Jesus e outros personagens menores listados em diversas linhagens Levi era o
terceiro filho da união de Jacó e Lia, irmão de Rúben, Simeão e Judá. Quanto à
sua vida, sabe-se apenas que nasceu na mesopotâmia e que participou da
conspiração de seus irmãos contra José, esteve presente em sua reconciliação.
Levi veio a
viver junto com seus irmãos na margem leste do delta do Rio Nilo. Seu pai,
antes de morrer, abençoou Levi juntamente com Simeão, prometendo que sua casa
seria espalhada pela Terra Prometida, condenando seu furor e sua ira.
Levi teve 3
filhos, dos quais nasceram as famílias da tribo de Levi: Gérson, Coate e
Merari. Da linhagem de Coate nasceram Moisés e Arão.
O ZELO DOS LEVITAS. Aos que crêem nas Escrituras, é
inegável que Levi tenha sido uma tribo como as outras, separada porém por Deus
para exercer o sacerdócio. Entretanto, a situação da tribo no momento em que o
Pentateuco teria sido escrito, bem como sua posição na sociedade judaica após o
exílio na Babilônia geram discussão entre estudiosos.
Alguns
acreditam que Levi tenha sido uma das tribos que teria fugido do Egito, e ao
chegar a Canaã teriam se aliado a outras tribos hebraicas autóctones, e, após a
organização destas tribos e sua fusão em uma só nação, os levitas teriam sido
designados ao sacerdócio.
Outra
corrente acredita que os levitas teriam sido uma casta à parte do sistema
tribal existente, uma elite com poderes políticos originados de sua relação de
exclusividade com Deus. Essa não era uma postura incomum no Oriente Médio
antigo ou em outras regiões, e observava-se a existência de classes sacerdotais
rígidas na Mesopotâmia e na Índia fundamentadas no direito exclusivo destas
classes em interferir junto a Deus pela ordem de suas sociedades.
A tribo de Levi assume grande importância na
história de Israel desde seu princípio. Em Êxodo, os personagens de Moisés e
Arão são membros desta tribo, e lideram todo o povo de Israel mantido em regime
de servidão no Egito, rumo à terra de Canaã. Moisés se tornou líder espiritual
e legislador de toda a nação durante sua peregrinação no deserto, e teria
recebido de Deus as tábuas com os Dez Mandamentos, além de instruções acerca
das leis e das normas de conduta que norteariam a nação israelita pelos séculos
seguintes.
Moisés
também nomeou seu irmão Arão como sumo-sacerdote, e designou seus descendentes,
e apenas seus descendentes, como aqueles que teriam a permissão de realizar
sacrifícios e adentrar o tabernáculo, e entrar em presença à Arca da Aliança.
Suas funções sacerdotais eram intransferíveis, e, segundo consta, outros que
tentaram exercer as funções dos levitas foram punidos por Deus.
Quando da
conquista de Canaã, a tribo de Levi foi a única a não receber parte da terra,
um território específico e delimitado. Ao contrário, os levitas receberam
cidades isoladas, situadas nas regiões de todas as outras tribos.
A Arca da
Aliança esteve sob os cuidados dos levitas até que um ataque filisteu resultou
em sua captura. Os filisteus, entretanto, permitiram que israelitas a levassem
de volta, e ficou sob os cuidados dos levitas no tabernáculo da cidade de Siló
até que Davi ordenou que a trouxessem para Jerusalém.
O livro de
Juízes conta como a esposa de um levita fora violentada por homens da tribo de
Benjamim. Em face da complacência dos benjamitas, as outras tribos se
revoltaram e, após uma guerra civil, quase dizimaram a tribo de Benjamim. pouco
depois, apoiado pelo sacerdote levita e profeta Samuel, Saul ascendeu ao poder
como primeiro rei de Israel. Guerras contínuas e derrotas enfraqueceram Saul, e
após sua morte, Davi, também com o apoio de Samuel, foi coroado em seu lugar.
Davi era da
tribo de Judá, e como tal, era proibido de exercer qualquer atividade
sacerdotal. Entretanto, Davi aparentemente possuía habilidades proféticas, e
Deus lhe teria assegurado o direito de ser rei e sacerdote de seu povo. Seu
posto foi confirmado após realizar, com sucesso, um sacrifício a Deus sem a
punição esperada pelos levitas. Os judeus, posteriormente, usariam este evento como
justificativa para ordenar sacerdotes em meio ao seu próprio povo.
A ascensão
de Davi abalou a estrutura existente, e a partir deste evento, não era mais
vedado à tribo de Levi os cuidados com sacrifícios, embora tivessem mantido
exclusividade nos cuidados com o Tabernáculo e com o Grande Templo.
Quando
Israel tornou-se independente de Judá, dizia-se que o novo reino era
representado pelas "10 tribos do norte". As 2 tribos do sul eram Judá
e Benjamim (onde ficava Jerusalém), portanto Levi deve ter sido contado como
uma das 10 restantes. Entretanto, os levitas continuaram a exercer suas funções
junto ao Templo, no reino de Judá. Talvez os levitas não ordenados como
sacerdotes tenham se unido às demais tribos na revolta contra Jerusalém.
De qualquer forma, é nítido deste ponto em
diante no relato bíblico a infreqüência de menções aos levitas fora do contexto
do Templo, o que pode significar que sua influência tenha sido reduzida através
da concentração de poder nas mãos dos reis de Judá. Entretanto, os levitas
mantiveram importância junto ao povo, e especializaram-se, criando diversas
classes internas derivadas de suas funções no Templo.
Em relação a
Israel, visto como são citados constantemente atos religiosos não relacionados
ao culto a Yahueh (em vez disso, cultos semelhantes aos dos povos fenícios,
arameus e assírios circundantes de Israel), é possível que os levitas e seus
sacerdotes, assim como as leis mosaicas que defendiam, tivessem perdido muito
de sua influência sobre o povo e a nobreza.
Quando Nabucodonosor,
rei da Babilônia, conquistou Judá, os levitas praticamente desaparecem do
relato bíblico, vindo a ser mencionados apenas quando o Templo foi
reconstruído, sob o comando de Neemias. Desde o período de exílio, todos os
membros da nação escolhida por Deus passaram a ser chamados judeus, devido a
serem, nominalmente, membros da tribo de Judá, inclusive qualquer levita que
tenha sobrevivido à invasão babilônica. É portanto incerto se os levitas
citados no período do Segundo Templo tivessem sido descendentes de Arão, como
seria de se supor, e talvez tenham sido judeus nomeados entre o povo para
exercerem funções sacerdotais.
A queda dos
levitas como classe sacerdotal tornou-se evidente com o surgimento de
sinagogas, onde as leis e os costumes, bem como as normas de conduta de um
sacerdote, eram ensinados a todos nas comunidades judaicas, e não mais
exclusivas àqueles designados para tal pela Lei de Moisés. Jesus Cristo
reivindica para si autoridade sacerdotal baseado nos atos de Davi, de quem
teria sido descendente. Hoje, qualquer judeu pode ser ordenado rabino após um
período de estudos da lei judaica.
O SUMO SACERDOTE
QUEM ERA O SACERDOTE
No Antigo
Testamento, descendente de ARÃO separado para servir como oficiante no culto
realizado primeiro no TABERNÁCULO e depois no TEMPLO. O sacerdote era MEDIADOR
entre Deus e o povo, oferecendo SACRIFÍCIOS e orando em seu favor (Êx 28—29; Lv
21; 1Cr 24). Antes de Arão já havia sacerdotes (Hb 7.1-3). No NT, todos os
cristãos são sacerdotes (Ap 1.6; 5.10).
O sacerdote
era um ministro investido de autoridade, servia como mediador entre Deus e os
homens. O sacerdote só poderia tomar mulher que fosse de sua própria nação,
virgem ou viúva, não repudiada, cuja genealogia medeasse com a dos sacerdotes,
pois estava sujeito a leis sacerdotais - (Lv.21).
Deus
desejava tornar a nação de Israel como um reino sacerdotal (Ex 9.6) mas, em
falhando, escolheu a família de Arão para ser a família de sacerdote, que se
perpetuou (Ex 28.1;40,12-15; Nm 6.40)
Arão da
tribo de Levi foi o primeiro sumo sacerdote:
a) Foi
chamado por Deus (Hb 5.4)
b) Vestidos
santos para glória e ornamento (Ex 28.2)
c)
Purificado (Ex 29.4)
d) Coroado
(Ex 29.6)
e) Cingido
(Ex 29.9)
f) Ungido e
santificado (Lv 8.12)
g) Submisso
a consagração (Lv 8.24-27)
FUNÇÕES DO SACERDOTE
O sacerdote
era sujeito as leis especiais para ministrar (Lv 10.8). Suas obrigações eram de
três categorias:
1. Ministrar
no santuário perante o Senhor;
2. Ensinar
ao povo a guardar a Lei de Deus;
3. Tomar
conhecimento da vontade divina, consultando o Urim e tumim (Ex 29.10; Nm 16.40;
Ed 2.63) O Urim e Tumim (luz e Perfeição), era o nome de um ou mais objetos
pertencentes ao racional do juizo que o sumo sacerdote trazia ao peito quando
se apresentava ao Senhor (Ex 28.30). Era para consultar a vontade de Deus em
casos dificeis de interesse do povo (Nm27.21;Jo 1.1; etc).
VESTIMENTAS DO SACERDOTE
As
vestimentas eram:
- Calções
curtos desde os rins até as coxas;
- Uma camisa
estreita, tecida de alto a baixo e sem costura, descendo até aos artelhos e
apertada na cinta por um cíngulo bordado, simbolicamente ornamentado;
- Uma tiara
em forma cônica, tudo feito de linho fino e branco, Ex 28.40-42.
Os
sacerdotes e outros oficiais de serviço religioso costumavam vestir um éfode de
linho, sem bordados e sem os adornos custosos como o que usava o sumo
sacerdote, 1Sm 2.18; 22.18; 2Sm 4.14.
ONDE ATUAVA O SACERDOTE
O
Tabernáculo era o local de atuação do sacerdote. Logo que o povo hebreu se
organizou como nação no Sinai, levantou-se o tabernáculo e o servo do santuário
foi organizado de acordo com a dignidade de Jeová de modo a não ficar devendo
nada às mais cultas nações da Antigüidade. A parti daí nasceu a necessidade de
um corpo sacerdotal. Arão e seus filhos foram designados para este cargo que se
perpetuou na família, e a ela restringido, Ex 28.1; 40.12-15; Nm 16.40; cp. 17
e 18.1-18; cp. Dt 10.6; 1Rs 8.4; Ed 2.36 e seg. Todos os filhos de Arão eram
sacerdotes, com exceção daqueles que tinham alguma deformidade física, Lv 21.16
e seg.
Quando a
Escritura se refere à classe sacerdotal, emprega as expressões;sacerdotes, ou
filhos de Arão, está aludindo à descendência deste sacerdote, 2Cr 26.18; 29.21;
35.14; cp. Nm 3.3; 10.8; Js 21.19; Ne 10.38. Quando emprega a expressão
sacerdote da linhagem de Levi está aludindo à tribo a que pertenciam, Dt
17.9,18; 18.1; Js 3.3; 8.33; 2Cr 23.18; 30.27; Jr 33.18,21; cp. Ex 38.21.
Quando fala
sacerdotes e levitas, filhos de Sadoque, está assim designando o ramo da
família de que descendiam, Ez 44.15; cp. 43.19. Este modo de referir-se à
classe dos sacerdotes, como acabamos de ver nos textos citados, era muito comum
no tempo em que se fazia questão fechada em distinguir as funções dos
sacerdotes e dos levitas, como se vê na história em que os ministros do altar
no tabernáculo e no templo, e aqueles que traziam o Urim e Tumim, também
pertenciam à família de Arão.
DIREITOS E DEVERES
VIVER DO ALTAR. O Santo dos Santos era
particularmente santo porque Deus abençoava esse lugar com Sua presença. Quem
entrasse no Santo dos Santos estava chegando o mais perto possível de Deus! E
não existe nada mais santo que Deus.
Uma vez por
ano, no dia da Expiação, o sumo sacerdote fazia um sacrifício pelos pecados de
todo o povo e entrava no Santo dos Santos para oferecer o sacrifício a Deus.
Essa era uma ocasião muito solene e ninguém mais podia entrar na presença de
Deus (Levítico 16:15-17).
SANTIFICAR-SE AO SENHOR. Arão foi separado para santificar a
Santidade das Santidades, ele e seus filhos, eternamente, e para incensar
diante do Senhor, e para o servirem, e para darem a benção em meu nome
eternamente." (1 Crônicas 23:13).
SANTIFICAR A SANTIDADE DAS SANTIDADES
• Todo
sacerdote tem que ter a consciência da Santidade de Deus
• Quando um
sacerdote perde o senso da Santidade de Deus, ele se torna profano, impuro,
malicioso, obsceno, promiscuo
• Vivemos
hoje a banalização do sagrado – A vulgarização do que é santo...
• No Antigo
Testamento – O primeiro dever do sacerdote era santificar a Santidade das
Santidades – Isto é, separar o sagrado e viver para o sagrado.
• Era dever
do Sacerdote – a ensinar ao povo – Que Deus é Santo – e as coisas de Deus são
santas.
Ez 44:23 “E
AO MEU POVO ENSINARÃO A DISTINGUIR ENTRE O SANTO E O PROFANO E O FARÃO
DISCERNIR ENTRE O IMPURO E O PURO.”
Tornar-se uma referência espiritual e
moral. Os sacerdotes, por serem responsáveis
pela aplicação da Lei de Deus, tinham a obrigação de ser uma referência
espiritual, moral e ética para os filhos de Israel (Ml 2.1-10). Os filhos de
Eli, em consequência de seu proceder, tornaram-se um péssimo exemplo aos
israelitas. E, por causa disso, Deus os matou (1 Sm 2.25). Andemos, pois, em
santidade e pureza diante do Senhor, pois Ele continua a exigir santidade de
todo o seu povo (1 Pe 1.15).
CONCLUSAO
Este ocorrido foi em uma situação muito gloriosa, na
época do rei Ezequias, quando restabelecido o culto no Templo do Senhor. Os
Sacerdotes e Levitas foram convocados, consagraram-se e consagraram o Templo,
houve sacrifícios, holocaustos, ofertas, musica, canto, adoração e o detalhe: louvor
alegre. Para concluir, sabemos que para um andamento e manutenção desse oficio,
de forma exclusiva, eram os levitas, como todos os que participavam do
Ministério sacerdotal, a manutenção por meio dos dízimos e ofertas.
Igreja
Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia
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