17 de janeiro de 2019

A Natureza dos Demônios Agentes da Maldade no Mundo Espiritual

A Natureza dos Demônios Agentes da Maldade no Mundo Espiritual

TEXTO ÁUREO

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Ap 12.9).  
             
VERDADE PRÁTICA

Os Demônios são os anjos que se rebelaram contra Deus  seguindo o seu maioral, Satanás.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Apocalipse 12.7-10

INTRODUÇÃO

Quanto aos anjos, Deus os criou em número incontável, milhões de milhões e milhares de milhares (Ap 5.11). Tanto quanto é insondável o Universo, assim é o número dos anjos criados pelo Todo-Poderoso. Hostes angelicais em classes especiais de serviços ao Criador foram espalhadas pelo Universo. A terra, um dos pequenos mundos da Criação divina, foi alvo do interesse de Deus. Para ela, anjos foram designados, a partir da criatura mais bela e perfeita de toda a Criação, o anjo Lúcifer, o querubim ungido (Ez 28.14,16). 

Esse, entretanto, no exercício do seu livre-arbítrio e pelo orgulho de sua alta posição nas hostes angelicais, decidiu presunçosa- mente tomar o lugar do Criador para ser adorado e glorificado (Is 14.13,14). Sendo impossível alcançar o seu intento, Lúcifer perverteu um grande número de anjos sublevando-os contra o Criador (Jd 6; Ap 12.3,4). Satanás e esses anjos rebelados foram precipitados da presença de Deus e de sua habitação original (Jd 6).

1. ANJOS CAÍDOS

Na rebelião promovida por Lúcifer, ele arrastou consigo uma grande multidão de seres angelicais (Mt 25.41; Ap 12.4), e depois organizou sua própria corte de anjos caídos, distinguindo-os em “principados, potestades e príncipes das trevas e hostes espirituais” (Ef 6.12). 

Esses são os que estão sob a liderança de seu chefe principal, Satanás, o único que recebe menção específica na Bíblia. A ele são atribuídos a liderança e os títulos que o identificam como “Belzebu”, príncipe dos demônios “(Mt 12.24)”, diabo e seus anjos (Mt 25.41), “o dragão e seus anjos” (Ap 12.7).

Esses anjos são “espíritos malignos” em relativa liberdade que estão sujeitos ao domínio de Satanás (Mt 12.26). Eles são tão numerosos e atuantes que chegam a dar idéia de onipresença.
Por serem espirituais, esses seres possuem um poder de locomoção ultra rápido e dão a entender, com isto, que estão em todo lugar ao mesmo tempo. Entretanto, é apenas o número deles que é incontável. -‘

II. QUEM SÃO ESSES ANJOS CAÍDOS

Os anjos caídos receberam um nome que se tornou popular, tanto na linguagem bíblica como na secular, que é a palavra “demônio”. Para compreendermos de fato, quem são e o que fazem os demônios, devemos conhecer o caráter desses espíritos maus, pelo testemunho das Escrituras, deixando de lado toda a superstição e imaginações.

I: A natureza espiritual dos demônios. Indiscutivelmente, o melhor testemunho acerca da natureza dos demônios está nos Evangelhos. O ministério terrestre de Jesus exposto nas páginas dos Evangelhos é a maior demonstração da presença e realidade dos demônios (Mt 8.16; Lc 10.17). Esses demônios são identificados como sendo “espíritos imundos” (Mc 9.25). Lucas relata que algumas mulheres foram curadas de “espíritos maus” (Lc 8.2).

Portanto, os demônios são espíritos (Lc 10.17,20), como os anjos de Deus, também, são espíritos (Hb 1.13,14).

2. A natureza intelectual dos demônios. Existe a crença de que os demônios não possuem intelecto e por isso não pensam, nem raciocinam, e, sendo assim, eles agem como os animais irracionais que obedecem aos seus instintos. Entretanto, esse conceito é desprovido de base e inconcebível, pois todos os anjos criados por Deus foram dotados de inteligência sobre-humana. Até Platão, filósofo grego, considerou a etimologia da palavra DAIMON como advinda de um adjetivo que significa “conhecedor” ou “inteligente”. 

Ora, não seria necessário buscar argumento comprovador fora das Escrituras, pois elas enfatizam a inteligência dos demônios quando afirmam que os mesmos conhecem a Jesus (Mc 1.24), se inclinam perante Ele e falam dele como o “Filho do Deus Altíssimo” (Mc 5.6,7), negam o conhecimento da morte vicária de Cristo (1 J° 4.1-3), distinguem entre os selados de Deus e os não selados (Ap 9.4) e estão conscientes de sua inevitável condenação futura (Mt 8.29). A Bíblia afirma que os demônios crêem e estremecem (Tg 2.19).

3. A natureza moral dos demônios. Haverá algum princípio de moral nos demônios? Há um fato que devemos analisar. Os demônios, em seu estado original, antes da queda, foram criados santos e para o serviço de Deus. Eles não foram criados propensos ao pecado, nem foram criados para o mal. Porém, por seu livre-arbítrio, rejeitaram a luz e, conscientemente, preferiram seguir a Satanás. Conseqüentemente tornaram-se inimigos de Deus e da Sua obra.
Como anjos decaídos, a Bíblia atesta a total depravação e baixeza moral deles pelas suas obras más produzidas no mundo dos homens. Sua decadência moral pode ser identificada na Bíblia pelo constante emprego do epíteto “espíritos imundos” que se aplica a eles (Mt 10.1; Mc 1.27; 3.11; Lc 4.36; AI. 8.7; Ap 16.13).

III. O QUE FAZEM OS DEMÓNIOS

Eis algumas das obras dos demônios em relação a Deus e aos homens

1. Os demônios se opõem a Deus. Satanás e seus demônios odeiam a humanidade e por isso querem destruí-la ou jogá-la contra o Criador. Portanto, Satanás é o oponente, em primeiro lugar, de Deus e, em segundo lugar, do homem (Zc 3.1; 1 Pe 5.8). O termo “diabo” significa “acusador”, por isso diz a Bíblia que ele procura incessantemente acusar os homens diante de Deus (Já 1.9,11; 2.4,5; Ap 12.10), e acusar a Deus diante dos homens (Gn 3.1-5). A apostasia original surgiu da oposição contra a vontade Divina (Is 14.13,14) -s—

2. Os demônios oprimem as pessoas. O Diabo Oprime também a mente através de imaginações fantasiosas de pecado, ou de doenças emocionais e físicas. Na Bíblia temos o exemplo de Já, ferido com tumores malignos. Isto não significa que Jó tenha ficado endemoninhado (Jó 2.7).

3. Os demônios podem tomar posse de pessoas. No grego a expressão DAIMONIZOMAI implica em estar sob o controle de um espírito mau. A possessão demoníaca é aquela em que a personalidade de uma pessoa é invadida, o corpo é habitado e o demônio tem o controle total da pessoa, seu espírito, alma e corpo. Até mesmo a aparência física da pessoa possessa pode ser afetada. Atitudes irracionais são assumidas de modo assustador. 

Temos um exemplo do pai aflito que trouxe seu filho que tinha um espírito mudo (Mc 9.17-27), e esse espírito quando se manifestava no rapaz o fazia espumar pela boca, ranger os dentes, e agitar se com violência. Mas Jesus o repreendeu e ordenou-lhe que saísse e não mais voltasse. Normalmente, a pessoa possuída por demônios não tem controle de sua própria mente, daí ser impossível falar com ela.

A fala deve ser dirigida ao espírito imundo que a possui e que está em pleno controle da mente e da voz da pessoa possessa. Há casos em que em uma só pessoa habitam e dominam muitos espíritos imundos. Certa feita Jesus encontrou-se com um homem endemoninhado na terra dos gadarenos. Este homem era violentamente possuído por uma legião de demônios, que o agitavam e o faziam andar entre os sepulcros, não tendo casa para morar. 

Quando Jesus aproximou-se do endemoninhado, os demônios mais uma vez se agitaram e um deles falou pelos outros espíritos (Lc 8.27-34), mas Jesus ordenou-lhes que saíssem e deixassem em paz aquela vida.

IV. A AUTORIDADE SOBRE OS DEMÓNIOS

A fonte da autoridade espiritual sobre todo o mal é revelada na Bíblia Sagrada, O crer e o viver em Crista dão ao crente o poder necessário, pelo Espírito Santo, para ter vitória sobre o mal. A manifestação do mal procede do Diabo e seus anjos, e, portanto, não temos que temer o seu ataque. Devemos, sim, tomar posse da autoridade outorgada por Cristo para resistir o mal, repreender e expelir os demônios. O poder de Jesus Cristo é maior do que o poder do Diabo e seus anjos.

1. Que fazer para ter autoridade sobre os demônios? Creia que Jesus é Salvador e Vencedor sobre o sistema satânico. Veja o que diz o texto de Marcos 16.17: “Estes sinais, seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios”.

2. Tome posse da autoridade sobre os poderes do mal. Em Lucas 9.1, Jesus convocou os 12 discípulos e lhes deu poder e autoridade sobre os demônios. Posteriormente Jesus repetiu a mesma ação sobre os 70 discípulos, os quais saíram e voltaram regozijando-se, porque os demônios se lhes submetiam no nome de Jesus (Lc 10.1,17). 

Há um caso negativo exemplificado nos Atos dos Apóstolos, acerca de alguns jovens que, curiosamente, vendo os sinais e as libertações feitas pelo ministério de Paulo, resolveram expelir demônios de um certo homem. Como não haviam crido, nem recebido poder e autoridade para tal, o endemoninhado saltou para cima deles e os deixou feridos, nus e envergonhados (At 19.11-17). Essa autoridade e poder Jesus outorgam aos que lhe ser vem.

3. É preciso usar as armas corretas para a expulsão de demônios. A principal delas é o “nome de Jesus”, as demais podem ser vistas em Ef 6.10-18. Disse o próprio Jesus: “Em meu nome expulsarão os demônios” (Mc 16.17). Portanto, “a autoridade do nome de Jesus sobre os demônios” revela a sua superioridade acima de todos os nomes. No seu nome está o “Deus Forte” que Ele é (Is 9.6). 

Nos Atos dos Apóstolos há o caso de uma jovem que tinha o “espírito de adivinhação” e, por algum tempo, perturbava as pregações de Paulo na cidade de Filipos. Chegou ao ponto de Paulo sentir-se incomodado e repreender o espírito perturbador, dizendo: “Em nome de Jesus Crista eu te mando que saias dela”• (At 16.17,18). Ora, os demônios sabem e conhecem a autoridade superior do nome de Jesus Crista, por isso, o temem e estremecem ao ouvi-lo.

Eles são impotentes para resistir ao impacto do poder do nome de Jesus quando é pronunciado. Não é o som do nome de Jesus que os demônios temem, mas a autoridade desse nome. Também, de nada servirá pronunciar o nome de Jesus por quem não crê em Jesus. Ora, o poder do nome de Jesus é manifesto por aquele que crê nesse nome, pois a Palavra diz: “Estes sinais seguirão aos que crerem” (Mc 16.17).

Por:- Evangelista Isaias Silva de Jesus 

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1988  - CPAD



Nenhum comentário: