18 de abril de 2020

Eleição e Predestinação


Eleição e Predestinação

Texto Áureo

“Como também nos elegeu nele  antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Ef 1.4,5)

Verdade Prática

Segundo a sua presciência, Deus elegeu e predestinou para a salvação os que creriam e perseverariam na fé em Cristo Jesus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Efésios 1.4-12

INTRODUÇÃO

A predestinação e a eleição é a escolha da parte de Deus de pessoas que a Bíblia chama de um povo, os “meus eleitos e escolhidos”, para viverem a vida eterna e, aqui na terra, desfrutarem das promessas do Senhor. É a escolha da parte de Deus por sua única vontade.

Nós sabemos que a predestinação e a eleição é assunto gerador de polêmicas no meio da tradição da igreja. Mas o nosso ministério se sente com capacidade e autoridade suficiente para continuar pregando e instando sem cessar em todo o tempo e lugar. Nós somos obedientes ao chamamento e escolha que nos foram feitos para pregar as verdades do evangelho.
A eleição e a predestinação é o evangelho da absoluta soberania de Deus. É o fundamento básico do cristianismo.

A predestinação e a eleição começou antes da fundação do mundo. Não foi por merecimento de alguém, nem por obras, nem por valores ou qualidades próprias, nem pela fé pessoal ou pela excelência de vida que alguém tenha diante de Deus, mas por desejo explícito de Deus, pelo beneplácito de sua vontade e, naturalmente, por sua grande misericórdia.

Deus predestina, Deus chama, justifica e glorifica quem Ele assim determinar. Aliás, Ele já fez tudo com quem Ele quis. Desde antes da fundação do mundo foi assim. Esta é, em síntese, a doutrina da predestinação.

ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO

Ef 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante de/cem caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

ELEIÇÃO. A escolha por Deus daqueles que crêem em Cristo é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; = 9.6-26; = 11.5,7.28;  = Cl 3.12; = 1 Ts 1.4; =               2 Ts 2.13; = Tt 1. I). 

A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2 Ts 2.13).
 
Essa eleição é urna expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho Jesus (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:

(1) A eleição é cristocôntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para’ a salvação (1.4; verv. 1, nota).
O próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus.

A respeito de Jesus, Deus declara:  “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1,6; 1 Pe 2.4).

Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.

(2) A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue; “em quem [Cristo... pelo seu sangue’’ (1.7).
O propósito de Deus, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 124-26).

(3) A eleição em Cristo é em primeiro lugar coletiva, i,e., a eleição de um povo (1.4,5,7.9; 1 Pe 1:1; 2.9).

Os eleitos são chamados “o seu [Cristo corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por Deus (1 Pe 2.9) e a “noiva” de Cristo (Ap 21.9).

Logo a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Rohcrt Shank, Eleci ii, the Son (Eleitos no Filho). 

E uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.1 8-21 nota; 2 Rs 21.14 nota;).

(4) A eleição para a salvação e a santidade do corpo dc Cristo são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em Jesus Cristo, e da perseverança na união com Ele,
O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira:

(a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele’ (1 .4).

Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1 .7) como à santificação e santidade.
O povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à santificação e à santidade (ver Rei 8.14; GI 5.16-25).

O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus (ver 2.10; = 3.l4- 19; = 4.I-3,13,t4; = 5.1-18). 

(b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: Cristo a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa.., santa e irrepreensível” (5.27).
 
(c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé.

A Bíblia mostra isso claramente: Cristo irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes- fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).

(5) A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1 Tm 24-6;= Tt 2.11; = Hb 29),
 
E torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé,ao aceitar o dom da salvação em Cristo (2.8; 3.17; cf. At 2O.21; = Rm 1: 16; = 4.16). 

Mediante a fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (a igreja) (1 Co 12.13),
E assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto Deus quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29 nota; 2 Pe 1: 1-11).

A PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição.

A eleição é a escolha feita por Deus, “em Cristo”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de Deus (todos os crentes genuínos em Cristo).

(1) Deus predestina seus eleitos a serem:
(a) chamados (Rm 830);
(b) justificados (Rm 3.24; 8.30);
(c) glorificados (Rm 8.30);
(d) conformados à imagem do Filho (Rm 829);
(e) santos e inculpáveis (1.4);
(f) adotados como filhos (15);
(g) redimidos (17);
(h) participantes de uma herança (1:14);
(i) para o louvor da sua glória (1.12; 1 Pe 2.9);
(j) participantes do Espírito Santo (1.13; GI 3.14); e

(1) criados em Cristo Jesus para boas obras (2:10).

(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo (ie., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (1.5,7,13; cf At 238-41; 1631).

CONCLUSÃO

No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. Cristo é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo.

Por:- Evangelista Isaias Silva de Jesus


Bibliografia

Bíblia de Estudo Pentecostal
Apontamento nosso



Nenhum comentário: