30 de abril de 2019

A Pia de Bronze: Lugar de Purificação

Parte inferior do formulário
TEXTO ÁUREO

'Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (Jo 15.3)

Verdade Prática

A Pia de Bronze é o símbolo do processo da santificação que Cristo realiza em nós através de seu sangue e da Palavra de Deus.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Ef 5.26: A Palavra como água purificadora
Terça - 1 Pe 1.22: A obediência à Palavra traz pureza
Quarta - Jo 3.5: Nascendo da "água" e do Espírito
Quinta - Hb 10.22: Apresentando-se a Deus, purificados
Sexta - 1 Jo 5.6: A Palavra viva encarnou
Sábado - At 2.38: Batismo: a confirmação da purificação

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 30.18-21; 40.30-32; 1 Coríntios 6.11; Efésios 5.26,27

HINOS SUGERIDOS: 129, 175, 360 da Harpa Cristã

Objetivo da lição.

O aluno entenderá que, se não houver pureza espiritual e moral, não haverá como entrar no reino dos céus.

                                                            Introdução

Entre o altar do holocausto e o santuário, estava a bacia de bronze cheia de água. Lá, os sacerdotes tinham de lavar as mãos e os pés antes de entrar no santuário (era um meio de purificação ). Esse era mais um ritual em forma pedagógica de Deus ensinar e preparar o Seu povo para compreender a realidade maior que se revelaria na manifestação histórica de Cristo.

É assim que devemos estudar e interpretar a figura da bacia de bronze, ou seja, como " .. .sombra dos bens vindouros" (Hb 10: 1). Mas quando analisamos os utensílios do tabernáculo, especialmente essa bacia, descobrimos algumas dificuldades. Ninguém sabe, por exemplo, que forma tinha, ou seu tamanho, todavia, sua mensagem é clara para todos: não pode haver verdadeira comunhão com Deus se a santidade pessoal não for diligentemente mantida. Um ponto importante a ser notado de início é que entre todos os sistemas religiosos existentes, o cristianismo é peculiar ao manter a pureza moral intrinsecamente ligada à adoração.  Na religião judaico-cristã, diferente de muitas outras, a moral tem caráter marcadamente religioso e cúltico.

A bacia, simbolicamente, aponta para a necessidade de se lavar para desfrutar da verdadeira comunhão com Deus. A idéia é que o homem não tem qualificações necessárias para comparecer diante do Senhor. Deus é radicalmente diferente dos seres humanos no aspecto moral. Os pecadores, no entanto, não foram deixados sem remédio. Os meios de tratar o pecado já foram providenciados.

Como introduzir o estudo

Faça a seus alunos perguntas assim:

1. O que vocês ensinaram a seus filhos sobre higiene?

2. Por que lavar as mãos antes das refeições?

3. Por que se deve lavar as mãos quando se vai ao banheiro?

4. Por que ter cuidado com a higiene dos alimentos? Pergunte a dois ou três alunos: o que significa limpar, lavar?

Fale que é exatamente sobre a limpeza de nossos corações e de nossas vidas que o estudo de hoje vai tratar.

I - OS ESPELHOS DAS MULHERES .

Qual a procedência do bronze para a bacia? Em Êx 38:8, lemos que a bacia foi feita dos espelhos das mulheres. Elas haviam dado os seus espelhos para a obra de Deus. Naquele tempo não existia vidro; os espelhos eram feitos de bronze. Elas deram os seus espelhos a Deus e Ele os fez fundir, fazendo desse material um objeto precioso para Sua Casa

• As mulheres deram os seus espelhos de bronze para a casa de Deus. E nós, o que estamos oferecendo ao Senhor Lembre-se: o que você dá a Deus, Ele transforma, purifica e usa para o Seu louvor e glória.

Desenvolvimento do estudo

Divida a classe em duplas. Fale que, pouco a pouco, você irá fazer perguntas, e que cada dupla terá dois minutos para discutir a questão. Terminado o tempo dado, você pedirá que duas duplas dêem suas respostas e, assim, sucessivamente.

1. As mulheres egípcias deram alguns bens às israelitas, e o que estas tinham deram a Deus. O que você acha dessa atitude: dar tudo o que tem?

2. O que você tem dado (que é seu mesmo) para Deus?

3. O que Deus faz com o que damos e que não é puro?

II - TODOS SOMOS SACERDOTES

No tempo do Antigo Testamento apenas o sacerdote podia entrar no santuário e ninguém mais. Para o israelita comum a bacia de bronze não tinha muita importância, visto que não lhe era permitido passar além do altar. Para nós, no entanto, para quem as promessas tipificadas no tabernáculo já se cumpriram, a história é diferente. Aos que aceitaram o sacrifício de Cristo, Deus não só os lavou de seus pecados como também os fez sacerdotes. Em Ap 1 :5,6, lemos que Jesus ama os Seus e fez deles sacerdotes para Deus, Seu Pai. Agora existe o sacerdócio universal de todos os crentes. Todo filho de Deus é também um sacerdote e como tal podemos acessar livremente o Santo dos Santos e deleitarmo-nos na comunhão com o nosso Deus.

1. Por que no tempo do Antigo Testamento somente o sacerdote podia ir à presença de Deus, no santuário?

2. Por que hoje todos nós podemos comparecer perante Deus?

3. Explique o sacerdócio universal dos crentes.

III - A ÁGUA PURA

A bacia de bronze estava cheia de água. Qual é o seu significado?

1. Ilustra cristo que limpa do pecado (Zc 13:1; Ap 1:4-6)

Por Deus ser santo e como os sacerdotes se contaminavam com freqüência, havia uma ordem rigorosa ditando que se lavassem na bacia de bronze, antes de prestar o serviço a Deus. Do contrário, estariam impuros, são aptos para cumprir suas obrigações diante do Senhor.

Assim é hoje em dia com cada ser humano. Todos se contaminaram com o pecado e necessitam ser lavados para poder se aproximar do Deus Santíssimo (Rm 3:23). O autor de Hebreus usa esse símbolo para evocar o ministério purificador de Jesus. Ele é aquele que pelo Seu sangue nos lavou dos nossos pecados. 

Aqueles, pois, que aceitam para si o sacrifício de Cristo estão limpos e estão incluídos no convite: " ... aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência e lavado o corpo com água pura" (Hb 10:22).

Prossiga com as perguntas.

1. É possível nos dias de hoje nos apresentar perante Deus, sem termos sido antes purificados? Por quê?

2. Como se dá a nossa purificação, hoje?

Depois de dois minutos de discussão, escolha outras duas duplas para apresentarem suas conclusões.

2. Representa o poder purificador da Palavra de Deus

O relacionamento entre a "lavagem" e a Palavra de Deus está explícito em Ef 5:26, o texto diz que Cristo purifica a igreja "por meio da lava[1em de á[1ua pela palavra". E em Jo 15:3 Jesus diz: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado".

Assim vemos que a santidade pessoal só pode proceder da ação da Palavra de Deus (5117:4; Jo 17:17). Desse modo, a Bíblia ocupa papel central na santificação, porque nas suas páginas, "Deus falou na sua santidade" (SI 60:6). A Bíblia é santa e só ela pode produzir homens e mulheres santos: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti"(SI119:11). Este é um dos versículos que autentica nossa confiança na capacidade das Sagradas Letras na santificação de quem as lê.

Dê prosseguimento ao sistema de perguntas.

1. Se a purificação vem através da Palavra de Deus, como, então, ela está acessível para todas as pessoas?

2. Por que não é possível haver esta purificação sem confiança na Palavra de Deus?

Proceda como anteriormente. Convoque dl!as duplas para apresentarem suas conclusões.

Mas de que forma a Bíblia nos ajuda em nossa pureza pessoal? O Dr. Russell Shedd, em seu livro Lei, Graça e Santificação, nos apresenta seis maneiras da Bíblia tratar nossa impureza pecaminosa. A Bíblia:

a. Identifica o pecado. Somente para a idéia geral de pecado, iniqüidade e transgressão, o texto sagrado oferece cerca de vinte vocábulos.

b. Revela o estado de todos os filhos de Adão, mortos em delitos e pecados (Ef 2:1,5).
c. Mostra quais são os pecados específicos. Note as listas de transgressões em Rm 1:28-32; 1 Co 5:9-13; GI 5:19-21; Ef 4:25; 5:12; CI 3:5-9; 2 Tm 3:1-13.

d. Torna claras as conseqüências do pecado: tristeza, remorso e, acima de tudo, a morte eterna (Rm 6:23)

e. Mostra que foi o pecado que colocou Jesus Cristo na cruz. Foi lá que a culpa do nosso pecado confessado e arrependido foi paga.

1. Revela Deus na santidade que. fie espera de todos os Seus filhos. O Espírito Santo, revelado na Palavra, nos convence do pecado e nos mostra o caminho para Deus.

Continue perguntando.

1. Como a Bíblia faz a identificação do pecado na vida da pessoa?

2. Por que todo homem, em todos os lugares e épocas, são transgressores e necessitam de purificação?

3. Como é possível, através da Palavra de Deus, identificar especificamente os pecados cometidos?

4. Quais as conseqüências do pecado na vida da pessoa?

5. Por que houve necessidade da cruz?

6. Como a Palavra de Deus nos mostra o caminho a seguir?

Para esta questão, você deverá dar mais tempo para as duplas discutirem, pois o conteúdo é bem maior.

CONCLUSÃO

A causa do enfraquecimento constante na carreira cristã pode ser a negligência no uso conveniente da água contida na bacia de bronze: a Palavra de Deus. Para exercermos o sacerdócio e mantermos comunhão ininterrupta com Deus, devemos purificar "mãos e pés" pelo uso da verdadeira "água", simbolizada pela água contida na Bacia de Bronze. Aquele que recorre continuamente à Palavra de Deus e a deixa falar ao seu coração e à sua consciência será mantido na atividade santa da vida divina.


Por: Isaias Silva de Jesus

Bibliografia

Livro O Tabernaculo Cristo, e o Cristão






Nenhum comentário: