15 de agosto de 2018

A SOBRIEDADE NA OBRA DE DEUS


A SOBRIEDADE NA OBRA DE DEUS
 
TEXTO ÁUREO
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5.18)
VERDADE PRÁTICA
O exercido do ofício divino é incompatível com o alcoolismo, maus costumes e intemperanças.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE (Lv 10.8-11; 1 Tm 3.1-3)
 
Lv 10.8 – E falou o SENHOR a Arão, dizendo:
9 – Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,
10 – para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
11 – e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado pela mão de Moisés.
1 Tm 3.1 – Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
2 – Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 – não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento.
 
INTRODUÇÃO
 
A sociedade é bombardeada diariamente por intensas campanhas publicitárias, visando aumentar o número dos consumidores de bebidas alcoólicas. Os comerciais veiculados na TV, transmitem uma ideia de sucesso, pregam que serão felizes nos relacionamentos amorosos, interpessoais (muitos amigos) e vitoriosos nas práticas esportivas, entre outras inverdades. É notório o êxito das campanhas promovidas pelos produtores de bebidas; o crescimento dos consumidores é vertiginoso, inclusive, entre os adolescentes e jovens. O álcool é uma droga lícita (tal qual o cigarro) dotada de grande poder destrutivo, os males produzidos pelo seu consumo englobam, desde a deterioração da saúde à destruição da personalidade e dignidade do homem.
Pela constatação dos resultados negativos da ingestão de bebida alcoólica, conclui-se que é uma ideia concebida pelo diabo, a fim de aprisionar o homem ao pecado, destruindo-lhe a dignidade e o amor próprio.
 
I - O VINHO NA HISTÓRIA SAGRADA
 
O vinho era uma bebida tradicional na cultura dos judeus. Sua primeira menção faz referência a Noé (Gn 9.20-21). O próprio Jesus iniciou seus milagres, transformando água em vinho (Jo 2.1-11).
 
Embora vemos que sua menção nas Sagradas Escrituras tinham algumas características benéficas (Os 2.22) e até mesmo para saúde (Lc 10.34). No entanto, o seu mau uso deixou trágicas consequências na vida de homens de Deus, escânda-los, torpezas, e crimes abomináveis.
 
A embriaguez de Noé
 
“E bebeu vinho e embebedou-se...” (Gn 9.21)
Noé, o grande herói da fé, embriagou-se, sendo um mau exemplo para seus filhos. Talvez esta história tenha sido incluída para nos mostrar que até mesmo as pessoas fiéis estão sujeitas ao pecado e sua má influência afeta suas famílias. Esta primeira menção de vinho nas Escrituras está ligada à embriaguez, ao pecado, à vergonha e à maldição (vv 21-25). Por causa dos males que acompanham as bebidas embriagante, Deus fez abstinência total o reto padrão para o seu povo (Lv 10.9; Jz 13.4-7; Pv 31.4)
 
A devassidão das filhas de Ló
 
As filhas de Ló foram culpadas do pecado do incesto, e Ló, do pecado da embriaguez.
Sem dúvida, o convívio achegado dessas moças com os ímpios habitantes de Sodoma, tolerado por seu pai. Em Pv 20.1 diz: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio”, vemos isto na prática através da vida de Ló e suas filhas. Logo vemos que a embriaguez se equipara com qualquer outro tipo de pecado tendo o  mesmo peso da balança divina.
A Bíblia diz:
 
II – RECOMENDAÇÕES BÍBLICAS QUANTO AO USO DO VINHO
 
O Senhor Deus também fala com profundidade em Sua Palavra sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, desaconselhando o seu consumo.
 
  • Gálatas 5:19-21: “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
     
  • Provérbios 23:20-21: “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”
     
  • Provérbios 23:29-35: “Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez”.
     
    O vinho como instrumento de corrupção
     
  • Proibida
    Ef 5.18  “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.”
    Lc 21.34 “E Jesus terminou, dizendo: —Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras…”
  • Obra da Carne.
    Gl 5.21  “invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”
     
  • Uma Vergonha, humilhação ao servo.
    Is 28.7,7 “ Mas há outros que também andam tontos por terem bebido muito vinho, que não podem ficar de pé por causa das bebidas: são os sacerdotes e os profetas, que vivem embriagados e tontos. Os profetas, quando recebem visões de Deus, estão bêbados, e os sacerdotes também, quando julgam os casos no tribunal. As suas mesas estão cobertas de vômito, não há um só lugar que esteja limpo.

    Pv 20.1 “Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio.”
  • É indecente ao servo
    Rm 13.13  “Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras…”
    Destituídos do Reino de Deus
    1Co 6.10  “os ladrões, os avarentos, os bêbados…  não terão parte no Reino de Deus.”
  • Os beberrões não são companhias dignas
    Pv 23.20  “Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais.”
  • Serão castigados.
    Is 5.11  “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!
    III – MINISTROS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO
     
    A obra de Deus necessita de pessoas comprometidas e principalmente tementes ao Criador, pois vemos em sua Santa Palavra relatos de pessoas que deixaram exemplos vergonhosos. Ser cheio do Espírito Santo é imprescindível para agradar a Deus e sua Palavra. Existem algumas características do ser cheio do Espírito Santo.
     
    CARACTERÍSTICAS DO HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS:
    ...escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria...”At 6.3
  • PERMITE SER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO
    A pessoa cheia do Espírito Santo obedece e permite ser conduzida pelo Espírito Santo ao deserto. Não é fácil você ter a direção de Deus se você não o conhece.
    Quando me converti queria muito fazer a obra de Deus; gostava de ver pastores pregando a palavra e dizia comigo mesmo, “eu quero falar assim”, comecei a buscar e compras livros que falavam sobre todos os tipos de “guias”. Aprendi tanta coisa, mas ,não aprendi o essencial! Quem era o Deus que eu servia… O Diabo trabalha para colocar muitas mentiras na cabeça das pessoas, mas, só Jesus liberta!
  • BOA REPUTAÇÃO
    A pessoa cheia do Espírito Santo de Deus, tem boa reputação, um bom testemunho – Nessa minha caminhada, andei tanto em vigília, subia monte, descia monte! Quando via pessoas falar em línguas, ou então, anunciavam irmão metralhadora de fogo – eu pensava: “É isso que eu quero”, vivia atrás do irmão que ia orar por mim, mas, a minha maior decepção foi quando descobri que eu tinha uma vida de retidão maior do que essas pessoas! Jesus disse:
    Da mesma fonte não pode jorrar o doce e o amargo! A pessoa faz de tudo para não envergonhar o evangelho, pois, a unção pode ser transferida, mas, a santidade é uma decisão diária “VOU SERVIR O SENHOR!”
  • CHEIO DE FÉ
    Quando se fala em fé a nossa mente já está condicionada na fé para comprar carro, casa, etc. Mas, fé é ter confiança na obra salvadora de Cristo e querer mudança em nossa vida! O homem cheio do Espírito Santo vai exercitar essa fé.
  • CHEIO DA GRAÇA E PODER DE DEUS
    A igreja primitiva era cheia da Graça e Poder! A pessoa cheia da Graça não pode parecer com pittbull, pois, ser cristão não é ficar com a cara emburrada… O contrario de Graça é desgraça! O SENHOR colocou uma porção de alegria, Graça e Paz em você; a pessoa cheia da Graça tem alegria na vida! – Como você está meu irmão? Não está muito bom, mas, Jesus vai me dar vitória! O que Deus pode fazer por você? Deus pode fazer tudo por você! Nesta noite Deus vai derramar uma unção de Graça na sua vida!
  • UM HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO SANTO PERDOA
    O homem cheio do Espírito Santo perdoa o maior dos seus inimigos, pois, se a pessoa não consegue perdoar é porque não nasceu de novo! Quando me converti vi tantas coisas, mas, Deus disse: “Você precisa ver a minha Gloria!” Estevão viu os Céus abertos e tinha o mesmo manto e o mesmo Espírito que regia a vida de Jesus! Disse: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”.
     
     
    CONCLUSÃO
     
    Não podemos questionar quanto a abstinência de bebidas fortes, a necessidade de aproximar-mos de Deus leva-nos a afastar o mais longe possível de qualquer tipo de bebida afim de agradar àquele que nos alistou para o santo ministério.
    Sejamos pois cheios do Espírito e frutifiquemo-nos cada vez mais na Ceara do Senhor.
     
    Por: Mickel Souza Porto
     
    REFERÊNCIAS
     
    Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
    Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD
     

Nenhum comentário: