Eleição e
Predestinação
Texto Áureo
“Como
também nos elegeu nele antes da fundação
do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o
beneplácito de sua vontade.” (Ef 1.4,5)
Verdade
Prática
Segundo
a sua presciência, Deus elegeu e predestinou para a salvação os que creriam e
perseverariam na fé em Cristo Jesus.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE = Efésios 1.4-12
INTRODUÇÃO
A
predestinação e a eleição é a escolha da parte de Deus de pessoas que a Bíblia
chama de um povo, os “meus eleitos e escolhidos”, para viverem a vida eterna e,
aqui na terra, desfrutarem das promessas do Senhor. É a escolha da parte de
Deus por sua única vontade.
Nós
sabemos que a predestinação e a eleição é assunto gerador de polêmicas no meio
da tradição da igreja. Mas o nosso ministério se sente com capacidade e
autoridade suficiente para continuar pregando e instando sem cessar em todo o
tempo e lugar. Nós somos obedientes ao chamamento e escolha que nos foram
feitos para pregar as verdades do evangelho.
A
eleição e a predestinação é o evangelho da absoluta soberania de Deus. É o
fundamento básico do cristianismo.
A
predestinação e a eleição começou antes da fundação do mundo. Não foi por merecimento
de alguém, nem por obras, nem por valores ou qualidades próprias, nem pela fé
pessoal ou pela excelência de vida que alguém tenha diante de Deus, mas por
desejo explícito de Deus, pelo beneplácito de sua vontade e, naturalmente, por
sua grande misericórdia.
Deus
predestina, Deus chama, justifica e glorifica quem Ele assim determinar. Aliás,
Ele já fez tudo com quem Ele quis. Desde antes da fundação do mundo foi assim.
Esta é, em síntese, a doutrina da predestinação.
ELEIÇÃO E
PREDESTINAÇÃO
Ef 1.4,5 “Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante de/cem caridade, e nos predestinou para filhos de adoção
por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
ELEIÇÃO. A escolha
por Deus daqueles que crêem em Cristo é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; = 9.6-26; =
11.5,7.28; = Cl 3.12; = 1 Ts 1.4; = 2 Ts 2.13; = Tt 1. I).
A
eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo
para si mesmo a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2 Ts 2.13).
Essa
eleição é urna expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que
recebem seu Filho Jesus (Jo 1.12). A
doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
(1) A eleição é
cristocôntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus
Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para’ a salvação (1.4; verv. 1, nota).
O
próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus.
A
respeito de Jesus, Deus declara: “Eis
aqui o meu servo, que escolhi” (Mt
12.18; cf. Is 42.1,6; 1 Pe 2.4).
Ninguém
é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.
(2) A eleição é
feita em Cristo, pelo seu sangue; “em quem [Cristo... pelo seu sangue’’ (1.7).
O
propósito de Deus, já antes da criação (1.4),
era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo
assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário,
para nos salvar dos nossos pecados (At
20.28; Rm 124-26).
(3) A eleição
em Cristo é em primeiro lugar coletiva, i,e., a eleição de um povo (1.4,5,7.9; 1 Pe 1:1; 2.9).
Os
eleitos são chamados “o seu [Cristo corpo”
(1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt
16.18), o “povo adquirido” por Deus (1
Pe 2.9) e a “noiva” de Cristo (Ap
21.9).
Logo
a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida
que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Rohcrt Shank, Eleci ii,
the Son (Eleitos no Filho).
E
uma eleição como a de Israel no AT (ver
Dt 29.1 8-21 nota; 2 Rs 21.14 nota;).
(4) A eleição
para a salvação e a santidade do corpo dc Cristo são inalteráveis. Mas
individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e
viva em Jesus Cristo, e da perseverança na união com Ele,
O
apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira:
(a) O propósito
eterno de Deus para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante
dele’ (1 .4).
Isso
se refere tanto ao perdão dos pecados (1
.7) como à santificação e santidade.
O
povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à
santificação e à santidade (ver Rei
8.14; GI 5.16-25).
O
apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus (ver 2.10; = 3.l4- 19; = 4.I-3,13,t4; =
5.1-18).
(b) O
cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: Cristo a
apresentará “a si mesmo igreja gloriosa.., santa e irrepreensível” (5.27).
(c) O
cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é
condicional. Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé.
A
Bíblia mostra isso claramente: Cristo irá “vos apresentar santos, e
irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes- fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).
(5) A eleição
para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1 Tm 24-6;= Tt 2.11; = Hb 29),
E
torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e
fé,ao aceitar o dom da salvação em Cristo (2.8;
3.17; cf. At 2O.21; = Rm 1: 16; = 4.16).
Mediante
a fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (a igreja) (1 Co 12.13),
E
assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto Deus quanto o homem têm responsabilidade
na eleição (ver Rm 8.29 nota; 2 Pe 1:
1-11).
A
PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e
se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição.
A
eleição é a escolha feita por Deus, “em Cristo”, de um povo para si mesmo (a
igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de Deus
(todos os crentes genuínos em Cristo).
(1) Deus
predestina seus eleitos a serem:
(a) chamados (Rm 830);
(b)
justificados (Rm 3.24; 8.30);
(c)
glorificados (Rm 8.30);
(d) conformados
à imagem do Filho (Rm 829);
(e) santos e
inculpáveis (1.4);
(f) adotados
como filhos (15);
(g) redimidos (17);
(h)
participantes de uma herança (1:14);
(i) para o
louvor da sua glória (1.12; 1 Pe 2.9);
(j)
participantes do Espírito Santo (1.13;
GI 3.14); e
(1) criados em
Cristo Jesus para boas obras (2:10).
(2) A
predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo
(ie., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste
corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (1.5,7,13;
cf At 238-41; 1631).
CONCLUSÃO
No
tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande
navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria
nau. Cristo é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse
navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecerem
no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém
abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A
predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem
nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante
Jesus Cristo.
Por:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal
Apontamento nosso
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