2 de março de 2010

A AUTORIDADE DO APOSTOLADO DE PAULO

(2 Co 10)

Apesar do regozijo de Paulo com a atitude de muitos de Corinto, ainda havia alguns que duvidavam da sua autoridade apostólica. Paulo os chama de “falsos apóstolos” (11.13). Ele não usa de meio—termo, e assim os desmascara, revelando o que de fato são: falsos apóstolos, inimigos do Evangelho, mensageiros satânicos que destroem a obra de Deus. Destarte Paulo, nesta altura da carta, os encara de frente e responde às suas acusações. As acusações destes contra Paulo eram: Paulo só é humilde quando fala face a face, mas ousado quando está ausente; suas cartas são enérgicas, mas sua presença e sua pregação são fracas; emprega meios humanos para promover a sua causa; não tem recomendação de Jerusalém. Neste capítulo, Paulo responde estas suas acusações e defende, não apenas a si mesmo, mas também sua autoridade apostólica, juntamente com a mensagem do Evangelho que prega.

Seguindo o Exemplo de Cristo (vv.1,2)

Paulo foi acusado de ser manso e humilde somente quando na presença dos coríntios. Disseram seus oponentes tratar-se de medo e covardia. Pelo contrário, disse Paulo, estava simplesmente seguindo o exemplo de Cristo em tratá-los com a “mansidão e benignidade de Cristo”.

Empregando Armas Espirituais (vv.3-6)

O apóstolo, embora seja um homem comum, não emprega planos e métodos humanos para ganhar suas batalhas. As batalhas por ele travadas estão no plano espiritual. Por isso suas armas são eficazes, pois têm poder divino. São armas poderosas para destruir as fortalezas de Satanás; armas divinas que abatem argumentos, orgulho e auto-suficiência.

Paulo considera seu esforço na conquista de almas para Cristo, como um tipo de guerra espiritual contra Satanás, filosofias mundanas e falsos mestres. Vemos o aspecto tanto negativo quanto positivo nesta luta: a derrota de todos quantos se opõem a Deus, e a sujeição dos inimigos de Cristo.

Não Julgando Pelas Aparências (vv.7-10)

Diziam em Corinto que Paulo era fraco porque sua presença não impressionava e sua pregação era fraca. Por isso, Paulo não poderia ser um apóstolo verdadeiro.

Paulo lembra aos coríntios que devem olhar para além da aparência do homem exterior. Ele tem muita autoridade apostólica, mas, autoridade para ajudá-los e edificá-los. Quanto aos seus oponentes, Paulo os trataria de maneira diferente.

Deixando Que Deus Faça a Nossa Recomendação (vv.12.-18)

Os falsos mestres recomendavam-se a si mesmos. Paulo, porém, evitava fazer isto. Ele afirma que o Senhor mesmo o “recomendou” através da sua aceitação pela igreja de Corinto, fruto do seu ministério (vv.13,14). Ao contrário dos seus oponentes, Paulo se propõe a não semear em campo alheio, preferindo campos onde ninguém semeou antes. Assim agindo, Paulo mostra preferir o louvor do Senhor que o comissionou, não se preocupando com o que os homens pudessem pensar dele (vv.15,16).

Algumas Lições Importantes

1. A aparência física e sua influência. O valor e o caráter do homem não devem ser julgados por sua aparência. Só por ter boa aparência e magnetismo pessoal para atrair o povo, não quer dizer que tal pessoa seja um autêntico homem de Deus.

2. A obra duradoura no reino de Deus será feita através de armas espirituais. A sinceridade, a oração, o sacrifício, a Palavra de Deus, são os meios que Deus usa para promover a Sua obra.

3. Não se preocupe com a popularidade da parte dos homens. Um dia Deus julgará o trabalho fiel do crente e o exaltará. Viva para Ele e para Sua honra, procurando ser como Ele em todo o seu viver e em todo o seu ministério.

4. Devemos, na prática, ser a mesma pessoa que somos quando pregamos ou escrevemos. Senão, estamos desempenhando o papel de hipócritas.

5. Devemos ter cuidado ao julgar o trabalho iniciado por outro obreiro, e que nós passamos a dar continuidade. É tão difícil julgar corretamente! Onde estávamos quando foi começada a obra? Por que Deus não nos chamou, ou outras pessoas do nosso tipo para começar o trabalho?

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

EETAD - Epístolas Paulinas III - 1 e 2 Coríntios

Nenhum comentário: